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BLOG INformações




28/06/2013
OLX mostra que vende mais que celebridade


Vender pela OLX é melhor que usar celebridades em comerciais. Esse é o mote da nova campanha do site de classificados gratuitos que conta com três filmes estrelados pelo humorista Fábio Porchat, pela apresentadora Sabrina Sato e pela cantora Preta Gil.
O objetivo da campanha é mostrar que é fácil vender e comprar pela plataforma, que tem como slogan “Desapega, desapega”. Para comprar, são três passos, “Buscou, Achou, Levou”, mesma quantidade de etapas para quem quer vender: “Fotografou, Publicou, Desapegou”.





27/06/2013
Facebook chega a 1 milhão de anunciantes


O Facebook divulgou que mais de 1 milhão de anunciantes utilizaram a rede social para fazer propaganda no último mês. O número é um marco para a empresa, onde a publicidade responde por 85% do faturamento.
O número foi celebrado pelo Facebook, que tenta retomar um bom ritmo de crescimento depois da desaceleração registrada no ano passado.
A grande maioria dos anunciantes do Facebook são pequenos empresários, mas os executivos da rede social querem atrair ainda mais indivíduos desse grupo, uma vez que 16 milhões de empresas, que vão desde a venda de jóias a lojas de roupas, criam páginas gratuitas na plataforma e a utilizam para divulgar seus produtos e serviços e se relacionar com os clientes.




26/06/2013
China: o desafio de seduzir um bilhão de olhares


A pepsi e a VW relataram suas experiências em criar estratégias de marketing vencedoras em um dos mercados mais desafiadores do mundo: a China.
A história contada pela PepsiCo começa no ano novo chinês, a mais importante época para os chineses e quando, tradicionalmente, aqueles que trabalham em outras cidades e moram longe dos pais, por exemplo, normalmente retornam ao país. Ocorre que, com o tempo, os chineses – um dos povos mais tradicionais e ligados a valores familiares do planeta – começaram a deixar de visitar seus pais nessa época do ano.
A Pepsi desenvolveu a campanha “Bring Happiness Home” (leve a felicidade para casa). A ideia foi de chamar a atenção dos chineses para a importância da família e de revê-los nessa época do ano. Decidiu veicular um filme de 20 minutos que conta os desafios de um grupo de pessoas tentando chegar em casa para visitar parentes – enfrentando nevascas e outras dificuldades.
O filme foi disponibilizado em várias mídias, algo fundamental num país onde 80% da população é mobile, e chegou a um bilhão de views na internet e a campanha foi lembrada por 86% dos chineses.
Para a  Volkswagen compreender 1% da China, é preciso passar 500 anos lá. A história da Volkswagen passa pelo objetivo da empresa de ser mais “desejada” pelos chineses. A VW é líder de mercado na China. Vendeu, em 2012, 2,1 milhões de carros no país.
Era preciso que a VW se tornasse uma marca recomendada pelas pessoas, principalmente os jovens. A sociedade chinesa como um todo preza muito conselhos de pessoas confiáveis. Foi assim que surgiu a ideia de criar o projeto “People’s car” (O carro das pessoas). Foi criada uma plataforma através da qual as pessoas podiam imaginar seu carro ideal, brincando com ferramentas de design, desenhando seu projeto e enviando para a montadora alemã. O projeto vencedor teria seu carro, efetivamente, prototipado e produzido. Foi um sucesso e a VW de fato produziu um carrinho flutuante de uma jovem chinesa. Novas edições do “People’s car” virão e a VW já subiu no ranking das marcas mais desejadas para a 76ª posição.





25/06/2013
Internet está presente em 40% dos domicílios brasileiros


A internet já é acessada em 40% das residências brasileiras, fazendo com que o número de pessoas que navega pela rede seja o maior já registrado no país, aponta uma pesquisa divulgada pelo CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) que mapeia o uso da internet domiciliar.
O estudo TIC Domicílios constatou que pela primeira vez na história do país, o número de brasileiros de dez anos ou mais que são usuários de internet (49%) supera aqueles que nunca utilizaram (45%). Esse dado contribuiu para que também crescesse a frequência diária de uso da web, que passou de 53% em 2008 para 69% em 2012.
O número de domicílios brasileiros com internet aumentou quatro pontos percentuais ante o ano retrasado, quando este índice era de 36%. Na divisão por região, a penetração da rede é maior no Sudeste e no Sul, onde ela é acessada em cerca de 48% dos domicílios. O crescimento mais expressivo de deu na região Nordeste, onde a taxa passou de 21% em 2011 para 27% no ano passado.
O uso dos telefones celulares como plataforma para acesso à internet também aumentou. Em 2011, 21% da população tinha esse hábito. Já em 2012, o total chegou a 24%. Apesar disso, os domicílios ainda são os pontos de acesso preferido do brasileiro, sendo citado como o principal local por 74% da população.




24/06/2013
Manifestações adotam “Vem pra rua”


Quando a Fiat lançou a campanha “Vem pra rua”, no meio de maio, convocando os torcedores para o que chama de “a maior arquibancada do Brasil”, a montadora não imaginava que a canção interpretada por Falcão, do grupo  O Rappa, ganharia outro significado com a eclosão dos protestos contra o aumento das passagens de ônibus que tomaram o país nas últimas semanas. O movimento se apropriou do conceito introduzido pela marca em sua comunicação para a Copa das Confederações 2013 para chamar os brasileiros para a rua – não para torcer, mas para protestar.
Em meio às tensões geradas durante essas manifestações, a Fiat divulgou um comunicado informando que elaborou “a campanha ‘Vem pra rua’ com foco único e exclusivo na alegria e paixão que o futebol desperta nos brasileiros”, sendo a estratégia parte dos projetos de investimento da montadora nos esportes. A empresa também confirmou que a veiculação da campanha ocorreria “até o dia 22 de junho, conforme previsto originalmente”.
A montadora informou que não expandirá a campanha e negou que tenha se aproveitado da situação para se promover.




21/06/2013
Brasileiros “completam a Copa” em campanha da Oi


A Oi coloca o torcedor brasileiro como participante efetivo da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014 em sua nova campanha, mostrando que, com seus serviços, ele “completa” os campeonatos. A operadora é patrocinadora oficial das competições Fifa.
No filme publicitário a Oi mostra como o torcedor vai participar da Copa – registrando tudo como cinegrafistas e compartilhando as imagens em seus smartphones, opinando sobre os jogos como comentaristas e dando palpites como técnicos das seleções. O comercial divulga os serviços da operadora – telefonia móvel, banda larga, internet móvel 3G, wi-fi, 4G, orelhão e telefonia fixa.
O comercial tem como base o conceito “A Oi completa você”, lançado pela operadora no início deste ano.





20/06/2013
TAM aposta em advergame para tablets


Um anúncio virtual interativo é a aposta da TAM para destacar os destinos que fazem parte da temporada de esqui da América do Sul. Trata-se de um game e será veiculada em publicações para tablets até o dia 30 de junho.
O advergame – como são chamados anúncios em formatos de jogos – convida o usuário do tablet a um passeio de esqui virtual. O texto do anúncio diz “Quer viver essa aventura? Confira as ofertas para aproveitar a neve” ao mesmo tempo em que mostra as promoções de passagens para o Chile e a Argentina.
Além do advergame, a campanha é composta por uma landingpage e por anúncios nos principais portais brasileiros.





18/06/2013
Vick Pastilhas homenageia o torcedor de janela em nova campanha


A nova campanha de Vick Pastilhas tem como personagem principal o brasileiro que mais grita na hora de assistir futebol em casa – o torcedor de janela. Em seu novo filme a marca convida os torcedores a torcerem pela seleção até ficarem roucos.
A produção apresenta as pastilhas como a principal aliada dos torcedores, para que não percam a voz na hora de torcer e gritar pela seleção. O filme conta com a participação do apresentador Rodrigo Faro, que ao final faz um trocadilho com os famosos gritos de torcedores rivais e a pastilha, dizendo “Pastilhas Vick. Chupa essa”.




17/06/2013
Budweiser convoca torcida a escolher ‘homem do jogo’ da Copa das Confederações


Patrocinadora oficial da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, a Budweiser anuncia o lançamento da plataforma “Man of the Match” (”O Homem do Jogo”, em tradução livre), na qual os torcedores votam para escolher o melhor jogador de cada partida das competições.
A votação neste ano ocorrerá por três canais. Além dos sites da plataforma e da Fifa, será possível escolher o melhor jogador de cada partida também por aplicativos da marca e por sua página no Facebook.
A enquete é aberta no início do segundo tempo de cada jogo e termina 4 minutos antes de acabar a partida. O atleta com o maior número de votos receberá um troféu.





14/06/2013
Ministério da Saúde reproduz bolsas de sangue em abrigos de ônibus


Duas caixas publicitárias dos novos abrigos de ônibus de São Paulo foram substituídas por grandes bolsas de sangue para chamar a atenção da população sobre a necessidade de se fazer doação regularmente. A ação, cujo tema é “Seja pra quem for, seja doador”, do Ministério da Saúde foi feita para o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Este é o primeiro projeto de mídia realizado pela Otima, empresa responsável pela publicidade nos abrigos, além da exposição tradicional de marcas. Para atrair ainda mais a atenção da população, o nível do líquido vai variar, por meio de um mecanismo interno regulado pelo número de postagens nas redes sociais. No layout da bolsa haverá a mensagem: “#doesangue e ajude a aumentar nosso estoque”.
Além das peças especiais localizadas nas Avenidas Doutor Arnaldo e Domingos de Moraes, na capital paulista, 98 faces publicitárias convencionais espalhadas pela cidade apoiarão a campanha.




13/06/2013
Internauta faz sátira de comercial da Hyundai


No caso do programador Hugo Martins, o final de semana não existiu, já que ele comprou o veículo HB20 em janeiro deste ano e até agora não recebeu.
De acordo com Hugo, o carro foi adquirido no dia 8 de janeiro em uma concessionária de Araçatuba, interior de São Paulo, com a promessa de ser entregue em até 90 dias e com possibilidade de redução da espera. Contudo, mais de 140 dias já se passaram e o programador continua na fila de espera.
O vídeo, postado na quarta-feira (29), e já tem mais de 4 mil visualizações. Segundo Hugo, a ideia surgiu na própria agência em que trabalha. “O pessoal já fazia piadinhas o tempo todo do carro, falando que eu ia receber ’só depois da Copa’. Até que tiveram a ideia de fazer uma sátira da propaganda. Gravei em um final de semana e deu certo”.
Hugo também frisou o problema da famosa “propaganda enganosa”. “É desrespeitoso, afinal, a marca vende o que não pode cumprir. Quando não conheço uma marca sempre procuro na internet sobre ela antes de comprar. Mas quando se trata de uma empresa grande, é difícil imaginar que isso vai acontecer. Há uma perda de credibilidade”, afirma.
A concessionária teria oferecido a Hugo o carro em outra cor diferente da escolhida, porém, ele recusou. Sendo assim, o programador continua sem previsão de entrega do veículo.
A assessoria da Hyundai foi procurada pelo Adnews e disse que o caso já foi encaminhado para a ouvidora da montadora. Um posicionamento deve ser emitido ainda hoje (3).




12/06/2013
Zé Gotinha vira rapper em nova campanha


Nos 115 mil postos de saúde, além de pontos itinerantes,são aguardadas 12,2 milhões de crianças para vacinação, o que corresponde a 95% da população alvo, que é de 12,9 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos de idade em todo o País.
Para atingir números tão expressivos, é fundamental uma campanha abrangente, instigante e que desperte atenção das pessoas. “O filme é mais moderno e jovial em relação às recentes campanhas de vacinação infantil.
Resgataram o Zé Gotinha, personagem marcante criado em 1986 mas que, pela primeira vez, interage com as crianças cantando e dançando de forma bastante ágil e descontraída, chamando atenção tanto das crianças como dos adultos.




11/06/2013
A IBM cria outdoors com utilidade prática para os cidadãos em Paris


Bancos para sentar, abrigos de chuva, rampas de acessibilidade estão entre as inclusões no mobiliário urbano. Ação busca divulgar o novo projeto People For Smarter, que ajuda a criar soluções para as cidades ficarem mais inteligentes.
Alô, Alô senhores políticos.




10/06/2013
Apple se mantém como marca mais valiosa do mundo


A Apple se mantém intacta como a marca mais valiosa do mundo, como indica o ranking BrandZ – realizado anualmente pela Millward Brown a pedido do WPP. A idealizadora do iPod, do iPad e do iPhone  cresceu apenas 1% em seu valor desde 2012, mas o suficiente para manter-se no topo da lista, avaliada em US$ 185 bilhões.
As empresas de tecnologia continuam demonstrando a maior força diante do levantamento. O Google assumiu a segunda posição, crescendo 5% e avaliado em US$ 113,6 bilhões, ultrapassando a IBM – agora terceira, com decréscimo de 3% e agora estimada em US$ 112,5 bi.
A Prada é a marca que mais cresceu proporcionalmente, valorizando-se 63% desde o último levantamento e chegando a um valor de marca de US$ 9,5 bilhões – o que a coloca como quarta maior marca do setor de luxo e 95ª globalmente. Outra empresa de destaque é a Samsung, principal concorrente atual da líder do ranking – que cresceu 51%, subiu para a 30ª posição e está avaliada em US$ 12 bilhões.
As 10 marcas mais valiosas do mundo de 2013:


Ranking 2013CategoriaMarcaValor da Marca 2013 ($M)Mudança no Valor da MarcaRanking 2012
1TecnologiaApple185,071+1%1
2TecnologiaGoogle113,669+5%3
3TecnologiaIBM112,536-3%2
4Fast FoodMcDonald’s90,256-5%4
5RefrigeranteCoca-Cola78,415+6%6
6TelecomAT&T75,507+10%8
7TecnologiaMicrosoft69,814-9%5
8TabacoMarlboro69,383-6%7
9Cartões de créditoVisa56,060+46%15
10TelecomChina Mobile55,368+18%10




07/06/2013
São Paulo volta a aceitar propaganda exterior


Por isso insisto, há anos, que sejam realizado melhores estudos em Ribeirão Preto. A Lei Municipal, de autoria do Executivo e aprovada pela Câmara, é ruim, pra não dizer péssima. Tem um novo Plano Diretor para sair da “gaveta”. Que tal incluir uma revisão nele?
Porque em São Paulo o mercado publicitário se reuniu no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) para a apresentação oficial da Otima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano, criada para administrar os abrigos e totens indicativos de parada de São Paulo, após licitação realizada pela prefeitura em 2012. A empresa é fruto de uma sociedade da Odebrecht Transport com a Rádio e Televisão Bandeirantes, a APMR Investimentos e Participações e a Kalítera Engenharia.No momento, 362 novos abrigos com faces para publicidade foram instalados na capital. Até o fim do ano, eles devem ser 1.400. A substituição de todos os antigos abrigos e totens está prevista para 2015.
Ambev (Brahma), Telmex (Net) e Visa foram as primeiras empresas a investirem no projeto. No acordo, cada uma tem direito a utilizar 10.800 faces até dezembro de 2014, além de ter prioridade na escolha das datas e exclusividade para a categoria da marca durante as semanas da Copa do Mundo.
Neste ano, a cidade também deve receber os primeiros abrigos com painéis digitais de tela touch screen.




06/06/2013
Colômbia realiza ação para atrair novos turistas


Todo mundo de olho nos reais dos brasileiros.
Com o slogan “Realismo mágico”, a Proexport, entidade governamental de turismo da Colômbia, além do Fundo de Promoção Turística e a Anato (Associação Colombiana de Agências de Viagem e Turismo), lançaram campanha que tem como objetivo promover a Colômbia como destino turístico e gerar novas oportunidades para o setor.  
Segundo Alejandro Palaez, cônsul comercial da Proexport, a ideia é mostrar que o país mudou muito, não é mais perigoso e, portanto, é o lugar ideal para quem procura, além de um destino agradável, uma experiência inesquecível. Ele explicou que para se chegar ao novo conceito foi realizada uma pesquisa com cerca de mil turistas, que apontaram as principais atrações que visitaram na Colômbia. O executivo disse que, depois disso, foram selecionados 25 opções de passeios, que estão sendo apresentados nessa campanha.
O Brasil é o segundo país onde a campanha foi lançada. Os EUA foram o primeiro. Na sequência, as ações devem acontecer em Argentina, Chile, Peru, México, Espanha e Alemanha.




05/06/2013
Nivea publica anúncio que carrega celular


A Nivea veiculou em alguns exemplares da Veja Rio um anúncio capaz de recarregar celulares. A ação foi feita para divulgar o Nivea Sun e passar a mensagem de que o sol deve ser aproveitado até o último minuto.
O anúncio foi feito com uma placa solar tão fina quanto papel e um plug para que os celulares fossem conectados. O tempo de produção das peças foi de oito meses, sendo seis para o desenvolvimento da tecnologia e outros dois para a impressão





04/06/2013
Rock in Rio deve ultrapassar 600 itens licenciados em 2013


Da cerveja Heineken e uma lata de Coca-Cola Zero – com a já conhecida assinatura “Quanto mais melhor” – até um Fox, o automóvel da Volskwagen, passando por produtos mais tradicionais, como camisetas, bonés, mochilas, imãs, bottons, e material de papelaria, o Rock in Rio deve ultrapassar a marca de 600 itens licenciados em 2013. O número representa mais que o dobro do volume da última edição do festival, em 2011, quando a marca gerou, segundo dados divulgados pela organização, retorno de R$ 3,1 bilhões. 
Até o momento já são 51 empresas licenciadas, que disponibilizarão ao público mais de 100 categorias de produtos, entre alimentícios, vestuário, artigos de higiene, saúde e beleza, eletrônicos, instrumentos musicais, viagens, cursos, entre outros.
Entre as marcas fabricantes, além das citadas, estão Burn, Bacardi Brasil, Trident, Club Social, Bob’s, Taco, Chilli Beans, Niely, Paco Rabanne, Bomber, Touch Watches, Leader, Navcity, Izzo, Ipanema, Rider, Sestini, Victorinox, Wizard, CVC e Dartel Toys. A rede de distribuição inclui pontos de venda oficiais como a loja virtual Submarino, 499 lojas do grupo Pão de Açúcar, 250 corners nas Lojas Americanas, Lojas Leader e postos Shell. A previsão do Rock in Rio é de que 60 empresas associem suas marcas ao evento.





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