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BLOG INformações




30/04/2013
Revistas customizadas são muito importantes para alguns segmentos


Principalmente para um Shopping Center, este veículo traduz todo o complexo do produto dentro de um único formato.
Depois de algum tempo ausente, o RibeirãoShopping volta com tudo no segmento.
Com temática de Outono-Inverno, a nova edição da RBShopping traz como destaque um editorial de moda fotografado nas belas paisagens da pousada Canada Lodge, em Campos de Jordão, estrelado pela top internacional Juliana Martins e que leva a assinatura do badalado fotógrafo J.M. Morgade.
Voltada ao Mercado de Luxo, a revista traz também entrevista com Patrícia Cavalcanti, diretora de marketing da Daslu, e reportagens especiais, como a matéria sobre o hotel The Singular, localizado na deslumbrante Patagônia Chilena





29/04/2013
Hyundai tira do ar comercial que retrata suicídio


A Hyundai da Europa pediu desculpas publicamente pela publicidade do modelo iX35, que mostra um homem tentando cometer suicídio em sua garagem ao inalar o monóxido de carbono expelido pelo carro. O filme, criado pela Innocean Europe, agência in-house da montadora, foi retirado do ar, de acordo com o site BrandRepublic.com. Intitulada “Pipe Job”, a peça publicada nos canais da marca no Facebook e no YouTube, procurando destacar as propriedades não poluentes do modelo. Nela, o protagonista não consegue se matar justamente porque as emissões do iX35 são 100% água.
As reações polêmicas ganharam força depois que uma blogueira escreveu sobre o comercial. Em carta aberta escrita à Hyundai, Holly Brockwell, cujo pai cometeu suicídio de forma semelhante à retratada no filme, se disse muito abalada com a produção.
Em comunicado, a Hyundai disse “se desculpar sincera e profundamente pelo vídeo ofensivo” e deixou claro que não tem nada a ver com o comercial, criado e publicado pela Innocean Europe sem o consentimento da própria montadora. “(O anúncio) Vai contra os nossos valores como uma empresa e como membros da comunidade. Pedimos desculpas por toda e qualquer ofensa causada pelo vídeo. Além disso, a Hyundai pede desculpas a todos que foram impactados pessoalmente por uma tragédia. A Hyundai Motor UK não teve envolvimento com o filme”, diz a nota.
A Innocean Europe, por sua vez, indicou que a intenção do vídeo era “empregar a hipérbole para dramatizar uma vantagem do produto, culminando com um resultado positivo”. A agência admitiu o erro e pediu desculpas.




26/04/2013
Gradiente suspende penhora da marca Iphone


A Gradiente conseguiu suspender provisoriamente a penhora da marca IPHONE, após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo determinar o bloqueio da marca para pagamento de uma dívida de R$ 947 mil ao Banco do Brasil. No início desta semana, a IGB Eletronica, controladora da Gradiente, entrou com um recurso contra a decisão do TJ-SP e suspendeu o bloqueio da marca provisoriamente.
A medida está sendo analisada pela 12ª Câmara de Direito Privado do tribunal e será julgada no próximo dia 8 de maio. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão jurídico, na decisão, o juiz definirá se a penhora permanece ou não. “Se o recurso cair, o bloqueio à marca volta a vigorar”, afirmou o tribunal. Independente de qual for o resultado, cabe recurso à decisão.
A Gradiente e a Apple estão em uma batalha jurídica pela propriedade da marca IPHONE no Brasil. Em fevereiro deste ano, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) deu à empresa brasileira a exclusividade do uso da marca no país. A Gradiente tinha, desde dezembro de 2007, a exclusividade no uso da marca no país, mas foi apenas no final de 2012 que decidiu utilizá-la para batizar uma família de celulares – prestes a perder o direito exclusivo.
Na quarta-feira (24), o INPI publicou que havia anotado “o arresto da marca”, termo para designar o bloqueio de bens, pouco mais de um mês após a decisão judicial. De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, com a decisão, a Gradiente continua possibilitada de usar a marca, mas não pode transferi-la ou vendê-la. Informações do mercado apontam que a Gradiente vinha negociando com a Apple a venda da marca, sem sucesso.





25/04/2013
A melhor franqueadora do Brasil é cliente de uma agência de Ribeirão.


A rede Água Doce Sabores do Brasil recebeu, em São Paulo, o 19º Prêmio ABF SANTANDER, destaque do Franchising ao receber o Selo de Excelência em Franchising – SEF 2013, vencendo uma das categorias mais concorridas, a de Franqueador do Ano, prêmio recebido pelo empresário Delfino Golfeto.
Tão importante como o prêmio é o fato da empresa ter como sua estrategista uma agência de Ribeirão Preto, a Exclusiva Brasil, do publicitário Fabio Barros, agência especializada em Franchising.




23/04/2013
Abap vai distribuir cartilhas contra proibição à publicidade infantil


A Abap (Associação das Agências de Publicidade) divulgou o primeiro balanço da campanha “Somos todos responsáveis”, iniciada há um ano pela entidade para debater a proibição à publicidade infantil. O resultado foi um dossiê de 220 depoimentos de juristas, educadores , pais e especialistas em educação para crianças e cinco cartilhas elaboradas para os seguintes públicos: legisladores, professores, pais, publicitários e jornalistas. Entre os que deram depoimentos para a campanha, estão o filósofo Mario Sergio Cortella, o ministro José Antonio Dias Toffoli e a psicóloga Rosely Sayão.
A campanha teve início em fevereiro do ano passado e foi lançada para discutir o projeto de lei 5.921/01, que proíbe a publicidade dirigida à criança e regulamenta a dirigida a adolescentes, que aguarda parecer na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. A campanha ficou centrada na internet, como um blog e perfis nas redes sociais Twitter, Facebook e Youtube. De acordo com a entidade, 1,7 milhão de pessoas foram impactadas com os posts ao longo dos últimos 14 meses.
Durante os 14 meses da ação, o blog “Somos todos responsáveis” recebeu cerca de 20 mil visitas. No Facebook, o perfil da campanha soma hoje quase 17 mil fãs e mais de 34 mil visitas. De acordo com números da associação, 59% dos comentários nesta rede social são positivos. A Medialogue, agência contrata pela Abap para fazer a campanha, afirma que ainda está medindo o nível de favorabilidade à ação, mas que o resultado é positivo.




22/04/2013
Brasileiro é o que mais consome TV e internet simultaneamente


Os brasileiros são os que mais assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo, aponta uma pesquisa da Ipsos realizada nos Estados Unidos, na Espanha e em países latino-americanos. De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados do país afirmaram que realizam o chamado consumo simultâneo. A média dos outros países ficou em 60%.
Entre brasileiros que disseram consumir as duas mídias simultaneamente, 49% disse dar mais atenção à internet, enquanto apenas 7% disse se concentrar mais na TV. Os outros 44% disseram conseguir dividir o foco entre os dois meios igualmente.
Apesar de apresentar o maior índice, o Brasil é o país com menor acesso à internet via smartphone durante o consumo de TV, com apenas 3%. No Chile, esse número chega a 16%. Se considerada a plataforma tablet, a maior taxa de uso fica com Estados Unidos e Espanha, com 6%.





19/04/2013
Gays chamam atenção dos anunciantes


Em meio à polêmica levantada por Daniela Mercury ao assumir seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, especialistas analisam como os anunciantes se comunicam com o público gay no Brasil. A conclusão é de que quase nenhuma marca entende esse público de maneira adequada. Dados do mercado mostram que o público gay representa 18 milhões de pessoas no país, com renda salarial média de R$ 3.247. Além disso, os homossexuais gastam 30% a mais do que os heterossexuais.
O problema é que tem muita marca com medo de entrar em polêmica. Ele afirma que, na verdade. A maioria das marcas está dentro do armário – como se diz no jargão popular para definir uma pessoa que não assume sua homossexualidade.  É a hora de conversar com esse público, pois a sociedade está falando sobre isso. Além disso, falta um entendimento mais aprofundado sobre os gays, de como eles se relacionam com outro indivíduo online, o tipo de conteúdo que consome e o que o influencia, por exemplo”, ressalta Rossi.
O Banco Itaú oferece a opção de financiamento imobiliário para duas pessoas solteiras do mesmo sexo que vivem em conjunto, sem relação de parentesco entre si. A Tecnisa percebeu que casais homossexuais gostam de apartamentos customizados e investiu na formatação de seus lançamentos para agradar este público. Além disso, inovou ao lançar uma publicidade com uma imagem de duas cuecas penduradas em um varal, com a frase ‘mais cedo ou mais tarde, vocês vão morar juntos’”.
O caminho é a inclusão dos homossexuais em serviços e produtos já tradicionais.




18/04/2013
Corrida Maluca é a opção para lançamento do Peugeot 208


Quem tem mais de 35 anos deve ter dado muitas gargalhadas com o seriado em desenho da Corrida Maluca.
E essa foi a escolha da marca francesa para este lançamento. Ele dá base para o posicionamento do automóvel, “Dentro dele é outro mundo”, visando três elementos principais: design, tecnologia e experiência de condução. Para isso, o modelo foi inserido na corrida com personagens lendários, como Dick Vigarista, Penélope Charmosa, os Irmãos Rocha, Peter Perfeito e tantos outros.
O filme, peça-chave da campanha, não destaca, porém, a velocidade do automóvel, mas sim como seus atributos facilitam a condução em diferentes situações. O roteiro foi desenvolvido pensando nas situações caóticas das grandes metrópoles. 
No comercial, o motorista acelera para fugir de uma dinamite jogada pela Quadrilha da Morte com o auxílio do câmbio automático com paddle shift, ele utiliza o teto panorâmico para se desvencilhar do Barão Vermelho e sua Lata Voadora, aproveita a central multimídia touchscreen para encontrar um caminho alternativo e escapar de um acidente e faz manobras arrojadas para desviar de obstáculos lançados por Dick Vigarista. Ao final, o protagonista ainda dá uma carona para Penélope Charmosa em seu vencedor 208, com direito a intervenção bem-humorada do risonho cão Muttley.




17/04/2013
Heineken simula até desmaio do entrevistador em escolha de estagiário


Qual seria a sua reação, como empreendedor, se todos os candidatos a uma vaga de estágio respondessem de maneira muito similar às suas perguntas? Por exemplo, se você questionasse os candidatos sobre seus estilos de gerenciamento e tudo que você ouvisse como resposta seria a palavra: paixão, paixão, paixão….
Para, digamos assim, driblar esse problema a Heineken resolveu inovar no processo de escolha de um estagiário. A empresa simulou situações inusitadas com o objetivo de testar a capacidade dos postulantes ao cargo longe de ambientes controlados.
Por exemplo. Ao ser recepcionado, o estagiário seguia para a sala da entrevista de mãos dadas com o entrevistador. E era perguntado sobre o que achava da situação. Além de bolar um jeito diferente de selecionar um novo funcionário, a fabricante de cervejas ainda inovou na forma de anunciar a contratação. O escolhido soube da decisão em um estádio de futebol, diante de milhares de torcedores da Juventus da Itália em um jogo da Champions League contra o Chelsea – não por acaso, a competição continental é patrocinada pela marca.
Ensinamentos. Mas há dois ensinamentos dessa ação da empresa que podem ser explorados por pequenos e microempreendedores. A primeira se chama inovação. É preciso inovar em tudo e a todo momento. Inclusive nas entrevistas de emprego que você organiza. Há diversos livros sobre o tema que podem servir de inspiração para os empreendedores, mas a lição fundamental aqui é uma só: procure tirar os candidatos da zona de conforto para descobrir como eles agem de fato.
A segunda lição é transformar tudo que você faz em marketing, como fez a Heineken, que colocou um vídeo no Youtube com o resultado da campanha.




16/04/2013
Fundador do Twitter diz não ter medo do crescimento do Facebook, e anuncia a chegada do Square.


Depois da “febre”, quando todos abriram suas contas e passaram a relatar cada uma das atividades diárias na rede, veio a “calmaria”. “O Twitter está morrendo”, dizem os alarmistas. Jack Dorsey, um dos fundadores e chairman da rede social, no entanto, discorda veementemente desta posição e sequer a considera uma possibilidade.
“Não tenho medo do crescimento do Facebook e, portanto, não acredito que ele causará a morte do Twitter. Vejo diferenças bastante nítidas entre essas duas redes sociais. Para mim, o Facebook funciona muito bem para conectar e aproximar amigos. Já o Twitter, considero mais uma ferramenta de informação. É claro que as postagens podem ser bastante subjetivas. O fato de eu acordar e ‘twittar’ que estou tomando café da manhã pode não interessar a 99% das pessoas que me seguem, mas sem dúvida interessa à minha mãe”, brincou Dorsey. “Creio que o Twitter apresenta de maneira mais direta o que está acontecendo de relevante no mundo, em tempo real. Em cerca de um minuto, é possível se atualizar sobre tudo. Há menos interferência que no Facebook”, salientou.
Apesar de não detalhar números, o executivo fez questão de destacar que o Twitter vai muito bem.
Ferramenta disponível apenas nos Estados Unidos e Canadá, o Square, sistema de pagamento via mobile, é a nova aposta de Dorsey. Por meio de um pequeno adaptador para iPhone e aparelhos com sistema Android, que faz a leitura de cartões físicos, é possível efetuar transações como se o celular fosse uma máquina de cobrança.
De acordo com o executivo, a ideia é levá-lo a outros países, projeto que demanda um estudo profundo sobre as regulamentações financeiras de cada local. “Nos EUA, foi um trabalho intenso de sete meses junto aos bancos”, conta. Simplificando, o Square, se popularizado, pode representar o fim dos 5% embutidos no preço de um produto ou serviço, valor referente à taxa cobrada pelo uso das máquinas de cartões de crédito e débito.




15/04/2013
Google lança serviço de comércio eletrônico


O Google está preparando sua entrada no setor do e-commerce. O gigante da tecnologia, que já é uma marca forte no segmento de buscas online e de compartilhamento de vídeos, com o YouTube, lançou o serviço Shopping Express, programa experimental que promete entregas de produtos comprados no mesmo dia.
O Shopping Express ainda está em fase de testes. Por enquanto, está disponível para um pequeno grupo de usuários residentes na região de São Francisco, na Califórnia, e trabalha com lojas conhecidas do varejo americano, como Staples, American Eagle, Walgreens e Toys ‘R’ Us.
Segundo o site do serviço em teste, o cliente busca o produto que deseja no próprio site do Shopping Express, que reúne ofertas de lojas locais. O comprador, então, seleciona o horário que deseja receber a compra e a recebe no mesmo dia.
A estratégia do Google, inicialmente, é explorar a geolocalização para conseguir agilidade na entrega e redução de custos nas transações comerciais, bem como ganhar força para competir com nomes como Amazon e eBay. De acordo com um dos diretores do Google Shopping Express, a política de preços ainda está sendo definida, mas os usuários do serviço nesse período de teste poderão receber produtos com entrega gratuita e no mesmo dia.




12/04/2013
Brasileiro ainda não identifica marcas patrocinadoras da Copa 2014


O brasileiro não lembra ou não sabe quais serão as marcas que patrocinarão a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, aponta uma pesquisa realizada pela Hello Research. O levantamento mostra que a população se confunde quanto às empresas parceiras das competições e desconhece a relação das marcas que aparecerão de forma oficial durante as partidas.
A Coca-Cola é a mais lembrada pelos brasileiros, tendo sido citada por 32% dos entrevistados.  O segundo lugar do ranking, porém, mostra um claro caso de confusão da população. A empresa que figura nesta posição é a Nike, que não é uma patrocinadora, mas mesmo assim foi mencionada por 18%. A fornecedora de material esportivo oficial da Copa é a Adidas, que ocupa a 8ª posição, com 10% das menções. Entre os bancos, há um caso semelhante. Caixa Econômica Federal (13%), Bradesco (13%), Banco do Brasil (12%) e Itaú (11%) ocupam da 3ª à 6ª colocações, mas apenas o último apoia as competições. Ainda foram citadas Petrobras (10%), Vivo (9%), Brahma (9%), Skol (6%), Guaraná Antarctica (5%) e TIM (4%).





10/04/2013
Estadão enxuga equipe e corta cadernos


A redação do jornal O Estado de S. Paulo sofreu cortes em razão de uma revisão do projeto editorial do diário, conduzida pelo Grupo Estado. A publicação também será reduzida a partir do dia 22 de abril, com a condensação de alguns cadernos e a extinção de outras seções.
Fontes ligadas à empresa indicam que os cortes atingem entre 20% e 30% da redação. Houve demissões nas editorias de Esportes, Vida, Metrópole e Economia. O SJSP (Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) havia publicado nota informando sobre pedido de reunião de emergência com a direção do Grupo Estado para discutir a situação dos jornalistas da empresa.
Em comunicado divulgado para seus funcionários, o diretor de conteúdo do jornal, Ricardo Gandour, indicou que o Estadão estreará no próximo dia 22 “uma nova configuração de cadernos e um novo processo de produção industrial e logístico”, que consiste na redução do produto editorial. Com isso, o jornal passará a circular com três cadernos. O primeiro terá as editorias Política, Internacional, Metrópole – que passa a integrar o conteúdo de Vida – e Esportes. O segundo será o caderno de Economia, que incorpora as seções Link e Negócios, e o terceiro é o Caderno 2, de arte e cultura. Sabático, C2+Música e Estadinho também serão incorporados por outros cadernos.
O suplemento de segunda-feira deixa de ser o Link, caderno de tecnologia, e passa a ser o Edição de Esportes. Viagem, Jornal do Carro e Paladar continuam como os suplementos de terça, quarta e quinta-feira, respectivamente. Na sexta, circula o Divirta-se, enquanto no domingo também circula o suplemento esportivo e o Aliás.
Segundo o comunicado de Gandour, o novo projeto editorial foi elaborado de acordo com pesquisas realizadas pelo grupo segundo as quais os leitores “querem mais conveniência e eficiência de leitura, mais apostas de edição, um jornal mais compacto –principalmente nos dias úteis”.




09/04/2013
Lego bate recorde com 237 novos produtos no Brasil


Terceira maior fabricante de brinquedos no mundo, a Lego comemora a renovação de 84% do portfólio no país em relação ao ano passado.
Segundo a empresa o Brasil tem recebido atenção especial da matriz, na Dinamarca, por fazer parte do Brics e pelo enorme potencial do mercado interno.
Marca premium, a Lego hoje atende as classes A, B e C, com brinquedos a partir de R$ 19,90.
Em 2012, a marca teve um crescimento de 50% em receita no Brasil. Para se ter uma ideia da grandiosidade dos números de Lego, algumas curiosidades: em todo o mundo, mais de sete caixas de brinquedos Lego são vendidas a cada segundo.




08/04/2013
As regalias de Ronaldo na Globo


A contratação de Ronaldo feita pela Globo fez com que a emissora carioca abrisse concessões em suas normas internas. Se fosse um comentarista como outros do jornalismo esportivo do canal, Ronaldo não poderia protagonizar comerciais, pois a Globo não permite. 

O craque está atualmente no ar em seis campanhas publicitárias diferentes. Outro precedente foi aberto com relação à operadora Claro. Ronaldo é garoto-propaganda da marca, concorrente direta do patrocinador da Copa das Confederações, a Vivo, evento que terá o craque como comentarista. 
 Se fosse um comentarista “normal”, Ronaldo teria de obedecer a várias regras, como a de não ter atividades paralelas ou conflitantes com a que exerce na rede.




05/04/2013
Mercedes-Benz lança Classe A embalado pelo “funk dos Leleks”


A Mercedes usou um artifício pouco habitual no filme de lançamento do novo Classe A, publicado nas redes sociais. A peça de apresentação do modelo é embalado pelo funk “Passinho do Volante”, do grupo MC Federado e os Leleks.
O comercial destaca os sistemas Steer Control e Adaptative Brake, que garantem mais estabilidade ao automóvel. Tais propriedades têm tudo a ver com o funk, bastante difundido nas redes sociais, de acordo com a empresa.
O filme, publicado na página oficial da montadora no YouTube, faz alusão à letra do funk. “Nada melhor do que poder girar o volante de um lado para o outro e contar com toda a segurança do novo Classe A: tecnologias como o Steer Control e Adaptive Brake garantem precisão e estabilidade mesmo em condições de pista molhada”. O comercial ainda destaca o nome do modelo, Classe A, combinando com canção, que diz “AAAAAA Lelek lek lek lek”, também segundo o vídeo do YouTube.




04/04/2013
Globo apresenta alta de 36% no lucro


A Globo Comunicação e Participações publicou seu balanço financeiro anual, indicando lucro de R$ 2,94 bilhões em 2012, alta de 36% em relação ao ano retrasado. As operações da empresa compreendem o serviços de televisão aberta e fechada, internet e veículos impressos.
A receita líquida também cresceu, passando de R$ 9,51 bilhões e 2011 para R$ 12,59 bilhões no ano passado – alta de 34,4%. Para este dado, o balanço considera as vendas, a verba adquirida com propaganda e os serviços prestados a terceiros.
Com os resultados, o total de ativos patrimoniais do conglomerado saltou dos R$ 12,95 bilhões para R$ 17,04 bilhões, que corresponde a um crescimento de 31,6%. O patrimônio líquido, por sua vez, chegou aos R$ 7,88 bilhões, aumentando 22,6% em relação a 2011.




03/04/2013
Grandes eventos geram necessidade de capacitação do setor


Com o anúncio dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, somando-se à Copa do Mundo de 2014, a expectativa é de que o país receba uma quantidade significativa de investimento público e privado em infraestrutura, que deverá incrementar a qualidade da oferta turística e aumentar o apelo global.
Um estudo realizado pela empresa Value Partners Brasil, contratada pelo Ministério do Esporte, mostra que o fato desses eventos mundiais acontecerem no país fará com o que o Brasil obtenha um lucro de R$ 183 bilhões para a economia num período de dez anos, a partir de 2010 até 2019, entre impactos diretos (investimentos em turismo, empregos, impostos e infraestrutura) e indiretos, ou seja, a recirculação de todo o dinheiro existente no país.  
Com o objetivo de desenvolver profissionais capacitados para atuar no setor, o Senac Ribeirão Preto abriu vagas para o curso Técnico em Hotelaria.
O curso tem duração de um ano e meio, e oferece ao aluno aulas teóricas e práticas, além da criação de projetos dentro da área. Além de atuar nas áreas ligadas ao turismo, o profissional técnico em hotelaria pode atuar também em instituições esportivas, escolares, militares e de saúde, como hospitais.




02/04/2013
Brahma marca volta do mobiliário urbano em São Paulo


Incansavelmente, fui a favor de não excluir propaganda exterior. Isso não existe.
Olha o que aconteceu. Depois de muitas demissões, fechamento de empresas, etc, esse tipo de publicidade volta a ser permitida em São Paulo. 
As ruas de São Paulo passam a receber novas peças de mobiliário urbano, material extremamente restrito na cidade desde a aprovação da Lei Cidade Limpa, iniciada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab em 2007. A novidade está por conta dos novos abrigos de ônibus instalados pela Otima, concessionária de exploração de mobiliário urbano formada por sociedade entre a Odebrecht Transport, a Rádio e Televisão Bandeirantes, a APMR Investimentos e Participações e a Kalítera Engenharia. A empresa é responsável pela instalação e manutenção dos novos abrigos de ônibus e totens indicativos de parada em São Paulo, contrato válido para os próximos 25 anos – que envolve 7.500 abrigos, 14.700 totens e investimento superior a R$ 630 milhões.  
A primeira marca a explorar a opção de mídia é a Brahma. As peças reforçam a divulgação da cerveja e do “Movimento por um futebol melhor”, lançado pela Ambev para incentivar a adesão aos planos de sócios-torcedores dos clubes brasileiros. Inicialmente, a marca estará presente em painéis dupla-face acoplados às novas paradas de ônibus que estão sendo instaladas em São Paulo, com 2 m² cada.




01/04/2013
Wizard patrocinará “inglês fluente” de Anderson Silva


A rede de escolas de inglês Wizard anuncia o patrocínio de um ano a Anderson Silva. A marca irá aparecer nos campeonatos com a participação do lutador no mundo todo até março de 2014, em calções, backdrops e nos uniformes de sua equipe.
O lutador também será garoto-propaganda da rede. Nas peças, veiculadas a partir de abril, Silva terá o desafio de aprender inglês com fluência. A Wizard investirá R$ 20 milhões em ações de marketing em 2013.





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