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19/12/2014
Roupas Lideram a Intenção de compras neste natal, aponta pesquisa do MESEEMS


Uma pesquisa com 2.882 pessoas de todas as regiões do País, na semana que antecede o Natal, aponta a intenção de compras dos brasileiros para a data comemorativa.Entre os presentes mais populares, as roupas lideram com 60% da intenção de compra dos respondentes, seguidos de cosméticos e perfumes (34%), brinquedos (33%) e acessórios – carteiras, cintos e bolsas – (32%). Eletrônicos em geral aparecem em 19% das menções.

Realizado pelo MeSeems, empresa de pesquisas web-mobile, o levantamento identificou que 80% dos respondentes pretendem presentear alguém na ocasião. Os pais lideram a lista com 61% da intenção, seguidos de namorado(a) (39%), marido/esposa (32%), irmãos (30%) e filhos (26%). Cerca de 29% responderam que irão presentar a si próprio.

Para os que não pretendem dar presentes de Natal (20%), a justificativa para 51% é a falta de dinheiro, 32% disseram estar economizando, enquanto que 18% não comemoram a data e 13% não gostam de dar presentes.

Segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores (75%) devem fazer suas compras em shopping centers, seguido de comércio eletrônico, com 47%, e lojas de rua, com 42%. Aproximadamente 8% irão procurar seus produtos em camelôs.

Em relação ao quanto pretendem gastar, 34% disseram entre R$ 101 e R$ 300, 21% estimam até R$ 100 e 20% entre R$ 301 e R$ 500. Cerca de 11% pretendem desembolsar mais que R$ 900.

Quanto às formas de pagamento, numa questão de múltipla escolha, a grande maioria dos consumidores (71%) pagará suas compras à vista. Em seguida aparece o cartão de crédito, com 54%. Somente 2% dos entrevistados utilizará cheques, boletos ou outra forma para pagar suas compras.

Do total dos entrevistados, 85% têm entre 18 anos e 40 anos de idade e, do total de respondentes, 56% são homens e 44% mulheres.





18/12/2014
Antarctica cria latas comemorativas para o réveillon do Rio.


A Antarctica criou quatro latas comemorativas para a virada do ano no Rio de Janeiro. A marca é a patrocinadora oficial do réveillon carioca. Com estampas diferentes, cada uma delas traz um desejo para 2015: amor, dinheiro, esperança e uma Boa gelada. A cerveja também homenageia os 450 anos da cidade, com o logotipo criado para o aniversário estampado no produto.

As latas comemorativas chegam ao mercado na segunda quinzena de dezembro, na versão 350ml, e podem ser encontradas nos principais pontos de vendas do Rio de Janeiro. A marca também estará presente no Carnaval do Rio na Sapucaí. O tradicional Camarote da Brahma foi substituído pelo da marca azul da Ambev.





18/12/2014
Preso com Deborah Secco no elevador.


Alguém se candidata?

Diferente do que normalmente acontece em qualquer pré-produção de filme, a produção dispensou casting publicitário e convidou “pessoas normais” para fazer parte do elenco. Os candidatos participaram de provas, entrevistas e testes inusitados como pular vendado sem saber onde cairia (obviamente um colchão inflável os aguardava).

Pré-selecionados foram convidados para uma rodada final em um bar sem saber o que os aguardava. O eleito foi aquele que primeiro apertou o botão do ON – dispositivo instalado no balcão – e metáfora para traduzir o conceito que permeia toda a comunicação de Skol em 2015: a vida faz convites o tempo todo e só quem não perde oportunidades poderá vive-la intensamente.

A partir daí o vencedor Caio Miranda teve provavelmente uma das maiores aventuras da sua vida com direito a participação especial do boxeador Mike Tyson e da atriz Deborah Secco.

Na televisão serão quatro episódios, cada um com 30 segundos de duração, sendo que o 1º entrou ontem (14). Na internet toda a experiência vivida por Caio Miranda será contada em 4 minutos, revelando detalhes de como, por exemplo, foi ficar preso no elevador com Deborah Secco, dar de cara e interagir com o boxeador Mike Tyson e pular de paraquedas caindo direto em uma festa em alto mar.






17/12/2014
Super Mario Bros se despede do McLanche Feliz.


Após uma temporada inesquecível, os personagens do Super Mario Bros. despedem-se do McLanche Feliz.

A campanha que levou ao público Mario, Luigi, Princesa Peach, Yoshi, Toad, Supercogumelo e Donkey Kong entrou para a história do McLanche Feliz, sendo a segunda maior em vendas no Brasil. Prova do imenso sucesso é que o estoque de brinquedos – 50% maior do que a média das demais campanhas de 2014 – foi vendido em apenas duas semanas, quase a metade do tempo previsto.

Nas redes sociais, a parceria entre o McDonald’s e a Nintendo deu muito o que falar, literalmente! Foram quase 56 milhões de impactos potenciais e mais de 1 milhão de interações. Só no Twitter foram mais de duas mil menções com a hashtag #SuperMarioNoMcDonalds.

E em menos de um mês, o Instagram do McDonalds ganhou cerca de 10 mil novos seguidores.

Além disso, só em novembro, foi registrado um aumento de 800% de citações ao McLanche Feliz no Twitter.





17/12/2014
MSC Cruzeiros agora tem spas a bordo de seus navios


Além de desfrutar de muita diversão e uma ampla infraestrutura de lazer, os brasileiros poderão aproveitar seus dias de férias nessa temporada para descansar e fazer uma série de tratamentos no MSC Aurea SPA, estrutura completa de relaxamento e cuidados com o corpo e mente oferecida pela MSC Cruzeiros. De acordo com a empresa, esse espaço diferenciado estará disponível para os hóspedes que navegarem a bordo do MSC Preziosa, MSC Lirica e MSC Poesia. São inúmeros os serviços oferecidos nesse ambiente, que vão desde cama de sal do Himalaia, até tratamentos de beleza exclusivos feitos com metais preciosos.

“A MSC Cruzeiros tem como objetivo oferecer uma experiência única para seu hóspede durante a viagem. Para isso, o MSC Aurea SPA reúne as principais tendências e novidades do mercado, com profissionais especializados e ambientes altamente relaxantes e agradáveis, proporcionando ao cruzeirista desfrutar de uma experiência realmente completa”, salienta o diretor Comercial e de Marketing da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli.

Para que o hóspede sinta-se realmente na terra das massagens, os experientes profissionais do MSC Aurea SPA são originários de Bali, famosa pelas técnicas mais conhecidas do mundo. Os serviços são oferecidos individualmente ou em pacotes, de acordo com o interesse do viajante. Os cruzeiristas que optaram pela experiência Aurea em sua viagem contam com acesso privilegiado ao espaço, além de receberem um tratamento exclusivo de boas vindas e uma massagem.

Para cuidar ainda melhor do corpo, os navios também dispõem de uma academia completa, com vista para o mar, inclusive com a opção de contar com a consultoria de um personal trainer para acompanhar seus movimentos durante os exercícios.

Ao visitar o litoral do nordeste ou nos minicruzeiros realizados pelo moderno MSC Preziosa, os hóspedes terão a sua disposição 1.700 m² dedicados ao relaxamento, com toques orientais e uma esplêndida vista para o mar. O cruzeirista já entrará no clima logo na recepção, com um cardápio especial de sucos e vitaminas energizantes baseados na cromoterapia dos alimentos. O SPA conta ainda com inúmeras salas de tratamento, como talassoterapia, além de vários tipos de massagens relaxantes, como com pedras vulcânicas, sais do Himalaia, conchas ou velas, além de tratamentos faciais e corporais com metais preciosos.
O estreante MSC Poesia, que levará os cruzeiristas para conhecerem os encantos dos vizinhos Argentina e Uruguai, oferecerá uma gama de tratamentos faciais e corporais incríveis. Entre as opções estão a reflexologia, manicure, pedicure, salão de beleza, além de elegantes saunas masculinas e femininas. As massagens incluem uma ampla variedade, que engloba desde o uso de ervas, velas, sais, conchas e pedras.

O público do Rio de Janeiro que embarcará no MSC Lirica para minicruzeiros e viagens pelas praias tropicais e do nordeste do Brasil também terá a sua disposição serviços de beleza como cuidados para o cabelo, manicure, pedicure, além, é claro, de uma série de opções de massagens balinesas. O espaço termal também atrairá a atenção dos viajantes, que terão à sua disposição banho turco e sauna, além de uma área de relaxamento.




17/12/2014
Já não se recusa tanto a primeira oferta salarial da empresa.


O número de profissionais brasileiros que recusaram a primeira proposta salarial oferecida pela empresa diminuiu no último ano, segundo a nova Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, que traça um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos profissionais. Se em 2013 26,4% dos entrevistados não aceitou a primeira oferta, em 2014 esse número caiu para 24,4%.

Analisando os números por perfis profissionais, notamos que se o candidato já teve mais que 1 emprego, o número de recusas da primeira oferta salarial sobe para 26,2%, já para quem está recebendo proposta para seu 1º emprego, o número é de 7,2%. Olhando o recorte por idade, a linha geral mostra que quanto mais experiente, maior a chance de recusa. “Os números mostram uma tendência natural, já que profissionais mais experientes, com maior bagagem profissional, costumam ter mais argumentos durante uma negociação salarial”, analisa Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

Outro aspecto que pesa a favor do profissional na hora de negociar salário é o nível hierárquico. O levantamento mostra que a negociação salarial é maior nos cargos mais altos, sendo que quase metade (43,3%) dos gerentes não aceita a 1ª proposta salarial. Já pelo vínculo empregatício, 29,4% dos empregados não aceitam a primeira proposta. A recusa diminui para os desempregados e representa 20,1% dos respondentes.




16/12/2014
66,8% dos profissionais brasileiros valorizam mais o plano de carreira na hora da oferta de emprego.


A perspectiva de crescimento dentro de uma empresa é o fator que mais motiva um profissional brasileiro na hora de aceitar uma oferta de emprego, segundo a nova Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, que traça um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos profissionais. Esses números são referentes aos profissionais que já estão empregados. No caso dos desempregados, o fator de maior motivação é o mesmo, porém, o número cai para 62,3%.

Salário atrativo é o segundo item de maior valor para os empregados, enquanto que para os desempregados é a possibilidade de fazer o que gosta. A possibilidade de melhorar a qualidade de vida é o terceiro fator de maior relevância para ambos.




16/12/2014
Internautas consomem mais conteúdos gratuitos do que pagos.


Os conteúdos disponibilizados gratuitamente na internet estão no topo da preferência dos brasileiros que acessam a web, seja no computador de casa ou do trabalho, smartphones ou tablets. É o que a aponta a 26ª edição da Internet Pop, pesquisa realizada pelo IBOPE Media com o objetivo de mapear os hábitos de consumo da internet em 13 importantes mercados do país.
A pesquisa constatou, por exemplo, que 86% dos internautas que costumam assistir vídeos pela internet utilizam apenas serviços gratuitos. Da mesma forma, 75% das pessoas que têm o hábito de instalar aplicativos em seus celulares e tablets dizem adquirir apenas aqueles com custo zero.
O levantamento indicou ainda que 70% dos brasileiros já possuem algum tipo de acesso à internet, sendo que 38% não conseguem ficar mais do que algumas horas sem checar suas redes sociais. Além disso, 67% daqueles que acessam a internet por meio de um computador de casa costumam navegar habitualmente nessas plataformas de relacionamento. No trabalho, esse uso é de 33%.

Outro dado interessante da nova onda da Internet Pop, do IBOPE Media, revela que o acesso à internet via outros dispositivos, exceto computador, cresceu em relação ao último ano e totalizou 53%. Foi observado também que a posse de tablets, duplicou de 2013 para 2014.  A conexão wi-fi no smartphone/tablet é a preferida por 59% dos que usam 3G/4G e wi-fi nos seus aparelhos.  Já entre aqueles que utilizam a web em casa, 93% têm banda larga e 72% possuem acesso wi-fi.

“Por meio do estudo Internet Pop, conseguimos analisar não só a evolução do acesso à internet e seu impacto no cenário midiático, como também compreender o comportamento dos seus usuários e oferecer informações estratégicas que apoiem a tomada de decisão”, afirma Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights.

Para realizar a pesquisa, o IBOPE Media entrevistou 18.541 pessoas, de ambos os sexos, com 10 ou mais anos, das classes ABCDE e residentes nas regiões metropolitanas do Brasil – Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.




16/12/2014
Volkswagen é a montadora mais lembrada pelos brasileiros nas redes sociais.


Pesquisa elaborada pelo AirStrip, que é especializada em pesquisa de redes sociais, analisou posts no Facebook, Instagram e Twitter, identificando mais de 4 milhões de registros sobre automóveis entre os usuários brasileiros destas três redes.

De acordo com o estudo, a marca mais lembrada foi a Volkswagen, com 892 mil posts – seguida por Chevrolet (601 mil) e FIAT (488 mil). As pessoas também utilizam bastante os sites de relacionamento para comprar e vender carros. Nesse sentido, a marca mais relacionada é Chevrolet.

Muitos usuários também usam as redes sociais para compartilhar notícias sobre acidentes automobilísticos, principalmente no Facebook. No total, mais de 51 mil posts foram sobre o assunto.




16/12/2014
Samsung é eleita a empresa de Eletroeletrônicos e Telefonia Celular que mais respeita o consumidor.


A Samsung foi considerada como uma das empresas que mais respeitam o consumidor brasileiro. A escolha foi feita por meio da pesquisa realizada pela revista Consumidor Moderno com a Shopper Experience, que faz parte do grupo especializado em pesquisas HSR.

Para chegar ao resultado, foram entrevistados cerca de 1.700 consumidores que avaliaram os seguintes atributos relativos à empresa: produtos de boa qualidade, funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis nos contatos com o cliente (em qualquer ponto de atendimento) e serviços de qualidade. A partir dos resultados, a Samsung foi eleita vencedora em duas categorias: Eletroeletrônicos e Telefonia Celular, com notas médias de 8,35 e 8,28, respectivamente.

A Samsung conta com diversas ferramentas para que o contato com seus consumidores seja feito. Além dos tradicionais canais como o telefone, email e chat, a Empresa utiliza de suas redes sociais e, para isso, conta com profissionais altamente treinados para atender às solicitações referentes de todo o portfolio da empresa. Só no call center são cerca de 700 pessoas que fazem esse trabalho, além dos 750 pontos de atendimento em todos os estados do Brasil.




12/12/2014
Pizza entregue nas casas por um drone?


Olha o desemprego aí.

Uma pizzaria de Santo André está fazendo testes e entregando pizzas através de um drone.

Nessa fase de experimentação, um robô de aproximadamente 500 gramas decolou do restaurante com uma pizza pepperoni para levá-la até a cobertura de um apartamento bem próximo. Com uma câmera instalada no aparelho, o controlador conseguiu visualizar e comandar o trajeto, a altura, o momento em que o cliente retira o pedido e o retorno do aparelho à loja.

A ação utilizou um modelo pequeno da marca DJI, com capacidade para percorrer um raio de 1,5 km de distância a 40 km/h.

Por falta de regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e infraestrutura nas cidades com segurança o drone ainda ganha pouca adesão. No Exterior, já existem relatos de entrega de pizza e até cerveja por meio de aviões pequenos não triplulados no Reino Unido.





11/12/2014
12% é o aumento de faturamento da TV aberta para 2014.


O ano nem acabou, mas as emissoras de TV aberta já comemoram o ótimo desempenho do setor em 2014. Segundo Walter Zagari, vice-presidente comercial da Rede Record, a emissora fechará o ano com um crescimento significativo. “Apesar de não termos sido detentores dos direitos de transmissão da Copa do Mundo, conseguimos absorver uma parcela bastante considerável do volume investido no período, contribuindo para esse resultado positivo.” Ele afirma que a emissora desenvolveu uma estratégia de programação voltada ao público que não é aficionado por futebol: “o resultado de vendas foi além do esperado, transformando uma situação de ameaça, que era a não transmissão da Copa, em uma situação de oportunidades e de sucesso comercial”.

De acordo com o executivo, durante o ano, a Record também ofereceu ao telespectador uma programação heterogênea com atrações para todos os públicos e capaz de absorver a verba publicitária dos mais variados segmentos da economia.

Para Zagari, como segunda emissora do país em audiência e em faturamento, a Record sempre se manteve bastante presente junto aos seus diferentes públicos: telespectador, anunciante e imprensa. “Desenvolvemos várias ações durante o ano, gerando retornos extremamente positivos para a emissora do ponto de vista institucional e financeiro.”

O executivo afirmou que, de uma forma geral, o mercado de TV aberta como um todo teve um ano positivo. “O setor deve fechar 2014 com crescimento aproximado de 12% em relação a 2013”. Segundo ele, foi um aumento importante, ainda mais em se tratando de um ano eleitoral. “Durante as eleições, as emissoras de TV têm que ceder parte da sua programação aos partidos políticos para transmissão do horário eleitoral, prejudicando as vendas dos breaks comerciais, principalmente durante o horário nobre.” Mas, de acordo com Zagari, mesmo com esse fator,  os números da Record foram bastante satisfatórios e as metas foram batidas.

Para o ano que vem, o executivo afirmou que as previsões são otimistas. “Mesmo o Brasil passando por um momento econômico delicado e que deve se estender para 2015, estamos trabalhando muito para minimizar os efeitos de um cenário não muito promissor e tenho certeza de que seguiremos no caminho certo. Estou seguro de que vamos conseguir os melhores resultados possíveis.”




11/12/2014
Jogos Olímpicos: Como as empresas podem aproveitar.


Enquanto a Copa do Mundo é vista como um torneio entre nações, as Olimpíadas, que acontecem no Brasil em 2016, são reconhecidas como jogos feitos por pessoas e pelo amor ao esporte. Essa diferença na imagem de cada uma das competições deve ser levada em conta na hora de as empresas pensarem suas ações de Marketing.

A visão influencia o engajamento do consumidor, segundo o ”

Dossiê Olímpico”, realizado pela agência Tudo, em parceria com a consultoria The Listening Agency, que aponta as estratégias e oportunidades para o evento.

Os esportes preferidos em cada país também devem impactar os investimentos.

Enquanto, no mercado interno, as modalidades campeãs de audiência são vôlei, ginástica olímpica e futebol, no resto do mundo, ganham destaque atletismo, futebol e natação.

Eventos testes, lançamentos de produtos, apresentação de medalhas e coletivas de imprensa também são acontecimentos que poderão ser utilizados pelas empresas que querem associar suas imagens aos Jogos Olímpicos de 2016.

A lista de ativações apontadas pelo estudo contempla de patrocínio a atletas, instalações, solenidades e hospitalidade, até casas oficiais de delegações, pontos turísticos e eventos culturais




11/12/2014
Jogadores do Corinthians convocam para doação de sangue.


Em sua 14ª edição a Sangue Corinthiano sai em defesa do tema.
O Sangue Tipo C, C de Corinthians, ajudará muito os bancos de sangue pelo país neste período de fim de ano”.

A campanha foi criada pela Publicis e convoca para doação de sangue todos os torcedores do Corinthians espalhados pelo mundo.

A iniciativa conta com a participação de jogadores como Guerrero, Ralf, Gil, Elias e Romero.

Neste ano, a iniciativa será realizada entre 15 e 19 de dezembro na Fundação Pró-Sangue, com uma coleta na Arena Corinthians, no dia 20 de dezembro, das 9h às 16h. Os torcedores que quiserem se cadastrar para participar do mutirão devem acessar o site.




10/12/2014
Guess quer se consolidar no Brasil.


A Guess quer estimular a abertura de franquias para consolidar a marca no Brasil. A segunda investida da empresa no país – sem sucesso na primeira tentativa, entre 2007 a 2009 – tem plano de expansão ousado e prevê também a ampliação de parcerias com redes multimarcas, passando das atuais 200 para 1.000 pontos de venda alcançados em três anos.

Para começar o plano, três novas lojas próprias serão abertas no primeiro trimestre de 2015, uma Fortaleza, outra em Curitiba e uma unidade que a companhia mantém sigilo. Atualmente, com um ano de operação, a marca conta com quatro delas. O objetivo é chega a 45 até 2018.

A produção nacional é uma aposta do grupo para garantir preços mais competitivos, além de produzir peças de acordo com a modelagem brasileira. A importação dos produtos, que aumentava o preço final, foi o fator principal para a incursão malsucedida dos anos anteriores.  Antes, por exemplo, uma calça jeans custava no mínimo R$ 500,00.

Com a confecção no mercado interno, as peças saem por a partir de R$ 180,00, o que ainda deixa os preços praticados no Brasil cerca de 15% mais caros do que nos EUA. Uma diferença aceitável, segundo os executivos na marca no Brasil.

A subsidiária brasileira é administrada pelos irmãos André e Thomaz Hering, que não atuam na empresa da família por proibição das regras de governança corporativa da Cia. Hering. Eles detêm 40% de participação da Guess Brasil e o restante é de propriedade da marca americana




05/12/2014
MMA fecha com a Reebok.


A marca de artigos esportivos fechou parceria de seis anos com o UFC.

Depois de perder a NFL (futebol americano) para a Nike, a NBA (basquete) para a Adidas e não se garante na NHL (hóquei), esta é a aposta da Reebok em um esporte em ascensão – e uma tentativa de se manter relevante nos grandes mercados esportivos.

Lutadores campeões como Johny Hendricks e Anthony Pettis estão ajudando a marca a desenvolver a linha de produtos. Parte da receita obtida irá para os atletas – o valor variando de acordo com os resultados das competições e a colocação no ranking.

A marca garante que serão feitas roupas e materiais de todos os tipos e cores, para que cada atleta se vista de acordo com suas preferências e personalidade.
Mudanças

Com a parceria, os atletas não poderão usar logotipos de outros patrocinadores em suas roupas durante a semana de algum evento oficial do UFC.
Banners de patrocinadores individuais também não serão mais permitidos durante a entrada do lutador no octógono.

As novas regras – e a parceria – passam a valer a partir de julho de 2015.
De acordo com a marca, a parceria ainda ajudará o “Luta Pela Paz”, organização civil que reúne atividades envolvendo esporte e educação em comunidades carentes afetadas pelo crime.

É a maior parceria da história do UFC. Os valores não foram divulgados.




04/12/2014
49% das compras de natal são influenciadas pelos filhos.


Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 49% dos pais são influenciados pelos desejos dos filhos na hora da compra do presente de Natal. Desses, 14% permitem que os pequenos tenham decisão total sobre o que vão ganhar e 35% chegam a uma escolha comum. Os outros 51% dos entrevistados disseram que a decisão é feita exclusivamente pelos responsáveis.

Com a aproximação do Natal, aumenta a preocupação dos pais em agradar os filhos e, por conta disso, muitos acabam cedendo aos desejos dos pequenos, embora apenas 3% admitem que os filhos choram ou fazem birra por não receberem o que esperavam. Em 30% dos casos, houve relatos de que as crianças ficam tristes e frustradas, mas logo se esquecem do pedido ou não pedem outro presente.

Ainda de acordo com o levantamento, 51% afirmam que tentam compensar a frustração negociando dar o objeto desejado em outro momento. A barganha é mais latente entre os respondentes do sexo masculino (55%) e pessoas da classe C (62%).




03/12/2014
Ipsos Loyalty desenvolve projeto piloto e avalia os principais cinemas de São Paulo


A Ipsos Loyalty – área especializada em fidelização de clientes e funcionários – desenvolveu um projeto piloto com os principais cinemas de São Paulo para levantar informações sobre serviços, procedimentos (se estão sendo cumpridos) e também medir como está o atendimento na bilheteria e no snack bar. 
A pesquisa avaliou como padrões podem interferir na experiência do frequentador das salas de cinema como um todo, levando em conta as condições de limpeza, a organização das máquinas de AA, a bilheteria, a sala de espera, o snack bar, a sala de projeção e os banheiros. Para isso, a equipe da Ipsos Loyalty utilizou uma metodologia fundamental para prever a satisfação do cliente, o Mystery Shopping, que funciona com clientes ocultos. 

Com o Mystery Shopping é possível compreender como os pontos-chave estabelecidos como padrões pelas empresas podem afetar a satisfação do cliente e antecipar ações para que quedas repentinas dessa satisfação não aconteçam e que seja possível reverter questões que não agradaram os consumidores. Com esta ferramenta, é possível medir como anda o atendimento em determinados locais, verificar os processos e ainda levantar informações sobre os serviços prestados. 

Todo este processo pode ser feito com clientes ocultos, designados para tarefas específicas, eles visitam os mais diferentes tipos de estabelecimentos do nosso dia a dia e são responsáveis por preencherem relatórios detalhados sobre as visitas realizadas antes, durante e pós o período. 
Para ser um cliente oculto é preciso estar atento aos detalhes, ser cuidadoso e evitar o envolvimento pessoal na avaliação, ser discreto, observador, crítico e detalhista. 

No caso do estudo das principais salas de cinema, além do filme, os pontos avaliados entraram nas categorias de sinalização, atendimento, limpeza, organização e produtos. Na bilheteria, quando perguntado “do que se trata esse filme?”, todos atendentes conseguiram responder com uma sinopse. Metade se despediu de maneira educada; a maioria dos cinemas avaliados estava com os espaços sinalizados (indicação de bilheteria, numeração dos guichês, locais das filas); a maioria dos funcionários pediram o comprovante de meia-entrada, deixando uma lacuna de não cumprimento deste item. 
No snack bar, a limpeza teve a avaliação mais baixa. Poucos atendentes indicaram um combo ou alguma promoção fazendo com que alguns clientes gastassem mais comprando menos; não havia lixeiras na maioria dos snack bars; meos da metade dos colaboradores se despediram de maneira educada (agradecendo e desejando um bom filme/ótima sessão); a maior parte dos funcionários entregou os produtos de forma cuidadosa , porém em uma parcela dos snack bars, a pipoca estava murcha ou muito dura. 

Já com relação à sessão, a visualização dos números da sala e indicação das fileiras e poltronas são os pontos mais interessantes. A qualidade da imagem e som são os itens de melhor avaliação. Em metade das salas visitadas, há sinalização visível da poltrona e fileira; na maioria das salas, há sinalização visível para entrada na sala; e quase a totalidade dos cinemas não apresentaram problemas com a imagem ou com o som. 

A principal crítica quanto ao banheiro dos cinemas visitados foi a limpeza e presença de avarias. Somente metade dos banheiros visitados estava limpa (chão sem sujeira e seco, vasos e pias limpos e os cestos de papéis não estavam abarrotados); pouco menos da metade dos banheiros visitados estava sem avarias (portas, pias, torneiras e lixeiras estão em bom estado). 

Este levantamento da Ipsos Loyalty mostrou que todos os cinemas possuem oportunidades a serem trabalhadas para melhorar a experiência e satisfação do frequentador. Com isso, existe a possibilidade de transformar a ida ao cinema numa experiência bem melhor e ainda se destacar dos concorrentes. 
Por se tratar de um projeto piloto, a Ipsos Loyalty, não revela quais cinemas foram avaliados.




03/12/2014
77% dos gestores avalia positivamente o comportamento do profissional com deficiência.


Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12), a Catho divulga uma pesquisa, feita em parceria com a iSocial e com apoio da ABRH, mostrando o cenário do mercado de trabalho para esse perfil de profissional. Um dado que chama atenção é que 77% dos respondentes da pesquisa consideram que os profissionais com deficiência possuem comportamentos semelhantes ou até mais adequados do que os profissionais sem deficiência.

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Ainda falando das características desse perfil de profissional, na parte técnica não é diferente. Contrariando mais um mito, 54% dos entrevistados acreditam que a qualificação do profissional com deficiência está na média ou até mesmo acima dela.

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Embora o comportamento e o conhecimento técnico não sejam empecilhos para a pessoa com deficiência, o principal empecilho no recrutamento e seleção de PcDs, segundo a pesquisa, é a falta de acessibilidade na empresa. 65% dos profissionais de RH que responderam a pesquisa indicaram a acessibilidade como principal barreira para viabilizar a contratação de um profissional com esse perfil.

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Porém, há o interesse por parte das empresas em melhorar esse cenário. As contribuições mais citadas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho demonstram o desejo por contrapartidas sociais para incentivar a empregabilidade das PcDs. Confira no gráfico abaixo:

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A pesquisa foi feita com 2.949 profissionais de RH, em sua maioria mulheres, sendo que apenas 35% dos entrevistados possuem bom conhecimento sobre a Lei de Cotas, embora 45% possuam pós-graduação completa ou cursando. Quase metade dos profissionais de RH já entrevistaram pessoas com deficiência, o que mostra que boa parte dos respondentes já passou por essa experiência em algum momento.




03/12/2014
DynAdmic lista conteúdos de vídeos que mais interessam aos consumidores online.


A DynAdmic, startup francesa com forte atuação no mercado de mídia programática para vídeos online, analisou o conteúdo do inventário capturado por sua plataforma proprietária no Brasil e destaca os principais resultados dessa pesquisa. O levantamento aponta que os vídeos de 15 segundos, temas relacionados a Arte e Cultura e o idioma Português predominam no conteúdo disponível no país. 

Do total de 191 milhões de bids recebidos pela DynAdmic por mês, via os principais AdExchanges do mercado – dentre eles YouTube, Dailymotion e Brightroll, 23% são categorizados como seguros para as marcas. Ao optar por esse volume, os anunciantes têm a garantia de divulgar suas campanhas sem risco de associar sua marca a conteúdos nocivos. 

Considerando o inventário seguro, a pesquisa destaca as taxas que aceitam pré-rolls de 15, 20, 30 e 60 segundos no Brasil: 
-        Todos os vídeos são compatíveis com pré-rolls de 15 segundos;
-        20% deles aceitam pré-rolls de 20 e 30 segundos, respectivamente;
-        apenas 17% comportam vídeos de 60 segundos. 
“Ao analisar esses números, é possível identificarmos que a margem para otimização das campanhas para 20, 30 e 60 é menor, já que a disponibilidade de inventário para esses formatos é reduzida”, destaca Lara Krumholz, diretora geral da DynAdmic no Brasil. 

A empresa listou também os 5 assuntos mais encontrados nos vídeos online. Em primeiro lugar lideram os conteúdos sobre Arte e Cultura, seguido por temas relacionados a Filmes e TV, além de Computador, Alta Tecnologia e Música. 

Outro dado interessante nesse levantamento é evidenciado quando considerado o idioma mais falado nos vídeos. Como esperado, o Português lidera, sendo usado em 55% dos casos. A surpresa está no fato do Inglês apresentar uma taxa alta no país, com 37% dos vídeos com conteúdos em inglês. Italiano, Espanhol e Francês juntos somam 5% e outros idiomas 5% dos vídeos. 

“Esses dados ilustram o mercado de Real-Time Bidding tanto no Brasil como mundial. Ao compreender esses números, é possível oferecer aos anunciantes um planejamento mais eficaz de suas campanhas, com o direcionamento para o público-alvo certo e no canal mais adequado“, destaca Lara.

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