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28/02/2018
34% das reservas de viagens no Brasil são feitas via smartphones


Os dados são do estudo “Travel Flash Report”, da Criteo, empresa de tecnologia para commerce marketing. A pesquisa revela a crescente influência das compras móveis no setor de viagens no último trimestre de 2017.

Na América Latina, as empresas que possuem aplicativos mobile registraram 60% de suas reservas em dispositivos móveis, um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2016. Já as agências online têm 45% de suas reservas feitas por meio de smartphones ou tablets.

Outro dado aponta que as buscas em smartphones e aplicativos já representam 89% do tráfego de reserva de última hora. Ainda segundo a pesquisa da Criteo, após o Natal, os viajantes já começaram a planejar suas próximas férias, fazendo com que as vendas totais no primeiro trimestre de 2018 possam aumentar até 80% em relação a novembro.

O estudo ainda aponta que a taxa de conversão em aplicativos é cinco vezes maior que na web móvel e o dobro se comparada aos desktops, ficando acima da média das demais indústrias varejistas. E na América Latina, as reservas móveis representam uma fatia de 36%, número acima do que o registrado na América do Norte (22%) e na Europa (25%).

O relatório Criteo Travel Insights do quarto trimestre de 2017 é baseado na análise de três bilhões de reservas ao longo do ano, de mais de 1.800 anunciantes de viagens. Os dados individuais de pesquisa e reserva de 59 países foram avaliados para fornecer uma imagem global dos hábitos de reserva de viagem.

Por Propmark




28/02/2018
U$ 180 a mais por um elogio


As ações da Apple atingiram recordes de valorização após o investidor Warren Buffett elogiar a marca.

Os papéis da empresa estão valendo US$ 180, o mais alto valor atingido até agora.

Buffett afirmou que sua empresa, a Berkshire Hathaway, tem comprado, atualmente, mais ações da Apple do que qualquer outra companhia.




27/02/2018
Em seu retorno, Jornal do Brasil exalta confiança no Rio


Em seu retorno, Jornal do Brasil exalta confiança no Rio

Tradicional veículo voltou a circular na cidade nesse domingo, 25; 40 mil exemplares esgotaram nas bancas da cidade

“A prova de que o Estado e o País têm futuro está em nosso retorno com o jornal impresso. Mesmo diante da crise econômica e institucional que atravessa o Estado do Rio de Janeiro, o Jornal do Brasil volta a ser diário.” Com um texto que começou com esta mensagem e trouxe o título “O Rio tem solução. Todos amam o Rio”, o Jornal do Brasil voltou a contar com uma edição impressa no domingo passado, 25. Pelas mãos do empresário Omar Catito Peres, o veículo criado há 127 anos retornou com uma edição de 55 páginas e uma equipe comandada por Gilberto Menezes Cortes, tendo Ziraldo à frente da direção de arte.

Matérias que recordaram os diversos prêmios conquistados pelo Jornal do Brasil ao longo de sua trajetória, textos apresentando a equipe que integra a redação e artigos de políticos, como o presidente Michel Temer e o governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, ocuparam as páginas da primeira edição do jornal ao lado de outros escritos por personalidades como Don João de Orleans e Bragança e Fernanda Montenegro. As agências de publicidade também contaram com uma página de depoimentos sobre a relevância do veículo; DPZ&T, Artplan, Fullpack e Heads estiveram entre as que participaram. A edição, que contou com 40 mil exemplares, esgotou nas bancas.
Confira abaixo um vídeo feito pela equipe do Jornal do Brasil sobre a volta do veículo e outro no qual são apresentados os editores da redação e colunistas:



https://www.youtube.com/watch?v=CVL6gHd3Yos

https://www.youtube.com/watch?v=vxLkNbQra-A




27/02/2018
Agora é geral. Cerveja grátis em todos os voos da Azul


A Azul anunciou que vai distribuir, de forma gratuita, cervejas em seus serviços de bordo.

A bebida era oferecida somente em ações esporádicas durante o verão.

A marca escolhida foi a Skol e as embalagens distribuídas serão em latas de 269ml para voos acima de uma hora de duração.

 




22/02/2018
Críticas a propaganda do Governo Federal sobre intervenção no Rio


Peça que promete livrar população da violência foi veiculada no jornal O Globo nesta quinta-feira (22)

Apenas um dia após o Senado ter aprovado o decreto que autoriza intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro, o governo Federal apresentou nesta quinta-feira (22) campanha publicitária sobre a iniciativa.

Na peça veiculada no jornal O Globo, o governo comunica que a intervenção será feita até o dia 31 de dezembro e tranquiliza a população, ressaltando que a partir de agora as pessoas poderão voltar às ruas em segurança.

No final do anúncio, o governo deixa a seguinte mensagem: “não vamos mais aceitar que matem nosso presente nem que continuem a assassinar nosso futuro”. A veiculação da peça tem sido alvo de críticas nas redes sociais. Há quem defenda que a comunicação é “oportunista” e “panfletária” e não deveria ser usada em um momento de tensão e crise na cidade.

Vale lembrar que a nova campanha chega em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de outra propaganda do governo. A publicidade sobre a reforma da Previdência foi suspensa em dezembro passado, a pedido da procuradora geral da República, Raquel Dodge. Cabe a Advocacia-Geral da União (AGU) a defesa da legitimidade das peças.

Em ação direta de inconstitucionalidade aberta em 18 de dezembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) suspendeu temporariamente a utilização de receita de R$ 99 milhões aprovada pelo Congresso no orçamento da Presidência para a série de propagandas oficiais sobre a reforma da Previdência.

Para a PGR, as peças não tinham objetivo de comunicação para utilidade pública, tampouco possuíam caráter educativo ou de orientação social, como exigido pela Constituição. Ao contrário, buscavam convencer, em vez de informar. O governo nega as acusações.

Em duas decisões anteriores na Justiça Federal, as campanhas sobre a reforma foram liberadas em segunda instância. No STF, ainda não há previsão para que o caso seja analisado.

Por Propmark




21/02/2018
Com McLaren, Petrobras retorna à Fórmula 1


A Petrobras está de volta à Fórmula 1 através de uma parceria técnica com a equipe McLaren.

O contrato prevê parceria tecnológica para o desenvolvimento de combustível e lubrificantes de alta performance; em um segundo momento, o acordo poderá ser estendido para outros segmentos estratégicos, com o intercâmbio tecnológico entre as partes.

Com a parceria com a McLaren, a Petrobras poderá expor sua marca nos carros, uniformes e nas instalações da equipe.




21/02/2018
O consumidor não é bobo


Ele sabe diferenciar conteúdo jornalístico e anúncio”, disse Nizan Guanaes DURANTE o 2º Encontro Folha de Jornalismo, realizado esta semana em comemoração aos 97 anos da Folha de S.Paulo.

Ele se refere como o branded content e os novos formatos publicitários estão impactando as atividades da imprensa e, também, o trabalho dos publicitários.

O fundador do ABC também discorreu sobre as mudanças que os novos formatos de anúncios trazem às agências e disse que, caso essas transformações acabem com a função dos publicitários, os profissionais “renascerão com outro corpo”




19/02/2018
Globo mantém acordo com Neymar


A Globo manteve um acordo exclusivo com o jogador Neymar Jr. durante a Copa de 2014, informou reportagem publicada nesta segunda-feira, 19, pela Folha.

Na época, o acordo entre a emissora e o principal astro da seleção brasileira garantia a participação de Neymar em campanhas publicitárias e programas da emissora.

Questionada pela Folha, a Globo confirmou a existência do contrato, reiterando que ele terminou em 2015.




15/02/2018
Unilever pode cortar investimentos em Google e Facebook


O mercado digital cresceu de forma avassaladora nos últimos anos e se consolidou de maneira consistente como um dos principais meios de contato entre marcas e consumidores. Isso não significa, entretanto, que tudo seja redondo e que não há pontos que precisem evoluir e amadurecer pelo caminho. Entre os principais itens a serem desenvolvidos está a credibilidade das plataformas.

Como reflexo desse cenário, na última segunda-feira (12) a Unilever, uma das maiores anunciantes do mundo e que investiu US$ 9,4 bilhões em 2017, ameaçou cortar investimentos em plataformas digitais que não combaterem notícias falsas e discursos de ódio. Sem citar nomes específicos, a companhia que investe um terço de seu budget na web, disse que a confiança em mídias sociais tem caído nos últimos tempos.

Essa não é a primeira vez que Google e Facebook, que concentram metade dos investimentos digitais em todo o mundo de acordo com o eMarketer, são “ameaçados” por gigantes da indústria. No ano passado a Procter & Gamble anunciou publicamente que estaria revendo os seus investimentos em ambas as plataformas. A principal alegação do anunciante estava centrada na quantidade de cliques falsos e também o engano de algoritmos, que permitiu recentemente que alguns anúncios da empresa aparecem em conteúdos vinculados ao Estado Islâmico, por exemplo.

Falando especificamente sobre o Facebook, o que tem também desagradado algumas companhias, além de veículos de comunicação, é a mudança de algoritmos que passou a priorizar o alcance de conteúdos produzidos por amigos e familiares em detrimento de notícias ou publicações de marcas.




14/02/2018
Samsung registra logo para óculos inteligentes. Será?


Óculos de realidade aumentada já foram sonhos, já foram realidade — Google Glass deixou saudades — e hoje voltaram a fazer parte dos rumores de algumas das maiores fabricantes do mundo. Isso acontece com a Apple e agora também está acontecendo novamente com a Samsung, que acaba de registrar uma patente e dar dicas de que está trabalhando nisso.

Neste início de semana, a Samsung patenteou uma logo que promete ser aliada a um “Equipamento ocular de visão-assistida computadorizada, consistindo em uma câmera; computador; display para captura, processamento e demonstração de imagens” / “hardware para análise e configuração de equipamento de visão assistida”.

Não é a primeira vez que vemos a empresa coreana envolvida no assunto, mas o registro da logo é uma boa dica de que algo mais sólido está nos planos da empresa — lembrando que isso já aconteceu com o Bixby, por exemplo.

É claro que ainda é cedo para supormos qualquer detalhe do aparelho, mas é evidente que a Samsung não descartou os seus planos para este mercado.




08/02/2018
Folha não vai mais publicar conteúdo no Facebook


Decisão do jornal é inédita no mercado após a rede mudar o algoritmo para mostrar menos notícias na timeline

Em uma decisão inédita, a Folha de S. Paulo deixa de publicar seu conteúdo no Facebook a partir desta quinta-feira (8). O jornal divulgou que manterá sua página na rede social, mas não vai mais atualizá-la com novos posts.

A Folha abre um precedente de mercado importante e é reflexo da mudança que o Facebook fez em janeiro no algoritmo, que passou a mostrar mais na timeline conteúdos de interação pessoal, feitos por amigos e parentes, e menos as notícias compartilhadas por companhias de mídia e empresas em geral.

O jornal cita “as desvantagens em utilizar o Facebook como um caminho para atingir os leitores, que ficaram mais evidentes após a decisão da rede social de diminuir a visibilidade do jornalismo profissional nas páginas de seus usuários”.

Para a Folha, isso reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções e a propagação das fake news. Na opinião do jornal, “sem conseguir resolver satisfatoriamente o problema de identificar o que é conteúdo relativo a jornalismo profissional e o que não é, a rede (Facebook) anunciou no mês passado que reduziria o alcance das páginas de veículos de comunicação, entre outros”.

A decisão da Folha, jornal de maior circulação no Brasil com 304.716 exemplares impressos aos domingos, deve abrir uma polêmica no mercado. Um dos jornais mais influentes do país, a Folha também tem uma audiência grande no digital, sendo o primeiro jornal brasileiro a ter circulação digital maior do que a impressa.

Menos importância
A Folha também relata que, no caso do jornal, a importância do Facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente antes mesmo da mudança do mês passado, tendência observada também em outros veículos.

Segundo dados internos do jornal, em janeiro o volume total de interações (compartilhamentos, comentários e curtidas) obtido pelas 10 maiores páginas de jornais brasileiros no Facebook caiu 32% na comparação com o mesmo mês de 2017.

Atualmente, a Folha tem 5,95 milhões de seguidores no Facebook, o que lhe dá a posição de maior jornal brasileiro na rede social. As páginas das editorias somam 2,2 milhões de curtidas. O jornal informa que os leitores poderão compartilhar normalmente conteúdo da Folha em suas páginas pessoais do Facebook. O jornal também tem perfis atualizados diariamente no Twitter (6,2 milhões de seguidores), Instagram (727 mil) e LinkedIn (726 mil).




08/02/2018
Kylie é dona da foto mais curtida no Insta


Kylie é dona da foto mais curtida no Insta

Com isso, ela quebra o recorde de Cristiano Ronaldo.

Já está provado: fotos com bebês são MESMO a grande sensação do Instagram. Afinal, quem resiste a essas coisinhas lindas e fofuxas?! Que o diga Kylie Kristen Jenner, a nova dona da imagem mais curtida na rede social.

O clique dela, segurando a mão da filha Stormi, foi postado na terça-feira (6) e já ultrapassou a marca de mais de 12,9 milhões de curtidas.

Com isso, a Kaçula das Kardashians quebrou o recorde de Cristiano Ronaldo que, em novembro de 2017, usou o Insta para celebrar o nascimento de Alana Martina – atualmente a foto de CR7 conta com um pouco mais de 11 milhões de likes.

Já a terceira foto mais curtida no Instagram continua sendo o icônico anúncio da gravidez da Rainha Beyoncé. Lembra? Aquela imagem toda artística publicada em fevereiro de 2017 para revelar a gestação dos gêmeos Rumi e Sir conta atualmente com 11.240.500 likes.

Stormi Webster nasceu no dia 1º de fevereiro e é filha de Kylie Jenner com o rapper Travis Scott




07/02/2018
Comerciais do Super Bowl reúnem estrelas da TV, cinema, esporte e música


Piloto brasileiro Emerson Fittipaldi fez participação em uma das campanhas. Estimativa é de que marcas desembolsaram US$ 5 milhões por 30 segundos de propaganda.

O Superbowl é um dos eventos de maior audiência nos EUA e o espaço publicitário mais caro da TV norte-americana. Segundo a revista Sports Illustrated, quem resolveu colocar sua marca na transmissão deste ano teve que desembolsar US$ 5 milhões por 30 segundos de propaganda.

Os destaques deste ano foram os atores Peter Dinklage, estrela da série ‘Game of Thrones’, Morgan Freeman, Danny DeVito, David Harbour (da série ‘Stranger Things’, da Netflix), além do cantor Steven Tyler, do Aerosmith, que estrelou uma campanha que teve a participação do piloto brasileiro campeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.

A estimativa é de que 100 milhões de americanos iriam acompanhar a decisão, que foi vencida de forma inédita pelo Philadelphia Eagles contra o New England Patriots. O tradicional show do intervalo teve a apresentação de Justin Timberlake, que fez uma dueto em homenagem póstuma ao cantor Prince, nascido em Minneapolis, cidade onde o jogo foi realizado.

Kia, ‘Feel Something Again’
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0YVbVXOjJv4


Doritos & Mountain Dew, ‘Doritos Blaze vs. MTN DEW ICE’
Link: https://www.youtube.com/watch?v=4eKYR_iL5eU

M&M’s, ‘Danny DeVito’
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qfZcxeqa1g4

Tide, ‘It’s a Tide Ad’
Link: NFL, ‘Touchdown Celebrations to Come’

Tourism Australia, ‘Dundee’
Link: https://www.youtube.com/watch?v=NNJKWVmK-GM

Bud Light, ‘The Bud Knight’
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Zr4md5OqL60


Pringles, ‘Wow’
Link: https://www.youtube.com/watch?v=gk0nVMU76bc

Groupon, ‘Who Wouldn’t’
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GM1QDBvzm1Y




06/02/2018
Governo imita comercial do Ipiranga com "Posto da Previdência"


Imitação, cópia, homenagem? Campanha do governo sobre Previdência traz conceito de famosa campanha dos Postos Ipiranga

Em uma campanha recente para aprovar a reforma da Previdência, o governo cria canais de conversas com diversos públicos para anunciar a medida.

Com postagens no Facebook, declarações na mídia e campanha para a televisão, a gestão de Michel Temer tenta de diversos modos popularizar a ideia.

A última tentativa deste esforço ocorreu em um anúncio que copia a famosa peça publicitária “Pergunta lá no Posto Ipiranga” criada pela Talent Marcel.

A propaganda estatal que será lançada oficialmente nos próximos dias apresenta a conversa de uma motorista com um sósia do personagem “Matuto” também criado pela agência paulistana.

Confira abaixo o dialogo que se inicia quando a mulher pergunta onde ela consegue encontrar gente se aposentado com salário de 30 mil:

https://youtu.be/nuuHRItnStY




05/02/2018
Investimento publicitário chega a R$ 134 bilhões em 2017


Segundo pesquisa do Kantar Ibope Media, TVs concentraram 72,1% da verba de publicidade no ano passado

O mercado brasileiro movimentou R$ 134 bilhões em compra de mídia no ano de 2017, como informa o instituto Kantar Ibope Media, que utiliza como métrica os preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação, sem os descontos praticados com as agências para seus respectivos clientes (anunciantes). O instituto passou a utilizar a sigla GAV (Gross Advertisingt Value) para os investimentos brutos em mídia.

O estudo aponta que 84 mil marcas tiveram exposição paga nos canais de mídia no ano passado. As TVs de sinal aberto concentraram 53,6% do investimento publicitário com R$ 71,9 bilhões. As TVs por assinatura contabilizaram um market share de 13,2% com R$ 17,6 bilhões. As ações de marchandising no meio TV tiveram uma participação de 5,6% equivalente a uma verba bruta de R$ 7,4 bilhões. A comunicação de marketing nas TVs concentraram 72,1% do investimento das marcas, produtos e serviços.

O meio rádio aparece logo após as TVs na divisão do bolo publicitário. Os recursos alocados nas emissoras somaram R$ 6,063 bilhões. A fatia das rádios é de 4,5%, um aumento significativo em relação a 2016 quanto o share era de 3,8%% e um volume de R$ 4,894 bilhões. As revistas tiveram 3,5% de participação na distribuição das verbas de mídia com R$ 4,722 bilhões, menor do que em 2016 quando movimentaram R$ 4,737 bilhões e um share de 3,6%. Mas é uma diferença considerada insignificante pelos especialistas.

A mídia OOH (Out Of Home) saltou de uma participação de 2,2% em 2016 para 3,0% em 2017. As empresas desse segmento tiveram um faturaento bruto de R$ 3,996 bilhões. A mídia display, ou seja, publicidades nas telas digitais da internet, somaram R$ 3,958 bilhões e um pedaço de 3,0% do mercado de mídia no país. Houve retração nesse modelo sobre 2016 quando o volume investido foi R$ 4,513 bilhões e share de 3,5%. Porém, as buscas na internet anotaram crescimento: foram R$ 2,292 bilhões, equivalente a uma participação de 1,7%. Em 2016 as buscas com patrocínio responderam por 0,9% dos investimentos em mídia e registraram faturamento de R$ 1,197 bilhões.

O meio cinema manteve o 0,4% de participação e um faturamento de R$ 522 milhões. No balanço do Kantar Ibope Media de 2016 as ações de comunicação em cinema contabilizaram R$ 510 milhões.

A agência que lidera as autorizações de mídia continua sendo a Y&R. Pelo 16º ano consecutivo ela está no topo do ranking do Kantar Ibope Media, em 2017 com um faturamento bruto de R$ 3,962 bilhões. A My Propaganda, house agency do grupo Hypermarcas aparece em segundo lugar com R$ 3,741 bilhões. A Publicis é a terceira com R$ 3,5 bilhões e a Africa ocupa o quarto lugar com R$ 2,968 bilhões. A Talent Marcel é a quinta colocada com R$ 2,898 bilhões.




01/02/2018
Largo da Batata terá chuveiro de glitter e montanha-russa no carnaval 2018 de SP


As estratégias para atrair os foliões são várias.

Vai ter glitter também caindo do chuveiro no carnaval de São Paulo. É o que promete a Skol, patrocinadora da folia na cidade de São Paulo, que irá montar um espaço no Largo da Batata, em Pinheiros, com diversas atrações gratuitas.

A área, chamada de Estação Skol, contará com 1.300 m². No local, haverá apresentação de DJs convidados, áreas para descanso, bares e local para carregar bateria de celulares. Além disso, o espaço terá uma montanha-russa de 10 metros de altura e chuveiros de onde sairão glitter ao invés de água.

“Vai chover glitter na cidade da garoa”, afirma Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Skol. “As pessoas amam, amam colocar glitter, e será um chuveiro mesmo”, explica. A marca não informou qual a quantidade de glitter pretende disponibilizar, mas garantiu que, sob os chuveiros, haverá recipientes para recolher o glitter excedente.

O custo aproximado será de R$ 15 milhões, e a empresa deverá fazer doação de R$ 400 mil para um fundo de cultura, segundo informou a GloboNews.

Além do patrocínio oficial à Prefeitura, a Skol apoiará diretamente cerca de 60 blocos na capital, além de blocos nas cidade de Ribeirão Preto e Campinas.

A marca informou que pretende cadastrar 10 mil ambulantes para atuar na venda de cerveja nas ruas de São Paulo, 3 mil a mais que em 2017. O preço de venda sugerido é de 3 latas de cerveja por R$ 10.

A Estação Skol funcionará nos finais de semana de pré e pós-carnaval e também nas datas da folia.




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