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30/08/2013
Vale Nevado quer atrair turistas brasileiros


Os brasileiros representam 65% dos visitantes do Valle Nevado, resort de esqui localizado a 60 quilômetros de Santiago, capital do Chile. Com isso, o Brasil tornou-se o principal foco de investimentos do empreendimento, que está de olho nas tendências de consumo e mudanças econômicas no país para atrair mais turistas.
O grande volume de brasileiros entre os hóspedes fez o Valle Nevado apostar em ações e parcerias no mercado brasileiro, conforme conta Ricardo Margulis, diretor-geral do resort.
Para a temporada de 2013, o Valle Nevado investiu R$ 750 mil em mídia, em um plano que contempla anúncios em revistas, sites e blogs dos segmentos de viagem e luxo. Além disso, o resort fechou parcerias com Vivo, TAM Viagens e Kanui para a realização de promoções. A iniciativa mais importante nesse projeto, porém, é o acordo com a Editora Globo. O Valle Nevado cedeu suas instalações para uma série de reportagens de inverno da revista Quem em troca de anúncios em publicações da editora. Este é o terceiro ano em que a parceria acontece.





30/08/2013
Vale Nevado quer atrair turistas brasileiros


Os brasileiros representam 65% dos visitantes do Valle Nevado, resort de esqui localizado a 60 quilômetros de Santiago, capital do Chile. Com isso, o Brasil tornou-se o principal foco de investimentos do empreendimento, que está de olho nas tendências de consumo e mudanças econômicas no país para atrair mais turistas.
O grande volume de brasileiros entre os hóspedes fez o Valle Nevado apostar em ações e parcerias no mercado brasileiro, conforme conta Ricardo Margulis, diretor-geral do resort.
Para a temporada de 2013, o Valle Nevado investiu R$ 750 mil em mídia, em um plano que contempla anúncios em revistas, sites e blogs dos segmentos de viagem e luxo. Além disso, o resort fechou parcerias com Vivo, TAM Viagens e Kanui para a realização de promoções. A iniciativa mais importante nesse projeto, porém, é o acordo com a Editora Globo. O Valle Nevado cedeu suas instalações para uma série de reportagens de inverno da revista Quem em troca de anúncios em publicações da editora. Este é o terceiro ano em que a parceria acontece.





28/08/2013
Marcas de telefonia móvel não recuperam imagem em 2013


Um ano após terem problemas com a Anatel por maus serviços prestados aos consumidores, as principais marcas de telefonia móvel ainda não recuperaram a imagem positiva que perderam após as punições sofridas em 2012, mostra a pesquisa “Confiança e prestígio das marcas brasileiras”, divulgada nesta terça-feira (27). O levantamento é realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding e avalia a força das marcas com base na lembrança e fidelidade.
A TIM, embora seja a marca mais lembrada de forma espontânea pelos consumidores, com índice de Top of Mind de 29%, vem perdendo defensores ao longo dos anos, fenômeno que se acentuou entre 2012 e 2013. O índice de pessoas que defendem a empresa despencou de 63% para 32% nos últimos 10 anos. A Vivo também teve piora no período, com retração desse índice de 55% para 39%. A situação de Oi e Claro é de estabilidade, mas também ruim, com muitos opositores.
De acordo com Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands, o estudo indica que o investimento em comunicação das empresas de telefonia não é suficiente para reverter a impressão negativa do consumidor. “O número de defensores caiu para todas as marcas em 10 anos e o cenário se deteriorou após as medidas da Anatel. Isso mostra que o dinheiro em comunicação é secundário agora. Para reverter o quadro, é necessário investir em serviço”. Na área de telefonia fixa, a Oi lidera o Top of Mind com 37%, seguida pela Vivo, com 33%. Contudo, quem tem o maior índice de confiança é a GVT, que possui 71% de adesão de marca, seguida por Net (64%), Vivo (62%) e Oi (60%).




28/08/2013
Em relação ao mercado de automóveis, segundo a ABA e a Top Brands….


Outra categoria que merece atenção especial é a de automóveis. Apesar da competição aumentar anualmente, as tradicionais montadoras continuam na liderança. A Volkswagen tem 29% de lembrança espontânea de marca, seguida pela Fiat, com 23%. “Embora o cenário seja de deterioração no longo prazo, vemos que duas marcas vêm mantendo posição forte, independente da concorrência crescente”, observa Machado.
No índice adesão de marca, a marca alemã é a com o maior número de defensores (60%), seguida pela Fiat (53%). Já a Chevrolet, com 50% de defensores, é a que tem o maior número de pessoas que se opõem à marca: 13%, contra 7% de Fiat e 5% de VW. O Gol, carro da VW, é o modelo mais lembrado (15%), seguido pelo Pálio (8%).




28/08/2013
Pelo lado dos bancos a coisa não parece tão feia.


Já a categoria de bancos, que vem investindo forte em branding nos últimos anos, registrou queda no índice de consumidores que se opõem à categoria. O Itaú foi mais uma vez a marca Top of Mind. No entanto, a marca com mais defensores foi a Caixa, com 63%, contra 48% de defensores do Itaú e 53% do Bradesco.



27/08/2013
E-commerce cresce 24% no primeiro semestre


De 1º de janeiro a 30 de junho, 35,54 milhões de compras foram realizadas pela internet no Brasil. O número, apresentado no 28º relatório “Webshoppers”, conduzido pela E-bit, representa um aumento de 20% em relação ao último estudo no mesmo período de 2012. Para a pesquisa, a empresa analisou mais de nove mil lojas virtuais. O resultado comprova crescimento de 24% no comércio eletrônico nacional em relação ao primeiro semestre do ano passado.
2013 deve chegar ao fim com faturamento de R$ 28 bilhões, 25% a mais que o total registrado em 2012: R$ 22,5 bilhões. Neste primeiro semestre, o faturamento foi de R$ 12,74 bilhões. Cerca de 50 lojas respondem por 80% do faturamento nacional anual.
O estudo considera apenas bens de consumo, por isso vendas de passagens aéreas, pacotes de viagem e tratamentos estéticos, considerados serviços, não foram inclusos. “Um dado importante é a chegada da categoria Moda e Beleza ao topo do ranking. O segmento, que em 2007 ocupava a 26ª posição, avançou na lista dos mais vendidos e finalmente se consolidou no primeiro lugar, com 13,7%. Alguns fatores que podem explicar esse crescimento são a chegada de grandes players, como Netshoes e Dafiti, a influência das blogueiras e o surgimento dos clubes de compra. Em seguida, vêm: Eletrodomésticos (12,3%); Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde (12,2%); Informática (9%); e Livros/Assinaturas e Revistas (8,9%).




26/08/2013
Anúncio para iPad coloca usuário pedófilo atrás das grades


O movimento Bandeiras Brancas criou uma campanha contra o consumo de conteúdo pornográfico infantil. A iniciativa tem parceria do site Sensacionalista. Foi publicada uma matéria no periódico, conhecido por seu conteúdo fantasioso e humorístico, sobre uma menina de 12 anos que teria colocado silicone para posar nua e viajar à Disney.
O leitor que clicar no link para ver as fotos da matéria será automaticamente direcionado para a página do Bandeiras Brancas, onde a sua própria imagem aparecerá atrás das grades com a seguinte frase: Cuidado. Ser voyeur de criança também é crime.
Para o iPad aproveitaram um “defeito” que a tela do gadget possui: o reflexo. Quando o leitor clicar nas fotos da matéria, uma grade surgirá sobre o reflexo do seu próprio rosto.
A ideia é mostrar que consumir pornografia infantil é crime. E muita gente que consome por curiosidade estimula a indústria de produtores ‘pedófilos’ que criam esse tipo de conteúdo. Se você está vendo é porque alguém produziu e alguma criança foi ‘traumatizada’, e é contra isso que estamos lutando.




26/08/2013
De Copa a Copa, faturamento da Globo com futebol sobe 130%


Considerando o preço de tabela, a Globo faturará R$ 1,438 bilhão com a transmissão da Copa do Mundo 2014. Já com o pacote Futebol 2014, o valor total das seis cotas comercializadas seria de R$ 1, 113 bi. Somados os valores, a transmissão do esporte pela emissora chega ao total de R$ 2,55 bilhões – descartando possíveis descontos oferecidos a cada um dos cotistas.
Como grau de comparação, o futebol teria rendido, por tabela, R$ 1,15 bilhão para a emissora em 2013 – já que não houve um pacote especial para a Copa das Confederações. Já em 2010, último ano com presença do torneio mundial na grade, o faturamento com futebol teria sido de R$ 1,106 bilhão, sendo R$ 490 milhões com a Copa (seis cotas de R$ 81,8 cada) e R$ 616 milhões com o Pacote Futebol (cinco cotas de R$ 116 milhões cada, além do extinto top de 5 segundos, comercializado à época por R$ 36 milhões).
Os valores mostram a valorização da transmissão do futebol na Globo, considerando que, no intervalo de três anos, apenas o pacote regular de futebol tornou-se mais rentável que o de um ano que teve o reforço da Copa do Mundo. De um torneio da Fifa para o outro, o avanço em faturamento anual da emissora com o futebol é de aproximadamente 130%.




22/08/2013
Red Bull se incomoda com cervejaria britânica


A Red Bull entrou em contato com uma pequena cervejaria de Norfolk (Inglaterra) listando uma série de reclamações. O motivo: a empresa registrou a marca Redwell, seu nome, na categoria de bebidas, o que inclui energéticos. De acordo com a BBC, o gerente de marca da Red Bull, Hansjorg Jeserznik escreveu para a Redwell reclamando sobre o nome “bastante parecido” da cervejaria com sua antiga marca, a RED.
Patrick Fisher, o proprietário da cervejaria, se disse chocado com o contato. “É como se uma nuvem negra pairasse sobre nós. Nosso nome é diferente, nossa marca é diferente. Não fazemos bebidas energéticas e não planejamos entrar na Fórmula 1 ou mandar um homem mergulhar do espaço tão cedo”, disse.
A Red Bull, posteriormente, enviou uma segunda correspondência à Redwell, afirmando que a situação não se tornará um problema uma vez que o nome não seja usado no mercado de bebidas energéticas. Um porta-voz da empresa afirmou que “não há disputa no caso”. “A intenção da Red Bull é permitir que a Redwell mantenha sua marca para cervejas, contanto que não a use para bebidas energéticas. A Redwell concordou com isso”, completou.




21/08/2013
Anúncios em ônibus e vans devem voltar a São Paulo


A Câmara Municipal de São Paulo deve votar ainda este ano um projeto de lei que permite a veiculação de anúncios nos 15 mil ônibus e sete mil vans de São Paulo. A inciativa altera um dos artigos da Lei Cidade Limpa, criada em 2007, que também proíbe publicidade em outdoor e regula o tamanho de letreiros e placas em estabelecimentos comerciais.
Segundo o vereador Antonio Goulart (PSD), autor do projeto, a verba com essa publicidade ajudaria a reduzir a tarifa dos ônibus, que hoje é de R$ 3.
Vale lembrar que outras duas alterações na Lei Cidade Limpa já foram feitas por Haddad, por meio de decretos. O prefeito autorizou os cartazes nos cinemas e teatros e também permitiu ônibus e táxis a veicularem, por 30 dias, uma campanha promovida para incentivar o uso de bicicletas na cidade.
Recentemente, a licitação do mobiliário urbano trouxe de volta à cidade a publicidade em mídia exterior, com a veiculação de campanhas em relógios de rua e abrigos de ônibus em São Paulo. Ao todo, serão instalados 7.500 novos abrigos de ônibus, 14 mil pontos de ônibus e mil relógios de rua.




20/08/2013
GfK inicia mensuração de audiência de TV aberta no Brasil


Os meses de negociações entre emissoras de TV brasileiras e o grupo de pesquisa de mercado alemão GfK (Gesellschaft für Konsumforschung – Sociedade para Pesquisa do Consumidor) finalmente chegaram ao fim.
Representantes da empresa apresentaram as tecnologias e métodos utilizados pela multinacional na medição de audiência e adiantou parte dos planos da GfK, presente em mais de 100 países, para o Brasil.
Serão 66 mil domicílios, de 15 áreas metropolitanas do país, que participarão da primeira fase de pesquisas, que contará com entrevistas presenciais, assistidas por computador e/ou questionários em papel.
Fundada em 1934, a GfK tem tido crescimento médio anual de 15% nos últimos cinco anos. A companhia é forte na Europa e considerada uma das maiores do mundo no seu segmento.




19/08/2013
Anhembi Morumbi faz “acordo” com melhores do vestibular


A Anhembi Morumbi inicia campanha que divulga o Vestibular Top 50, iniciativa da universidade para premiar com bolsas de estudo integrais os melhores colocados na prova de ingresso.
Para divulgar o programa, que está na segunda edição, a agência recorreu ao apresentador Marcelo Tas. O mote da comunicação é um acordo entre a universidade e seus futuros alunos – eles passam noites sem dormir para estudar e deixam de ir a baladas, enquanto a Anhembi Morumbi cumpre sua parte do acordo oferecendo a bolsa.




16/08/2013
MaxHaus lança tênis em vez de apartamento em nova campanha


A MaxHaus é conhecida por seus empreendimentos imobiliários. Na sua nova campanha, porém, a marca lança um tênis, e não um prédio ou um conjunto. Essa foi a solução encontrada pela Talent, que assina a criação da comunicação, para destacar a oferta de qualidade de vida do novo empreendimento da empresa, o MaxHaus Vila Olímpia.
O tênis simboliza o desapego dos carros e, consequentemente, uma vida sem trânsito. A ideia é mostrar que a localização do apartamento possibilita ao público que trabalha e se diverte na região realizar as principais tarefas do dia a dia sem precisar de automóveis para se locomover.
Dando continuidade ao conceito “MaxHaus. Para cabeça sem paredes”, a campanha é composta por peças que contêm frases que refletem uma vida sem carro, como “Que tal não pensar no nó que está o trânsito e pensar apenas em amarrar o tênis?”.




16/08/2013
Cointreau ajuda consumidores a voltarem para casa


Ação divulga o drink CointreauFizz e será realizada em bares de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e RecifeAção foi criada pela Agência SuperA partir desta sexta-feira (16), os consumidores de 25 bares nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife poderão contar com um serviço especial oferecido pelo licor Cointreau: por meio de agendamento no bar participante, será possível solicitar o Motorista Cointreau, que estará disponível para dirigir o carro do consumidor até a sua casa. A ação, criada pela Agência Super, tem como objetivo divulgar o novo drink da marca, CointreauFizz, recém-lançado em Paris.



15/08/2013
Com Neymar e Lucas, Volkswagen aposta na confiança


“O Brasil confia em você”, repete Lucas, do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira em frente ao espelho, no vestiário. O mesmo faz Neymar, do Barcelona e também da seleção, em clima de preparação para uma importante partida. Momentos depois, um rapaz desconhecido também diz a mesma coisa. Dessa vez, porém, ele se refere a um Gol, para quem está afirmando a confiança dos brasileiros.
Esse é o novo filme publicitário da Volkswagen. O comercial destaca a história da montadora no Brasil, que tem mais de 60 anos, e a confiança que seus carros inspiram no brasileiro.
A campanha dá continuidade à estratégia da Volkswagen de utilizar célebres craques da seleção brasileira como seus embaixadores. Neste ano, a montadora lançou sua comunicação de 60 anos, em que conta com Pelé, Rivellino, Raí, Cafu, Lucas e Neymar como garotos-propaganda.




14/08/2013
Alegria aumenta intenção de compra


Campanhas publicitárias que estimulam emoções positivas, como alegria, surpresa e encantamento, aumentam a intenção de compra, mesmo que o consumidor não saiba indicar isso de forma racional.
A pesquisa aponta que as campanhas mais bem avaliadas pelos consumidores têm três características fundamentais: aceleração, cadência e encanto. A aceleração está presente nos primeiros segundos do filme, despertando intensamente as emoções de alegria e surpresa. Já a cadência é a forma de contar uma boa história. De acordo com o estudo, uma boa cadência pode alavancar a audiência já nos primeiros 10 segundos do enredo. Por último, o encantamento está presente nas campanhas que apresentam um “grand finale”, que têm um pico de alegria no final precedido de surpresa.
Os pesquisadores utilizaram a metodologia do neuromarketing “Facial Recognition”, desenvolvida na Universidade de Lausanne, na Suíça. Baseado em um software de reconhecimento facial, o sistema mapeia pontos específicos do rosto do espectador e mensura as emoções não voluntárias e a intensidade delas. O estudo analisou a reação de 400 consumidores a 100 peças publicitárias dos segmentos de telecom, cerveja, bancos e automóveis.




13/08/2013
Um ano após a “Lei da TV Paga”, mercado pede ajustes


Um ano após a aprovação da lei 12.485/2011, conhecida como Lei da TV paga, operadoras, canais e produtoras pedem ajustes. Fiscalizada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), a lei tem o objetivo de aumentar a produção audiovisual brasileira e determina, entre outros pontos, uma cota mínima de três horas de produção nacional nos canais de TV por assinatura por semana.
Do lado das TVs, o principal questionamento é sobre quem paga o custo de inserir produções nacionais na programação. “Esse é um mercado extremamente competitivo, com muitos players disputando. Eu não posso repassar o custo para o assinante”, assinalou Fernando Magalhães, diretor de programação da Net Serviços, durante o congresso da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), que se encerra nesta quinta-feira (8), em São Paulo.
Do lado das produtoras, uma das críticas é sobre a burocracia na liberação do dinheiro incentivado. No ano passado, a Ancine liberou um fundo de incentivo de R$ 205 milhões voltado à produção independente. O valor agrega investimentos em produção de séries e longas-metragens para TV, além de produções para cinema.
Contudo, tem sido lento demais o processo para a aprovação dos projetos financiados pela agência, a liberação da verba e o depósito efetivo do dinheiro do incentivo na conta da produtora beneficiada, chegando a demorar seis meses. Produtoras reclamam que o processo fragiliza a saúde financeira das companhias, que precisam bancar, com capital próprio, produções que giram na casa dos milhões. “As que podem produzir são as que têm um banco do lado, e eu não tenho”, disse Denise Gomes, sócia-diretora da BossaNovaFilms.




12/08/2013
Copa 2014 deve atrair R$ 25 bilhões de turistas


A Copa do Mundo 2014 deve gerar nada menos que R$ 25,2 bilhões em gastos de turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Os dados são da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que espera receber para o evento 3,6 milhões de pessoas entre deslocamentos nacionais e internacionais – exatamente metade dos 7,2 milhões esperados para todo o ano em questão.
O montante é 28 vezes maior que o arrecadado durante a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), realizada no início do mês no Rio de Janeiro, que arrecadou, segundo a entidade, cerca de R$ 900 milhões – oriundos da participação de 1,3 milhão de pessoas. O gasto foi ainda maior que a expectativa inicial da Embratur, de R$ 660 milhões.
A maior parte dos turistas dedicados a acompanhar a Copa 2014 deve ser de brasileiros. O instituto espera o deslocamento de 3 milhões de turistas locais em viagens com ligação direta ao evento, os quais movimentarão, segundo suas estimativas, R$ 18,3 bilhões. Já o número de estrangeiros deve ficar em torno dos 600 mil, o dobro dos que embarcaram rumo à África do Sul em 2010, injetando mais R$ 6,9 bi.
As estimativas consideraram consideram uma estadia média de 10 dias nas cidades-sedes – que aumenta para duas semanas no caso de turistas estrangeiros. O Rio de Janeiro e Brasília são as cidades mais caras entre as 12 capitais, com gasto médio diário de R$ 824 por pessoa, incluindo aí alimentação, hospedagem, transporte e compras. Em seguida aparecem Belo Horizonte (R$ 709) e São Paulo (R$ 645). Entre as mais baratas estão Natal (R$ 412) e Curitiba (R$ 422).
São Paulo deve receber o maior número de turistas, 595 mil, que movimentarão R$ 3,84 bilhões. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (423 mil, R$ 3,52 bilhões), Brasília (202 mil, R$ 1,67 bi), Belo Horizonte (216 mil, R$ 1,53) e Fortaleza (283 mil, R$ 1,51 bi). As duas de menor visitação – e consequentemente de menor movimentação de valores) serão, segundo estimativas da Embratur, Cuiabá (122 mil, R$ 660 milhões) e Manaus (95 mil, R$ 460 milhões).




09/08/2013
Fiat mostra Punto como “Um &*#! carro”


A Fiat aproveitou a forma natural como as pessoas usam palavrões para elogiar algo na divulgação o Novo Punto 2014. Na campanha “Um &*#! os personagens enaltecem o automóvel de forma espontânea, sem se importar com os termos usados.
São dois filmes: “Lâmpada” e “Telefone”, que mostram a reação de pessoas ao ver invenções pela primeira vez e soltando um palavrão, por se tratar de algo surpreendente. Posteriormente, a mesma situação acontece com os clientes ao conhecerem melhor o Novo Punto 2014.
Há, porém, duas versões para cada filme. Os filmes com os palavrões – que são substituídos por sonoros “piiis” – serão veiculados exclusivamente à noite. Para os demais horários, circulará uma versão adaptada, nas quais os palavrões dão lugar a elogios mais suaves. A nova campanha também conta com anúncios e peças online.




08/08/2013
Itaú coloca crianças em contato com a música clássica em novo filme


Com a plataforma #issomudaomundo, o Itaú divulga suas iniciativas de cunho cultural e responsabilidade social. O mais novo filme da campanha do banco coloca crianças em contato com a música clássica.
A produção mostra crianças falando sobre o que pensam ser musica clássica antes de serem levadas a um concerto. Depois, o mesmo grupo assiste a uma apresentação e falam sobre suas impressões – que se convertem em surpresas positivas. O filme foi gravado na Sala São Paulo com o apoio da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.
A ação faz parte da segunda fase da campanha #issomudaomundo, que tem o objetivo de comunicar e engajar a população nas causas que transformam a sociedade apoiadas pelo banco: educação, cultura, esporte e sustentabilidade.




07/08/2013
Brahma faz “Invasão Country” com Fernando e Sorocaba


A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba abduz uma série de objetos e pessoas com sua nave em forma de chapéu e leva todos à Festa do Peão de Barretos, promovendo uma verdadeira Invasão Country. Esse é o mote do novo filme da Brahma, patrocinadora oficial do evento.
A nave passa por diversos locais abduzindo pessoas de vários perfis diferentes, mostrando que a festa do peão, que chega a sua 58ª edição, é heterogênea e recebe todo o tipo de público. “Para a Brahma, o rodeio é uma festa de misturas, onde várias tribos se encontram para curtir o country. Segundo eles, não existe mais um público padronizado.




06/08/2013
Entidades voltam a criticar Cidade Limpa


Aproximadamente R$ 400 milhões. Esse é o valor que a cidade de São Paulo perde a cada ano com a Lei Cidade Limpa, que proíbe publicidade em outdoors e regula o tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais. Segundo o setor, a implantação dessa legislação, em 2007, trouxe um grande prejuízo para a cidade, que deixou de arrecadar em publicidade e não recebeu os benefícios tão esperados pela população, já que ter uma cidade limpa é muito mais do que cortar a publicidade exterior. É preciso cuidar da limpeza das ruas, do paisagismo, das caçambas espalhadas pela cidade, buracos, iluminação, pixações e de muitos outros pontos.
Apesar das restrições em São Paulo continuarem, no início deste ano o mercado publicitário comemorou a volta da publicidade às ruas de São Paulo. Uma audiência pública, realizada pela Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) e apela SPObras (São Paulo Obras), anunciou o retorno e as metas de instalação do novo mobiliário urbano na capital paulista, bem como as regras iniciais de concessão da exploração desses espaços para publicidade. Ao todo, serão instalados 7.500 novos abrigos de ônibus, 14 mil pontos de ônibus e mil relógios de rua.




05/08/2013
Boni estrela anúncio da rede Zona Sul


José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-comandante da Rede Globo, é o protagonista de um dos anúncios da campanha “Cariocas de coração”, da rede de supermercados Zona Sul. Criada pela WMcCann, a estratégia mostra personalidades que, mesmo não tendo nascido no Rio de Janeiro, são “a cara do estado”, como Ricardo Amaral e Manoel Carlos.



05/08/2013
Ministério do Turismo investe R$ 280 mi em São Paulo


O Ministério do Turismo e a Prefeitura de São Paulo firmaram um acordo para o desenvolvimento da infraestrutura turística da cidade. Ao todo, o governo investirá R$ 279,5 milhões em melhorias em vias, complexos de eventos e parques públicos.
O acordo prevê o repasse de R$ 160 milhões para investimentos em melhorias no autódromo de Interlagos, R$ 60 milhões para reformas no complexo do Anhembi e R$ 40 milhões para incrementar o carnaval paulistano, com a construção do projeto Fábricas de Samba. As três obras fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Turismo.
Além disso, R$ 19,5 milhões serão destinados à primeira etapa de implantação de infraestrutura de acessibilidade em rotas turísticas, que incluem os entornos do Parque do Ibirapuera e da Rua da Consolação. O projeto integra a programação do governo para a Copa do Mundo de 2014 e prevê a adequação de 42.982 metros quadrados de passeios públicos e calçadas.




05/08/2013
Recompensa é essencial na publicidade móvel, aponta estudo


Dar algo a consumidor em troca de sua atenção e do seu tempo é algo fundamental para o engajamento entre ele e a marca na publicidade das plataformas móveis, mostra um estudo conduzido pela consultoria Millward Brown em parceria com a SessionM, empresa especializada em publicidade mobile. Apesar da pouca popularidade da publicidade entre os usuários dessas plataformas – apenas 9% consideram-na favorável – o estudo descobriu que os consumidores são mais propensos a se envolver quando as marcas lhes oferecem um valor tangível em troca de seu tempo e atenção.
Os dados mostraram que o público recompensado é duas vezes mais propensos a interagir com as marcas. Apenas 15% dos que não recebiam recompensas clicaram no anúncio, enquanto os que recebiam algo em troca somaram 34%.
Além disso, 26% dos usuários recompensados pensaram em comprar algo relacionado à marca, enquanto esse índice caiu para 18% no outro grupo. A pesquisa indica, por fim, que o consumidor precisa acreditar que o “clique” valerá a pena, o que julga positivo se o tempo e a atenção gastos no processo resultarão em algo útil para ele e sua família, se é algo que usaria ou estaria interessado e se o anúncio é interativo, entre outros fatores.




05/08/2013
Ford faz anúncio chegar antes de revista


Posicionado na primeira colocação dos rankings comparativos, o New Fiesta 2014 chegou também primeiro que seus concorrentes na casa dos consumidores. Essa foi a ideia por trás da ação “O anúncio que chegou antes da revista”, desenvolvida pela JWT para a Ford.
A estratégia consistiu no envio de 900 mil anúncios, via e-mail e correspondência, para assinantes das revistas Veja e Época. As peças, porém, chegaram dias antes dos exemplares das publicações, mostrando que o modelo continua à frente de seus concorrentes.





05/08/2013
Guaraná Antarctica transforma Narcisa Tamborindeguy em carroceira


Para comemorar o sucesso do lançamento da primeira garrafa 100% reciclada do Brasil, feita totalmente com outras PETs, além de incentivar a reciclagem, o Guaraná Antarctica convoca uma celebridade para ser carroceira por um dia, ajudando no trabalho das cooperativas e catadores de lixo. Para mostrar que todos devem se mobilizar pela causa, a socialite Narcisa Tamborindeguy assumiu a Carroça da Reciclagem.
A socialite puxou a carroça pelas ruas de São Paulo coletando todo o tipo de garrafa PET. O percurso terminou em uma cooperativa de reciclagem de lixo, onde a carioca entregou as garrafas coletadas e ganhou um diploma de carroceira oficial de Guaraná Antarctica.




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