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29/08/2014
Será o fim de logos nas roupas?


Não sei se a queda de vendas influenciou.

A Abercrombie & Fitch e a Hollister Co., empresas que são coirmãs, apresentaram queda de vendas no segundo quadrimestre. A primeira de 1% e a segunda de 10%.

Como são marcas voltadas para os jovens, a empresa declarou que este segmento está mais ligado na Forever 21 e na H&M, em função dos preços mais baixos.

Ainda segundo a empresa as duas marcas reduzirão as roupas que divulgam a marca pela metade.

Já a partir de outono do ano que vem, os logos das marcas estarão reduzidos a quase nada.




28/08/2014
A Zara e o pijama que se assemelha com uniforme do holocausto


A indústria veio a público se desculpar, depois que surgiram comparações entre um pijama da marca o o uniforme de presidiários do holocausto.

Segundo o fabricante, o pijama listrado de azul e branco com uma estrela de seis pontas dourada no peito foi inspirado em xerifes do faroeste.

A peça foi posta à venda na Turquia através do e-commerce da marca ao preço de 10,95 euros. Israel, França e Suécia também tiveram disponibilidade do item.

Ainda segundo a empresa, o item foi retirado de comercialização, além do pedido de desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas.





27/08/2014
Antonio Ermírio de Moraes num Fiat


Além da campanha para governador que o empresário Antonio Ermírio de Moraes participou, também me lembro dele numa campanha da Fiat.

À época, um dos mais famosos publicitários do país, Washington Olivetto, era vizinho do empresário.

Ele pensou em colocá-lo dentro de um Fiat, já que com os seus 1,90 m mostraria o quanto o carro era espaçoso.

Para convencê-lo, Olivetto ofereceu um super cachê, que o empresário doaria para uma instituição de caridade, e o feito seria dito no comercial.

Pronto. Se transformou num dos mais conhecidos feitos da comunicação brasileira.






26/08/2014
Dias e horários nobres nas redes sociais


O comportamento dos internautas nas redes sociais segue alguns padrões que devem ser considerados pelas marcas em suas ações na web. Há horários e dias da semana nobres por terem um engajamento maior dos usuários. As postagens aumentam no Facebook e Twitter às quartas e quintas-feiras, registrando queda brusca aos fins de semana, segundo estudo realizado pelo Scup que analisou mais de 86 milhões de posts e comentários coletados pela ferramenta em 2013.

Cerca de 16% do total de publicações monitoradas no Facebook foram registradas às quintas-feiras. Além dos dias da semana, há horários mais agitados nas redes sociais. Os horários pré-almoço, entre 11:00 e 12:00, e pré-saída do trabalho, das 16:00 às 17:00, nos dias úteis, são os momentos em que os usuários mais entram na principal rede social. Já no Twitter, os dias preferidos são terça, quarta e quinta. O número de tweets se torna mais expressivo a partir das 11:00.

Já no Instagram, os usuários preferem postar aos fins de semana. Aproximadamente 32% das publicações são feitas no sábado e no domingo. Durante a semana, os usuários mostram-se mais noturnos: o número de publicações costuma crescer a partir das 17h. O período da tarde e da manhã são menos movimentados. O número de postagens nas três redes sociais continua alto na volta para casa, entre 17:00 e 20:00, após o expediente. Isso se deve provavelmente aos acessos via smartphone.
Esta nota é copiada na íntegra do Mundo do Marketing. Jornalista Renata Leite .




22/08/2014
Empresas de telefonia cravam no futebol.


Se a Vivo tem o patrocínio na Globo e a Claro o Neymar, a TIM, além do patrocínio de diversos times, traz a cultura do esporte na sua última campanha.
“O esporte mais popular do Brasil é torcer” traz nos filmes que estrearam este mês, os hábitos dos torcedores do futebol brasileiro.
Figuras como o velho e bom radinho de pilha, os trejeitos do narrador, a televisão de tubo, o apito do árbitro, entre outros, tentam mostrar as peculiaridades que cercam o esporte.
Mais do que isto. A torcida do Flamengo, considerada a maior do país, indo para o estádio; o bolinho de bacalhau servido em um boteco português lotado de cruzmaltinos, traços simbólicos do Vasco; fanáticos do Corinthians fazendo a festa nas arquibancadas com o “poropopó”; a vizinhança italiana unida esbravejando com um gol do Palmeiras; os três títulos mundiais vencidos pelo São Paulo no Japão, em que um fã oriental identifica os anos (1992, 1993 e 2005) das conquistas na camisa do clube. Isso tudo fechando com o slogan “Enquanto você torce, a TIM está com o seu time”.
No Brasil o futebol não se resume a hora do jogo. Está na veia do brasileiro todos os dias.




21/08/2014
30% menos sódio, promete a Knorr


Com o nome de “Balance”, a nova linha de caldos Knorr promete de 25 a 30% menos sódio nas suas fórmulas.
Nas versões carne, legume e galinha, vem com mais temperos e ervas, para manter a intensidade do sabor.
Para quem busca opções mais saudáveis para suas receitas, os tabletes estarão disponíveis nos pontos de vendas, a partir de setembro.
As embalagens ainda virão com dicas de pratos com menos sódio, e com o preço de R$ 1,40.
Eles estão se antecipando ao que deverá virar lei em breve.




20/08/2014
Bolt usa Havaianas


E parece que foi espontâneo.
Durante o desafio que Usain Bolt participou no Rio de Janeiro no último final de semana, o corredor Jamaicano apareceu com um par de sandálias verde da marca Brasileira.
É que ao final da prova, ele jogou seu par de sapatilhas para a torcida. Em função do forte calor, alguém jogou um para de Havaianas para ele, que prontamente calçou na hora.
Isso gerou comentários em todo o mundo.
Aproveitando o enorme buzz, a agência Cyrk produziu rapidamente o este post.





19/08/2014
Balde de água gelada rende US$ 15 milhões a ONG.


O desafio partiu do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Empresários deveriam derrubar um balde de água gelada em suas cabeças ou doarem uma quantia para a ONG ALS Foundation. Ou ainda, fazer ambas as coisas. E deu resultado.

Mais de US$ 15 milhões foram enviados para a empresa do terceiro setor especializada no combate à Esclerose Lateral Amiotrófica. No mesmo período do ano passado, a entidade havia recolhido US$ 1,8 milhão.

Outros empresários toparam o desafio. Bill Gates, da Microsoft, T im Cook, da Apple, e Larry Page, do Google.

No Brasil, a marca de bolinho Ana Maria fez a doação de US$ 100 para a ALS Foundation. A marca ainda postou em seu perfil no Facebook a imagem de um bolinho derrubando um balde de água sobre sua cabeça.

Uma iniciativa espetacular, sem intenção de promoção pessoal ou empresarial, que poderia ser repetida, imitada ou servir de inspiração para outras ações.





15/08/2014
Ballantine’s com cara e gosto de Brasil


O Brasil deve estar com um peso significativo em alguns segmentos.

Desta vez é no setor de bebidas.

Um Ballantine’s com o uísque escocês e que fica reservado em barris com cascas de limão. Ballantine’s Brasil, terá venda global, mas no país será exclusividade do Nordeste.

O preço anunciado será de R$ 49,90.

Na verdade, a marca quer ingressar no mercado de drinques. Eles querem induzir o consumidor a trocar a vodka e o run, que são comuns em batidas, sejam substituídos por uísque.

Por isso, desenvolveram várias misturas, sugerindo drinques com a bebida.

“Highland Samba”, que mistura Ballantine’s Brasil e limonada, servido com gelo e dois pedaços de limão. “Glen Rio”, o uísque com suco de maçã; “Caledino”, que é Ballantine’s Brasil com limão fresco (espremido) e pitadas de açúcar; e o “Glen Coco”, que se diferencia do Caledino, pelo coco.

Vejam o site especial criado pela empresa. http://www.mixitwithbrasil.com/web/




14/08/2014
Botão “like” do Facebook é usado pela primeira vez num anúncio físico.


Quem assina a Revista Contigo, ou quem tiver curiosidade, vai ver na edição desta semana, um anúncio da C&A com o botão “like” do Facebook.
Foi feita uma parceria com a Tim e a Microsoft para possibilitar a estratégia.
As revistas receberam uma placa eletrônica que torna possível o leitor escolher um look que o agrade. A partir daí surgirá na timeline da pessoa a sua interação com o anúncio.
Todos os leitores que se cadastrarem receberão em casa um exemplar exclusivo da revista com o look personalizado.
Os “likes” serão enviados a um display que estará na loja do Shopping Morumbi, em São Paulo, e outro em Ipanema, no Rio de Janeiro, indicando os looks mais curtidos.




13/08/2014
Colgate Total 12 pode conter substância cancerígena


Essa foi a informação de ontem dada pela Bloomberg News.

Uma substância de nome triclosan, contida no produto, pode causar o aumento de células cancerígenas no organismo humano.

Experimentos em animais foram associados a alteração do equilíbrio hormonal, de acordo com relatório da U.S. Foods and Drug Administration, da FDA, e que consta no site do órgão.

Ficou bem claro que os resultados ainda não são conclusivos, se afeta a saúde do ser humano, como também, constata a sua eficácia no combate a gengivite.

A substância é usada como antibacteriano e é encontrado também em sabonetes para as mãos, utensílios de cozinha e brinquedos de criança. 





12/08/2014
Friboi, Ambev e OAS são as empresas que mais doaram para as campanha presidenciais, até agora.


A JBS (Friboi), a Ambev e a construtora OAS são as principais financiadoras das campanhas presidenciais de 2014 até agora. De acordo com a primeira rodada de prestação de contas das campanhas do Tribunal Superior Eleitoral, as três companhias juntas são responsáveis por 65% de toda a verba doada. Até agora, os 11 candidatos à presidência arrecadaram R$ 31,2 milhões, dos quais, 91% são oriundos de empresas privadas, 6% vêm de financiamento público de fundos partidários e 3% são fruto da contribuição de pessoas físicas.

Os três candidatos melhor colocados nas intenções de voto são também os contemplados com as maiores quantias das companhias. Só a JBS investiu R$ 11 milhões: Dilma Rousseff e Aécio receberam R$ 5 milhões cada e Eduardo Campos, R$ 1 milhão. O valor doado pela empresa representa 35% do total da primeira rodada de prestação de contas eleitorais.

A campeã em doações para os políticos, no entanto, não figura entre as 30 marcas que mais investiram em mídia no ano passado. A JBS não abre seus gastos na área, mas a quantia dispendida ficou abaixo da última colocada da lista do Ibope, a Net Comunicação, cujo valor estimado chegou R$ 584 milhões (dado que considera a tabela cobrada pelos veículos).

Aécio lidera em investimento privado

A Ambev aparece ao lado do frigorífico em investimentos nas campanhas, com um repasse de R$ 6,7 milhões ao PT, PSDB e PSB. A OAS por sua vez investiu R$ 2,6 milhões nos candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos. Até o momento, a divisão dos recursos entre os presidenciáveis é liderada por Aécio, com R$ 11 milhões disponíveis. Em segundo lugar, aparece Dilma, com R$ 10,1 milhões, e Eduardo Campos, com R$ 8,2 milhões.
(Nota extraída do Mundo do Marketing)




08/08/2014
Campanha da Unicef simplesmente genial


A agência sul-coreana Daehong Communications criou vários bonecos estilo “João Bobo”, com imagens de crianças carentes e espalhou pela cidade de Seul.
A ação “Roly Poly”, tem o boneco deitado, que vai se colocando em pé, na medida que as pessoas depositam suas moedas em seu interior. 
A ideia central é a de “levantar” essas crianças através de doações.
Em pouco tempo, mais de dez mil pessoas contribuíram com a causa.
Óbvio que a ação gerou enorme buzz nas redes sociais e, claro, muita mídia espontânea nos veículos de comunicação.





07/08/2014
Os pais vão ganhar presentes.


Segundo o Ibope e-commerce, 61% dos internautas pretendem comprar um presente para os pais.
Pouco mais da metade deste público vai comprar pela internet.
Os motivos são vários. Comodidade, vantagem de preço se comparado às lojas físicas e a variedade de itens encontrados nas lojas virtuais.
78% dos pesquisados deverão pagar com cartão de crédito, tendo como gasto o valor entre R$ 50 e R$ 150.
Nas relações de presentes constam todo tipo de itens. Vestuário, informática, cine-foto-som, etc.
Cá entre nós. Tudo muito lindo, mas bem abaixo dos números referntes ao dia das mães.




06/08/2014
Coca Cola corta publicidade em canais da Russia


Essa é a informação do jornal Vedomosti.
Foram 4 canais de televisão, três ligados a um banco objeto de sanções pelo ocidente e outro administrado pelo ministério da Defesa.
Vale lembrar que foram adotadas sanções americanas contra o banco Rossiya e seu presidente, Yuri Kovalchuk. As sanções proíbem as empresas americanas de fazer negócios com a empresa em questão.
Claro que a Coca Cola nega o fato, alegando o corte por motivos econômicos, e não por motivação política.
A Coca-Cola tem uma verba anual de mais de 2,5 bilhões de rublos (51,7 milhões de euros). sendo um dos maiores anunciantes Russos, como é em todo mundo.




06/08/2014
Coca Cola corta publicidade em canais da Russia


Essa é a informação do jornal Vedomosti.
Foram 4 canais de televisão, três ligados a um banco objeto de sanções pelo ocidente e outro administrado pelo ministério da Defesa.
Vale lembrar que foram adotadas sanções americanas contra o banco Rossiya e seu presidente, Yuri Kovalchuk. As sanções proíbem as empresas americanas de fazer negócios com a empresa em questão.
Claro que a Coca Cola nega o fato, alegando o corte por motivos econômicos, e não por motivação política.
A Coca-Cola tem uma verba anual de mais de 2,5 bilhões de rublos (51,7 milhões de euros). sendo um dos maiores anunciantes Russos, como é em todo mundo.




05/08/2014
A lei diz que “tem que dar lucro”. Que o diga a P&G


Pelo menos é o que foi divulgado pela Adweek.
Segundo a informação, a Procter & Gamble vai reduzir a sua quantidade de marcas no mercado. serão aproximadamente 100 marcas que serão descontinuadas ou vendidas.
É que cerca de 80 rótulos respondem por 90% das vendas e 95% do lucro registado nos últimos anos. Isso quer dizer que não interessa mais a quantidade de produtos, e sim, os resultados.
Todo esse processo deverá ser processado em até 2 anos.
A P&G divulgou ainda, uma redução nos investimentos de marketing. Isso já trouxe mudanças funcionais na empresa, bem como nas estratégias de comunicação.
Tempos modernos.




01/08/2014
Times brasileiros valem mais, apesar dos dirigentes.


Enquanto os times de futebol tentam emplacar o Proforte (refinanciamento das dívidas tributárias), seus valores continuam em alta.
E, ainda por cima, perderam a oportunidade em não aproveitar a Copa do Mundo para se apresentar ao mercado externo. E o próprio diretor de marketing do Corinthians reconhece isso.
A BDO, emresa de consultoria e auditoria, pelo sétimo ano consecutivo, avaliou os clubes brasileiros.
Os 30 clubes abordados valem R$ 7,39 bilhões, 19% acima em relação a 2013 e de 76% nos últimos cinco anos.
O Corinthians permanece como a marca mais valiosa, com R$ 1.236,1 bilhão ante R$ 1.006,1 do Flamengo.
Foram 21 critérios avaliados, entre eles dados financeiros retirados dos balanços, informações referentes ao marketing dos clubes e pesquisas que aferiram hábitos, características e poder aquisitivo dos torcedores. E concluiu que a evolução está ligada a fatores como o aumento das cotas de TV, melhora na receita com marketing e ampliação dos programas de sócio-torcedor.





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