
| Informação |
ERA ESPERADO. Consul rompe com DM9 após crise de GP no CANNES LIONS
Trabalho vencedor de Grand Prix no Cannes Lions – e posteriormente cassado pela organização – culminou no fim da parceria entre agência e marca.
A parceria entre ambas havia começado em março de 2024, quando a DM9 passou a cuidar dos trabalhos publicitários full service de Brastemp e Consul. Antes disso, porém, a agência já era a responsável pelos trabalhos de social media das duas marcas.
Antes de escolher a DM9, Brastemp e Consul ficaram por oito anos na carteira da FCB Brasil.
DM9 e Consul não se pronunciaram sobre o fim da parceria. A reportagem do Meio & Mensagem apurou que o anunciante não tem intenção de confirmar oficialmente o encerramento dos trabalhos com a agência até que as críticas e debates sobre a crise do Cannes Lions amenizem.
O case gerou uma grande polêmica no Festival Internacional de Criatividade deste ano. No videocase apresentado aos jurados, a agência manipulou pelo menos dois trechos do conteúdo – uma reportagem da CNN Brasil e uma apresentação do TED Talks – para dar uma ideia de maior repercussão do case, que envolvia o consumo de energia por meio de eletrodomésticos.
Além dos 2 prêmios conquistados por esse case de Consul, a DM9 perdeu outros 10 Leões conquistados no Cannes Lions de 2025. Esses troféus foram devolvidos espontaneamente, de acordo com a agência, após terem sido encontradas irregularidades nas peças “Plastic Blood” e “Gold = Death”.
Qual a sua opinião sobre o assunto?