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27/02/2015
Brasileiros querem autoatendimento no varejo.


Universidade cria laboratório para estudar self-checkout, que permite ao consumidor realizar sozinho todos os passos de uma compra, como pesagem dos produtos e pagamento.

Os brasileiros querem soluções mais rápidas para finalizar suas compras, como as encontradas em países como os Estados Unidos há muito tempo. Mais de seis em cada 10 consumidores brasileiros (65%) gostariam que o varejo oferecesse caixas de autoatendimento para não precisarem esperar em filas. O dado é do estudo Cisco Customer Experience Report, que mostra que o consumidor está interessado em experiências de compras mais automatizadas, personalizadas e ágeis.

Para acompanhar este desenvolvimento, o Núcleo de Estudos e Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) criou um laboratório para auxiliar a disseminar a tecnologia por meio de aulas, palestras e realização de pesquisas para mensurar a satisfação dos consumidores. O “self-checkout”, como é chamado mundialmente, ainda é recente no país, apesar do desejo dos interessados, e permite ao cliente realizar sozinho todos os passos de uma compra: pesar, conferir preço, pagar e receber o comprovante.

Estimativas apontam que o uso de autocaixas podem reduzir em 20% o tempo de atendimento no momento da conclusão da compra. O novo modelo ainda é recente no Brasil, mas pode ser encontrado em alguns lugares, como no Paraná. O sistema cria uma nova era no relacionamento do varejo com o consumidor, fazendo com que ele deixe de ser um espectador para se tornar protagonista no processo de compra.

A implantação do processo demanda a criação de nova cultura entre os brasileiros. Ao mesmo tempo em que é visto como solução, o autoatendimento exige planejamento por parte dos varejistas. As principais vantagens são a agilidade, redução no tempo de atendimento e facilidade. Por outro lado, a falta de segurança no processo, a adequação de itens vendidos a granel no scanner (caso de frutas e legumes) e, até mesmo, os custos de implantação e a carga tributária brasileira pesam no planejamento. Mundo do Marketing




27/02/2015
Tim é condenada por propaganda enganosa.


Clareza nas informações é obrigatório em campanhas publicitárias, especialmente promocionais.

A Tim Celular foi condenada pela 14ª Vara Cível de Brasília a restituir aos clientes do plano Infinity cujos valores do primeiro minuto da ligação tenham excedido R$ 0,25. 

A companhia telefônica foi acusada de propaganda enganosa, ao não deixar claro em suas campanhas que para ter direito à oferta os clientes deveriam se cadastrar e pagar taxa de R$ 5,90. A ação civil pública foi proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) e a promotoria argumentou que, pela falta de informação, o consumidor era levado a acreditar que participava da promoção quando, na verdade, pagava a tarifa integral.

A empresa também terá que se adequar às normas de publicidade previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Segundo a ação, a informação sobre a necessidade de cadastramento e de pagamento da taxa constava apenas em letras pequenas no verso do material impresso e não fora mencionada nos anúncios de televisão. A empresa já foi intimada da decisão da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) e recorrerá.

O importante é que o consumidor também pode mover a ação civil pública através do ministério público sempre que se sentir enganado.




26/02/2015
TIM e Samsung lançam recarga via Smart TV.


Parceria entre operadora e fabricante é inédita no mundo e traz ainda mais comodidade para os clientes na hora de inserir créditos no celular
A TIM, em parceria com a fabricante de eletrônicos Samsung, passa a oferecer aos seus clientes um novo canal de recargas a partir deste ano. Por meio do menu de aplicativos das Smart TVs Samsung, é possível adquirir créditos para qualquer número pré-pago e Controle da TIM, incluindo linhas atreladas a modens e tablets.

A parceria, inédita no mundo, faz parte da estratégia da operadora de ampliar a capilaridade de seus canais de venda de recarga.

“Nenhuma operadora tem algo parecido e nem a Samsung ou outro fabricante realiza esse tipo de venda. Nas TVs, geralmente, o foco são serviços de assinatura, mas enxergamos uma oportunidade de aproveitar o alcance das novas tecnologias com soluções práticas e seguras para a aquisição de serviços”, comenta a diretora nacional de vendas da TIM Brasil, Erika Cascão. “Estamos aproveitando o conforto do lar e a tecnologia das Smart TVs para oferecer um serviço inovador aos nossos clientes”.

Para Werner Gropp, gerente de Smart TVs da Samsung Brasil, a parceria com a TIM reforça a estratégia da empresa em investir em conteúdo para as TVs conectadas. “A Samsung busca cada vez mais facilitar a vida dos usuários e nossas Smart TVs vão ao encontro disso. Por meio da navegação intuitiva pelo controle remoto ou pela conectividade com o smartphone, é possível buscar o conteúdo preferido, além de navegar pelos mais diversos aplicativos que possibilitam desde o entretenimento com vídeos exclusivos, jogos e até a recarga fácil do telefone celular”, destaca Gropp.




25/02/2015
Profissão de Marketing deverá ser regulamentada.


Desarquivamento do PL 1226/07 foi pedido pelo autor, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), e agora poderá ser finalmente levado à votação no plenário, após passar pela CCJC

O projeto de lei que regulamenta a profissão de Marketing volta a se discutido na Câmara dos Deputados. A pedido do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), um dos autores da proposição, o PL 1226/2007 foi desarquivado e retoma da fase em que parou. Iniciado em 2007, o projeto já foi apreciado por todas as comissões e já havia recebido parecer favorável do relator da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC), deputado federal Esperidião Amin (PP-SP). Para dar sequência, basta que seja votado na comissão para seguir para a apreciação do plenário UIysses Guimarães.

O projeto que pode mudar a nomenclatura de Marketing para Mercadologia e intitula os profissionais da área como Mercadólogos estava parado desde 2012, quando foi registrada a última movimentação na CCJC. Ele já passou por dois arquivamentos automáticos por conta do fim das legislaturas. A proposta gera discussão no mercado e, entre os destaques, aparece a eliminação de estrangeirismos, comuns na área. O texto prevê ainda reserva de mercado, já que apenas profissionais formados em Mercadologia poderiam atuar no segmento.

Apesar de o projeto em questão ser de 2007, o interesse na regulamentação da profissão completa 10 anos neste ano. Em 2005, a primeira proposta que versava sobre o tema foi de autoria do então deputado federal Eduardo Paes, atual prefeito do Rio de Janeiro. Com a saída dele para assumir o governo municipal carioca, o projeto foi arquivado. Em 2007, o texto foi apresentado pelo então deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). No mesmo ano, proposta semelhante foi apresentada por Bornier e começou a tramitar na Câmara. Após alerta ao Mundo do Marketing, o texto foi apensado ao projeto inicial.

Via Mundo do Marketing




24/02/2015
As melhores formas de se anunciar no campeonato brasileiro.


Patrocínio máster em camisa e mangas do uniforme de futebol tem, em média, mais de sete minutos de exibição por partida,

Levantamento inédito do IBOPE Repucom mapeou as formas de publicidade utilizadas pelos anunciantes durante todos os jogos do Campeonato Brasileiro da série A de 2014 para revelar quais foram as mais efetivas dentro do ambiente dos jogos.

Realizada por meio do serviço Football 24, a pesquisa mostrou que o patrocínio no futebol por meio de inserções de marcas nos uniformes dos jogadores gera um retorno bastante positivo para as empresas, sendo que as marcas aplicadas na “frente máster” e a aplicação dupla nas mangas da camisa possuem a maior visibilidade entre as analisadas.

Confira no quadro abaixo mais detalhes sobre as propriedades dos uniformes que mais dão retorno aos patrocinadores:
1 –  200 – 250 segundos
Camisa, frente (máster)
2 –  150 – 200 segundos
Camisa, manga (duplo)
3 –  150 – 200 segundos
Camisa, costas (superior)
4 –  100 – 150 segundos
Camisa, manga (único)
5 –  100 – 150 segundos
Camisa, frente (ombro)
6 –  100 – 150 segundos
Camisa, frente (material esportivo)
7 –  1 – 100 segundos
Camisa, costas (inferior)  31,64
8 –  1 – 100 segundos
Camisa, costas (número)

O estudo ainda mostrou que a inserção de marcas em placas estáticas ao redor do campo de futebol e em tapetes ao lado dos gols também traz uma boa visibilidade para os patrocinadores.

As placas estáticas ficam expostas por bastante tempo (715 segundos, em média) durante as transmissões na televisão e sua qualidade de visibilidade atinge um Índice de Qualidade de 16,74. Já os tapetes posicionados ao lado dos gols têm uma qualidade de visibilidade mais alta (20,60) e acumulam 277 segundos, em média, de exposição durante os jogos televisionados.

“As placas, painéis e tapetes de campo continuam sendo extremamente eficientes na exposição das marcas comprometidas com o esporte, pois oferecem às marcas um excelente custo-benefício”, analisa Colagrossi. “O patrocínio do uniforme promove uma atitude, uma relação com o clube. Já as placas de campo potencializam a lembrança entre os impactados e a relação da marca anunciada com o esporte”, finaliza o executivo.

Além dos resultados obtidos pelo Football 24, o IBOPE Repucom constatou, desta vez por meio da pesquisa Sponsorlink, que o patrocínio esportivo é um fator decisivo para consumidores na hora de suas compras. Um exemplo disso é que 45% dos entrevistados escolheriam uma marca que apoia atletas ou times em detrimento daquelas que não possuem nenhuma relação com o mundo esportivo.

Além disso, 56% da população compraram produtos esportivos oficiais no último ano. Os itens para futebol de campo lideram com larga vantagem o ranking de vendas, com mais de um terço das indicações (38%).

Realizado em setembro e outubro de 2014, o estudo Sponsorlink entrevistou 1.000 internautas. Já o Football 24 desconsidera marcas que tiveram exposição em menos de 10 jogos. Além disso, para uma marca obter uma exposição válida no levantamento é preciso que ao menos 80% dela esteja visível na imagem avaliada.




24/02/2015
Transmissão do Oscar gerou 73,2 milhões de impressões no Twitter, afirma IBOPE Media.


A transmissão do Oscar na noite de domingo (22) gerou 73,2 milhões de impressões por meio de 1,8 milhão de postagens no Twitter. As impressões representam a quantidade de vezes em que os tweets relacionados ao programa foram efetivamente visualizados durante sua exibição.

Os dados, do IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR), referem-se à transmissão da premiação tanto pela TV aberta quanto pela TV paga no Brasil.




20/02/2015
Fundação Bill Gates se afasta de gigantes, como McDonald’s e Coca-Cola.


Instituição não investe mais em empresas que mirem apenas no lucro e não estejam alinhadas com conceitos de saudabilidade e sustentabilidade. Ações foram vendidas.
A Fundação Bill e Melinda Gates decidiu vender suas ações em empresas que não estejam alinhadas com os conceitos de saudabilidade e de sustentabilidade. O recado da instituição é claro: não basta mais apenas gerar lucros para receber parte de seus investimentos. Entre os papéis abandonados estão os de gigantes como McDonald’s, na qual tinha participação acionária de US$ 1 bilhão, Coca-Cola e Exxon, de petróleo.
Este é mais um mau sinal para as companhias, que buscam se reinventar diante da condenação crescente da população em relação a alimentos muito calóricos e produtos derivados de fontes não renováveis de energia.
O ano de 2014 não deixou boas lembranças para o McDonald’s. A rede viu suas vendas nas mesmas lojas caírem pela primeira vez em mais de uma década, resultados que refletem, entre outros fatores, a mudança no comportamento dos consumidores ao redor do mundo. Neste momento, a marca vem colocando a reputação como prioridade em seus investimentos.
A Coca-Cola, por sua vez, aposta na diversificação de seu portfólio, como uma forma de incluir mais itens saudáveis sob o guarda-chuva. Um dos lançamentos mais recentes foi o Dell Vale feito 100% da fruta, uma vez que os néctares também já começam a ser criticados por consumidores que buscam opções naturais dos alimentos.
Com informações do Mundo do Marketing




19/02/2015
Barça fecha patrocínio de R$ 128,8 milhões com a Telefônica.


O Barcelona oficializou nesta quarta-feira um acordo de patrocínio de 40 milhões de euros (R$ 128,8 milhões) com a Telefônica para os próximos três anos, prorrogáveis por outros dois, para que a companhia de telefonia se torne parceira regional do clube catalão na América Latina.

O executivo-chefe do grupo Telefônica, José María Alvárez Pallete, e o vice-presidente da área econômica do Barcelona, Javier Faus, apresentaram na manhã de hoje os detalhes do contrato, que servirá para o Barcelona potencializar sua presença nos países da região.

Entre as cláusulas do acordo, o Barcelona se comprometeu a disputar um amistoso na América Latina nos próximos três anos. A negociação é independente do contrato assinado entre ambas as entidades sobre os direitos de transmissão dos jogos do clube para a temporada 2015-2016.

Pallete destacou que com esse acordo a Telefônica amplia sua presença no mundo dos conteúdos esportivos, setor no qual, explicou, a companhia de telecomunicações ‘está muito interessada’.

Os torcedores do Barcelona também serão beneficiados com o acordo, já que nos próximos meses a Telefônica oferecerá uma rede de internet gratuita dentro do estádio Camp Nou. EFE




19/02/2015
Já tem cerveja com flocos de ouro 24K.


Bebida belga Golden Queen Beer também tem mel na composição. Garrafa com 750ml custa cerca de R$ 230,00.

Os brasileiros já podem conhecer a Golden Queen Beer, cerveja belga produzida com flocos de ouro 24K e mel. A Belgian Strong Ale tem teor alcóolico de 8,8% e é apresentada em uma garrafa de 750 ml. O produto chega ao país por meio da Meara Importação e Distribuição, responsável pela comercialização no Brasil. A cerveja foi criada na Bélgica por Silvio Lemaitre de Freitas Pereira, Fundador da Aurum Drinks, em parceria com a cervejaria artesanal La Binchoise.

Refermentada na própria garrafa, a cerveja apresenta coloração amarelo dourado, com espuma consistente e regular, aroma ligeiramente adocicado e notas pronunciadas de mel e malte. O sabor acompanha o aroma, com equilíbrio entre malte, mel e suave lúpulo floral. Com corpo médio e leve, o produto pode ser consumido em taça (cálice) ou em flute (taça de espumante), devido à sofisticação. A garrafa terá preço de R$ 230,00.




13/02/2015
Já tem polêmica no carnaval.


Uma delas é o outdoor da Skol com a mensagem “esqueci o não em casa”, onde duas amigas completam a colocação com “e trouxe o nunca”. As fotos delas em frente à peça viralizaram na web e diversas pessoas manifestaram apoio à crítica.

A Skol se manifestou: “As peças em questão fazem parte da nossa campanha “Viva RedONdo”, que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio. E, por respeito à diversidade de opiniões, substituiremos as frases atuais por mensagens mais claras e positivas, que transmitam o mesmo conceito.  Repudiamos todo e qualquer ato de violência seja física ou emocional e reiteramos o nosso compromisso com o consumo responsável. Agradecemos a todos os comentários.”

Outra marca que vem recebendo muitos questionamentos é a Durex, de preservativos, que levará para Salvador sua cápsula privativa com frigobar, ar-condicionado, televisão, banheiro, sofá, mesas e cadeiras. Alguns casais poderão ficar no espaço por 10 minutos, a uma altura de 15 metros, para uma “rapidinha”.

No carnaval do ano passado, a marca já havia anunciado a ação para o Rio de Janeiro. A cápsula seria erguida no Aterro do Flamengo, mas a ação acabou suspensa por falta de alvará.




12/02/2015
Na Semana da Internet Segura, a Microsoft dá dicas para evitar dores de cabeça na vida digital.


Na última terça-feira, foi celebrado em todo o mundo o Dia da Internet Segura (Internet Safer Day). A data, criada há oito anos, tem o objetivo de alertar para os riscos na vida digital, tanto de usuários domésticos quanto nas empresas. Com mais de três bilhões de pessoas conectadas no mundo todo, a internet se tornou o grande elo da sociedade e também um ambiente que pode apresentar vulnerabilidades. Para isso, a Microsoft reuniu algumas orientações que vão ajudar usuários de todos a perfis a utilizar a rede com o máximo de segurança.

Cada vez mais presente – seja pelas tecnologias 3G, 4G ou pelo sinal do Wi-Fi – a conectividade está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja para acessar os e-mails, enviar mensagens, fotos e vídeos pelo celular, utilizar as redes sociais e até realizar transações bancárias. Com o aumento da oferta de serviços de download e transmissão de dados, a Internet deixou de ser exclusividade do computador, do smartphone ou tablet e chegou a outros dispositivos, como a TV, o videogame e até eletrodomésticos.
Para afastar os riscos de ataques de hackers, vírus, entre outras ameaças, confira abaixo algumas dicas da Microsoft:


Proteja a sua privacidade

Privacidade não é uma opção, é uma premissa. E não deve ser vista como preço a ser pago pela utilização da Internet. As pessoas e as empresas devem ver os serviços de internet como meios para satisfazer suas necessidades, mas que devem estar obrigatoriamente agregado aos aspectos de segurança, privacidade e conformidade.

Cuidado ao preencher formulários digitais! Certifique-se de é um site ou serviço é confiável antes de fornecer as suas informações pessoais ou da sua empresa, como senhas, dados bancários entre outros. Serviços on-line devem ter políticas claras e transparentes de privacidade e fornecer aos usuários informações sobre como os dados de seus clientes serão utilizados e quem terá acesso a eles. Lembre-se que um fornecedor pode hospedar os seus dados, mas só você, cliente, é o dono dessas informações.


Softwares originais sempre

Os cibercriminosos são uma ameaça real e é importante saber de quem está recebendo, e a quem está fornecendo informações antes de compartilhá-las. As pessoas e as empresas devem optar por soluções e programas que disponibilizam atualizações de segurança regularmente, o que não é oferecido em cópias não originais. Além disso, no caso de uma empresa, é importante verificar se todas as unidades – inclusive o datacenter – estão devidamente protegidos. Lembre-se que uma única máquina vulnerável pode ser a porta de entrada para o ataque de um hacker.


Cuidado ao instalar programas

Uma prática comum dos cibercriminosos é tentar comprometer a sua identidade ou informações bancárias solicitando a instalação de softwares infectados, através de downloads aparentemente inocentes como fotos, músicas, links, e-mails, também nas redes sociais ou em jogos online. Na dúvida, não arrisque.

Os serviços e plataformas utilizados devem oferecer experiências seguras e confiáveis para minimizar o impacto que os malwares (softwares maliciosos), e outros riscos podem causar na vida digital. Essas ameaças podem ser reduzidas ao máximo quando utilizado um software original que possa se manter atualizado.


Mobilidade e Segurança andam juntas

Um dos termos que mais têm chamado atenção no mundo da tecnologia é a “Computação em Nuvem”. Esse modelo de internet permite que as pessoas estejam conectadas o tempo todo e em qualquer lugar todos os serviços online que utiliza, seja o e-mail, o canal de música, a rede de dados da empresa, além de aplicativos e ferramentas, independentemente do dispositivo (celular, tablet ou PC) ou da plataforma (sistema operacional) que esteja utilizando.

Cada vez mais os serviços e desenvolvedores de ferramentas e aplicações devem oferecer políticas de compatibilidade entre diferentes sistemas para que os usuários possam tirar o máximo proveito da tecnologia, sem qualquer limitação. Com isso, é possível manter a produtividade, sem limitar o usuário a uma única plataforma ou a funcionalidades dos dispositivos, afinal de contas o tipo de celular, do PC ou do tablet deve ser uma escolha do usuário e não uma imposição do fabricante.


Mobilidade, experiência sem volta

A mobilidade está transformando a ideia de que o tempo e o espaço são os únicos elementos que ditam o ritmo de produtividade. O mundo está cada vez mais móvel, no qual a tecnologia se adapta às pessoas, e não o contrário. A computação em nuvem e a mobilidade abrem uma gama de possibilidades sem precedentes e que permitem, por exemplo, continuar um trabalho que está sendo feito no computador direto no celular ou até mesmo na TV. Com todo esse universo de conexão, é fundamental estar atento aos seus hábitos no consumo de internet para não correr risco.




12/02/2015
Cresceu o número de brasileiros que recebeu aumento de salário nos últimos 12 meses.


 O reconhecimento profissional muitas vezes é associado ao aumento salarial. Nesse quesito, o último ano parece ter sido melhor para o profissional brasileiro do que o ano anterior, já que 37,9% receberam aumento nos último 12 meses. Em 2013 esse número era de 34,5%. Os dados são da nova Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, que traça um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos profissionais do país.

Os motivos do aumento salarial variam bastante, mas a maioria (33,8%) recebeu uma premiação por bom trabalho. Promoção de cargo é o segundo motivo mais comum de aumento, com 28,2% dos respondentes, enquanto 16,8% receberam o benefício por conta de aumento geral na empresa.

Por nível hierárquico, os gerentes foram os profissionais que mais receberam aumento salarial no último ano, 48,6%. Coordenador/Supervisor (43%) foi o segundo e Analista (39,7%) o terceiro. Trainees e estagiários foram os profissionais que menos receberam aumento, com apenas 20%.

Ainda que o aumento salarial tenha se tornado realidade para mais brasileiros em 2014, a avaliação do salário em relação ao mercado não é das melhores. 34,2% dos profissionais brasileiros acreditam que recebem um salário pio ou muito pior do que a média de mercado. 44,8% avaliam seu salário como igual/compatível, enquanto apenas 14,8% acreditam ganhar mais do que o mercado paga




12/02/2015
A Samsung anuncia a primeira impressora do mundo movida por Android.


Novos modelos são desenhados para serem independentes, intuitivos e escaláveis para usuários empresariais.

Mônaco – 09 de fevereiro de 2015 – A Samsung Electronics Co. Ltd. anunciou durante o Samsung Fórum 2015, em Mônaco, dez novos modelos de impressoras multifuncionais (MFP). As MFPs são as primeiras impressoras desse tipo a serem equipadas com um sistema operacional Android, que as deixa mais independentes, intuitivas e adaptáveis para todos os tipos de ambientes de negócios.

Como parte do foco da Samsung para desenvolver soluções de impressoras que se encaixam perfeitamente no ecossistema de escritório inteligente e de TI, as novas MFPs baseadas em Android contarão com o Smart UX Center da Samsung para operar de forma independente, sem um PC, cim seleção de aplicativos e uma interface de usuário favorável ao consumidor.

“Conforme a Samsung continua a esforçar-se para a inovação centrada no usuário, a introdução das primeiras MFPs equipadas com sistema operacional Android irá melhorar a experiência de escritório inteligente da Samsung para os clientes empresariais e irá permitir melhores tecnologias de impressão multidimensionais e avançadas”, afirmou Aureo Fittipaldi, Diretor Comercial da Samsung Electonics no Brasil. “A nossa nova linha de impressoras combina a melhor tecnologia de TI da Samsung e know-how de dispositivo OA para criar produtos mais inovadores para o novo mercado de automação de escritório.”
Impressão sem PC

A nova série Smart MultiXpress da Samsung de MFPs apresenta um painel touchscreen de 10,1 polegadas que permite que os usuários busquem e imprimam a partir de navegadores da web, e-mails, mapas, imagens e outros tipos de conteúdo – sem a necessidade de se conectarem a um PC ou servidor. O touchscreen também oferece a capacidade de visualizar documentos, bem como capacidades de edição e anotação.

“Como os processos e estilos de trabalho dos nossos clientes B2B continuam a se tornar mais móveis e desconectados de PCs, a Samsung continuará a fornecer novas soluções de impressão que apresentam interfaces de usuário intuitivas, desempenho superior e, acima de tudo, aumento da eficiência e produtividade para o local de trabalho fluido e móvel”, complementa Aureo Fittipaldi. 




12/02/2015
Cresce o número de empresas voltadas para a moda masculina.


Hoje, o nicho online brasileiro de moda masculina vem em crescimento constante no país. Segundo o IEMI (Inteligência de Mercado), parceiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), o varejo de moda masculina crecresceu 44,4% nos cinco anos – entre 2007 e 2012 -,   chegando a R$ 47 bilhões naquele ano.

Um case interessante é o da Jack the Barber, marca masculina de moda brasileira. Fundada em 2014 pelo empresário Guilherme Paulino, a empresa já possui mais de 70 produtos disponíveis no site.  A expectativa da empresa é que, até o final de 2015, a Jack the Barber fature cerca de R$ 5 milhões.

O interessante da Jack the Barber é que a empresa foi justamente criada aproveitando essa tendência brasileira de expansão e crescimento do setor de moda masculina. Hoje, a empresa traz roupas atemporais (entre blazers, oxfords, polos, bermudas etc) que oferece a possibilidade do consumidor encontrar todos os produtos que precisa, em diferentes faixas-etárias.




11/02/2015
Paulistanos lideram nas compras por ecommerce.


Os consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram os que mais compraram em lojas virtuais em 2014. O paulistanos gastaram pouco mais de R$ 6,2 bilhões no ano passado, somando quase 23 milhões de pedidos online, segundo dados da Conversion. Os cariocas foram responsáveis por R$ 4,3 bilhões em transações pela Internet, enquanto os belo-horizontinos atingiram a marca de R$ 2,5 bilhões.

Distrito Federal, Campinas, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza e Recife são algumas das demais cidades que mais fizeram compras online no ano passado. O ecommerce nacional faturou em 2014 cerca de R$ 43 bilhões, o que representa um crescimento de 26% em relação ao período anterior, quando o volume de negócios chegou à cifra de R$ 34 bilhões.




11/02/2015
Ivete vai falar da Bombril quando estiver na avenida.


A Bombril vai colocar a Ivete Sangalo para dançar a “Dança da Limpeza”, paródia do hit “Dançando”, da própria cantora.
A ação ocorrerá durante a segunda-feira de carnaval, quando ela estiver em cima de seu trio elétrico no desfile do Bloco Coruja.
Nesse dia, Ivete também será nomeada embaixadora da Bombril e passará a integrar todas as ações de merchandising da empresa nos próximos dois anos.




11/02/2015
Antarctica com lata para a quarta feira de cinzas.


Antarctica cria lata cinza para a quarta-feira pós-carnaval

A Antarctica criou uma embalagem especial para a quarta-feira de cinzas. No pós-carnaval, os foliões poderão relembrar os momentos do carnaval bebendo a cerveja numa lata cinza. A marca está investindo alto na celebração deste ano no Rio de Janeiro, na qual se mantém como patrocinadora do carnaval de rua da cidade e ainda assumiu o camarote da Sapucaí, tradicionalmente da Brahma.

A cervejaria também apostou na instalação de uma vending machine no desfile de pré-carnaval do bloco Me Esquece, no Rio de Janeiro. A máquina entregava fantasias e adereços em troca de latas vazias, em uma ação que combinou entretenimento e sustentabilidade.




06/02/2015
Ministério irrita usuários ao dizer que quem “bebeu, perdeu”


#BebeuPerdeu: campanha foi acusada de culpabilizar a vítima por possíveis abusos
Em um post no Facebook, que já foi apagado, o Ministério divulga a campanha com a mensagem “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.

Usuários salvaram o anúncio, junto com a revolta de quem conseguiu ver a campanha a tempo:

Mulheres são estupradas e o MJ fazendo esse tipo de campanha masculinista colocando a culpa na vítima. #BebeuPerdeu?? , escreveu uma usuária.

Outro comentário: bebeu demais e fez uma campanha publicitária misógina e nojenta? as redes sociais vão te lembrar por um bom tempo #bebeuperdeu.

Para muitos internautas, a campanha associa o vazamento de vídeos íntimos e o abuso sexual ao comportamento das vítimas, culpando-as pelo que sofreram. A campanha foi chamada de “machista” e “misógina”.

A mensagem final da campanha, “Curta a vida sem beber”, também recebeu críticas: “Por que em vez de falar dos malefícios do álcool com tons abstencionistas e #bebeuperdeu o @JusticaGovBR ñ trabalha c/ consumo consciente?”

Em outro post no Facebook, o Ministério da Justiça se desculpou pelo anúncio e disse que a campanha #BebeuPerdeu “é muito mais do que isso”.

A campanha ‪#‎BebeuPerdeu‬ é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e, ao mesmo tempo, contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços.




06/02/2015
Marca de camisinha faz brincadeira com “50 tons de cinza”.


O comercial mostra um casal que vai até uma terapeuta reclamar que a vida sexual não está indo bem desde que eles decidiram apimentar a relação inspirados nas aventuras do livro.

A mulher quer protagonizar as histórias de “50 Tons”, mas o marido não entende muito dos truques descritos no livro.

O resultado é muito engraçado.
https://www.youtube.com/watch?v=h-BFLlqY598




05/02/2015
Canal E! estreia edição nacional do consagrado Red Carpet.


O ator e apresentador Sergio Marone é o novo correspondente do canal para a cobertura dos reds carpets brasileiros.

O E!, especialista na cobertura dos tapetes vermelhos internacionais mais glamourosos do mundo da moda, cinema, televisão e música, estreia a versão nacional da cobertura dos tapetes vermelhos com o especial do Baile de Carnaval da Vogue 2015. “Além de ser pioneiro nos tapetes vermelhos mais importantes do mundo, o E! tem a cobertura mais divertida e completa. É a franquia mais importante do canal e esse trabalho no Brasil vai fortalecer a presença de marca no mercado e aproximar o E! de seus fãs. Estamos trabalhando para fazer do E! referência também em coberturas de tapetes vermelhos nacionais”, diz Tatiana Volpini, diretora regional do E! Entertainment Television Latin America.

A estrela do canal para acompanhar os red carpets brasileiros é o ator e apresentador Sergio Marone que, ao lado de Giselle Hermeto, apresentadora do E! News Update, vai entrevistar as celebridades que cruzarem o tapete do E!. “Eu sempre quis essa inversão de papéis. Eu quero que o público me veja como apresentador. Na vida, no dia-a-dia, a minha persona como apresentador é muito próxima do que eu sou, não tem personagem, é tudo muito genuíno. Sou fã do canal E! e de Ryan Seacrest, que é o cara que faz a cobertura dos red carpets no exterior.  Ele é uma grande inspiração para mim! Estou muito feliz com essa parceria com o E! e espero que seja longa e muito produtiva”, comenta Marone.

Para começar a temporada de tapetes vermelhos brasileiros, a dupla invade o Baile de Carnaval da Vogue no dia 05 de fevereiro, em São Paulo. O tradicional Baile de Carnaval da publicação marca a largada oficial para as comemorações do aniversário de 40 anos da Vogue Brasil e traz a cantora Ivete Sangalo como madrinha. “O planejamento de 2015 inclui coberturas de tapetes vermelhos exclusivos. O Baile de Carnaval da Vogue é a combinação perfeita: glamouroso, badalado, jovem, recheado de celebridades e agito. Definitivamente começamos o ano com o pé direito”, completa Tatiana Volpini. O especial E! News Update Special: Baile de Carnaval da Vogue 2015 vai ao ar no dia 12 de fevereiro às 19h30, com reprise dia 13 às 19h e às 22h. Acompanhe a cobertura nas redes sociais do E! Online Brasil e comente usando a hashtag #RedCarpetE!.

Tapete Vermelho do Baile de Carnaval da Vogue

Estreia dia 12 de fevereiro, quinta, às 19h30.

Reprise dia 13, sexta, às 22h.

Baile da Vogue

Largada oficial para as comemorações do aniversário de 40 anos da Vogue Brasil, o tradicional Baile de Carnaval da publicação promete ser o “Baile dos Bailes”. Este ano, a grande festa traz como tema “La Grande Folie” que reúne a essência dos sofisticados bailes de Versalhes ao dos mascarados de Veneza, com toque apimentado do Moulin Rouge. O preto, vermelho e dourado representam, respectivamente, elegância, sensualidade e luxo, e são os tons que se destacam no projeto e cenografia assinada pela b!ferraz sob a direção criativa de Wado Gonçalves. Máscaras clássicas, plumas, cristais, lustres e espelhos são os principais elementos usados para compor ambientes repletos de sofisticação e teatralidade. Painéis de maxi paetês serão vistos no palco e pelos salões como referencia setentista, fazendo alusão ao período que a Vogue chegou ao Brasil. Já a seleção de flores da cobiçada mesa de doces é assinada por Luiza Aguiar. Nomeado mestre de cerimônia, Bruno Astuto e uma convidada especial sobem ao palco para receber as musas da festa, personalidades e tops que fazem parte da história da revista e que ajudaram a construir sua trajetória.




04/02/2015
Brasil mantém 8º lugar no ranking dos bancos mais valiosos.


Esse foi o resultado obtido pela consultoria britânica Brand Finance em parceria com a revista The Banker.

O País atingiu a cifra total de US$ 34,3 bilhões, beneficiado pela valorização cambial e pelo reforço individual do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, que foram mais bem avaliados pelos consumidores.

À frente do Brasil, permaneceram nações como Espanha, França, Japão e Canadá, todas com valor superior a US$ 35,5 bilhões, além dos Estados Unidos, que seguiram na liderança do ranking, que inclui bancos e empresas de cartões de crédito, com 61 instituições que, juntas, tiveram suas marcas avaliadas em quase US$ 202 bilhões.

Além disso, o Brasil colocou, novamente, dois representantes entre os 25 mais bem avaliados do mundo, lista liderada pelo norte-americano Wells Fargo. O destaque foi o Bradesco, que saltou cinco posições, da 20ª para a 15ª colocação.

É o primeiro colocado entre os bancos da América Latina, com valor de marca de US$ 12,4 bilhões, cifra 17% maior que a vista na última medição. O resultado lhe garantiu também o 10º lugar na lista dos bancos que mais valorizaram suas marcas no último ano.

Já a Caixa, que entrou para o ranking no ano passado, conseguiu valorizar sua marca em 8%, para US$ 5,1 bilhões, por causa, principalmente, da ampliação de sua base, impulsionada pelo programa de juros baixos.
O banco estatal também investiu em comunicação e marketing, segundo ele. Apesar disso, o banco caiu uma colocação, da 49ª para 50ª.

Na outra ponta, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Safra viram suas marcas se desvalorizarem. Essas instituições registraram queda de 9%, 6% e 18%, respectivamente. Mesmo com um menor valor de marca, o Itaú manteve o 23º lugar, com US$ 9 bilhões.

Já o BB teve uma piora na percepção por parte dos clientes. Isso lhe custou uma nova queda no ranking, desta vez, do 35º lugar para o 41º, com valor de marca de US$ 6,5 bilhões.

Além dos grandes bancos, outras quatro instituições brasileiras figuraram na lista das 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo. São: Banrisul (293ª, US$ 385 milhões); Banco do Nordeste (314ª, US$ 333 milhões); Safra (366ª, US$ 262 milhões); e Banco Panamericano (391ª, US$ 234 milhões).

O Banrisul valorizou sua marca em 25%; o Banco do Nordeste, em 16%, e o Panamericano, em 47%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Via Exame)




04/02/2015
Até o McDonald’s erra.


Um anúncio da empresa publicado no Facebook “causou” no México.

Na comunicação a marca sugeriu que o “McBurrito”, novo produto por lá, iria substituir os tamales, uma comida tradicional do país.

“Os tamales são coisa do passado: McBurrito à mexicana também vem enrolado”, dizia a propaganda (veja acima).

Em poucos minutos, choveu críticas de mexicanos que ficaram ofendidos com a blasfêmia do McDonald’s.

Isso porque a religião entra, e muito, nessa história.

Ainda por cima, o post do McDonald’s, feito no dia 2 de fevereiro, celebrava justamente o Día de La Candelaria no país, conhecido também como La Fiesta de Nuestra Señora de la Candelaria.

É tradição local, na mistura dos ritos católicos com os ritos pré-hispânicos, “oferecer tamales aos deuses”. A comida é obrigatória nas festas que celebram Nossa Senhora nessa data.

Assim, falar que “tamales era coisa do passado” foi o mesmo que dizer que a religião católica de milhões de mexicanos, assim como a tradição asteca, eram coisas a serem deixadas para trás.

Diversos sites estrangeiros relataram a reação de muitos mexicanos. Até um famoso âncora de TV local, Joaquín López-Dóriga, se manifestou contra a propaganda.
“Como ousam insultar uma tradição tão bela? Prefiro comer tamales que esses seus horríveis produtos podres”, disse um no Facebook.

“Tamales não serão substituídos por sua horrível carne de cavalo”, escreveu outro.
No Twitter, escreveu um usuário: “O McDonald’s diz que tamales são coisas do passado; coma então um de seus burritos com carne de rato!”.
Desculpas.

O McDonald’s apagou o post original (mas cuja imagem você vê acima) e tratou de publicar uma nota de esclarecimento.

Leia a tradução na íntegra:

“Sobre o post do Día de La Candelaria que foi publicado ontem em nossas redes sociais, queremos dizer que em nenhum momento foi intenção do McDonald’s desacreditar as celebrações ou as comidas tradicionais mexicanas, como é o caso dos tamales.

No McDonald’s, respeitamos as tradições e as crenças de todos os países onde temos oportunidade de trabalhar. Da mesma forma, incluímos pratos locais nos nossos cardápios com o único objetivo de ressaltar os valores e a cultura de cada país. Por exemplo, no México incorporamos os molletes, ovos feitos à tradição mexicana, e os churros, por serem do gosto dos nossos visitantes.

Estes e todos os pratos do nosso cardápio são elaborados com ingredientes nacionais, o que nos permite oferecer alimentos frescos e de qualidade.

Oferecemos nossas desculpas àqueles que possam ter se ofendido com nossa publicação, mesmo que ela já tenha sido retirada de nossas redes sociais.

Em 2015, celebramos 30 anos de presença no México. Estamos agradecidos por estarmos nesse grande país e ser parte da vida de milhares de famílias que nos visitam diariamente para viver a experiência McDonald’s”

(Via Exame)




04/02/2015
As maiores agências de propaganda do Brasil em 2014.


O IBOPE Media divulga a lista das 50 maiores agências de publicidade do Brasil em 2014, de acordo com o investimento publicitário dos anunciantes atendidos por cada uma.

A Young & Rubicam continua a liderar o ranking, tendo comprado mais de R$ 7 bilhões de mídia entre janeiro e dezembro do ano passado. Em seguida aparecem Ogilvy e Mather Brasil, WMcCann, Borghi Lowe e Almap BBDO, todas com mais de R$ 3 bilhões investidos em mídia.

1 Y R 7.592.568

2 OGILVY E MATHER BRASIL 3.906.843

3 WMCCANN 3.879.784

4 BORGHI LOWE 3.451.868

5 ALMAP BBDO 3.449.138

6 HAVAS WORLDWIDE 2.932.759

7 AFRICA 2.751.795

8 JWT 2.654.700

9 PUBLICIS PBC COMUNICACAO 2.405.601

10 LEO BURNETT TAILOR MADE 2.371.174

Veja a lista completa http://www.ibopemedia.com/ranking-de-agencias-dezembro-2014/

Atenção: Os valores que seguem reportam o investimento publicitário dos anunciantes atendidos pelas respectivas agências. Os valores não representam a receita.

Informações referentes ao período: 01/01/2014 a 31/12/2014




03/02/2015
Já tem ovos de páscoa nos supermercados.


A páscoa já começou, pelo menos nos supermercados.
Nesta segunda-feira, as lojas Extra, Pão de Açúcar e Minimercado Extra do país receberam as opções da marca própria Qualitá, em dois formatos: Coelho de Chocolate (60g) e Ovo ao Leite (50g). Os produtos custam R$ 3,99 e R$ 5,99, respectivamente. O mês de fevereiro responde por 8% das vendas dos ovos do selo.

Na segunda quinzena, após o carnaval, as unidades começam a receber a linha Clássicos Qualitá (155g), em três sabores (Ao Leite, Wafer com Avelã e Crocante), que custarão cerca de R$ 13,00, além de um Ovo Ao leite de 100g por aproximadamente R$ 8,00. A expectativa de Qualitá, neste ano, é aumentar em 10% as vendas de ovos de chocolate se comparado à Páscoa 2014, oferecendo 50% dos itens por menos de R$ 10,00.




03/02/2015
Vigor passa a fornecer sorvetes à rede McDonald’s.


Com a expansão da parceria já são 5 produtos fornecidos para a rede de fast-food
A Vigor, uma das mais tradicionais empresas de lácteos e pioneira na categoria “Grego” do Brasil, amplia sua parceria com o McDonald’s e passa a fornecer a base para os sorvetes da rede. Com fórmula exclusiva, o sorvete prepara as saborosas sobremesas geladas: Casquinhas, Sundaes, McFlurry e McColosso.
Hoje a Vigor já fornece para o McDonald’s, por meio de sua linha de Food Service, produtos como Vigor Mix – Manteiga e Margarina, Chantimix Amélia, Iogurte Polpa Vigor e Queijo Ralado Grosso Faixa Azul.




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