Minha trajetória
Edmo Bernardes
Como jornalista, sempre me pautei pela ética e pela verdade; como publicitário, aprendi a importância de construir pontes entre as expectativas das pessoas e as realidades que oferecemos. Conquistar uma reputação ilibada, especialmente na era digital, exige planejamento, cuidado e, sobretudo, consistência. Um deslize, por menor que seja, pode minar anos de trabalho duro.
Vi figuras públicas ascenderem rapidamente e caírem com a mesma velocidade, simplesmente por não terem a assessoria correta ao seu lado. Nunca subestime o poder de uma frase mal colocada. Por outro lado, também presenciei carreiras brilhantes consolidadas por profissionais que compreenderam a força da comunicação não somente como ato isolado, mas como processo contínuo em aprimoramento constante. Mas a moral da história é evidente: ganhar reputação é lento. Perder a reputação acontece muito rápido.
É por isso que sempre insisto: rodeie-se de profissionais competentes, que saibam como lidar com crises. E que saibam prever com antecedência as tempestades vindouras e criar soluções sólidas para evitá-las.

Eu, pessoalmente, vivi essa realidade ao longo dos anos. Trabalhar com grandes marcas e figuras públicas foi uma constante lição de como a preparação e a antecipação são fundamentais para evitar escândalos e consolidar uma imagem positiva. Tive dois padrinhos que me ensinaram nessa trajetória: o meu irmão Marcio Bernardes e o maior publicitário do Brasil de todos os tempos, Mauro Salles.
Nunca se esqueça de que a comunicação é uma via de mão dupla. Não basta apenas falar, é preciso ouvir. Compreender as demandas, entender o momento, os desejos e as necessidades do público são os passos para qualquer sucesso, seja ele pessoal, político ou empresarial. Nunca esqueça: reputação é construída tijolo por tijolo, mas pode ser derrubada com um único sopro.
Talvez você esteja se perguntando: "Por que escrever sobre reputação e comunicação agora, depois de tantos anos de carreira?". A resposta é mais simples do que parece: já vi muita gente boa se perder por não saber se comunicar corretamente. Vi profissionais, políticos, empresários — pessoas com potencial gigantesco — destruírem suas carreiras porque subestimaram o poder da palavra.
Não entenderam que reputação é um ativo que jamais pode ser negligenciado. Este livro é sobre como você pode, através da comunicação efetiva, prevenir problemas e resolver crises. Seja nas batalhas diárias da vida, em acordos empresariais ou até mesmo em contendas políticas, a comunicação é a chave para manter sua reputação intacta. E vamos ser francos: o dia em que tudo dará errado vai chegar. Ele chega para todo mundo. Você faz prevenção sabendo desse fato? Como você vai lidar com esse dia? Como você se comunica quando tudo desmorona? Penso que esse é o verdadeiro teste.
É a comunicação que nos eleva, transforma fracasso em sucesso, e vice-versa. Como disse um sábio: “A palavra é a arma mais poderosa que temos. Use-a com sabedoria.” Sempre afeito ao diálogo - se precisar, fale comigo!