MENINA DE 7 ANOS É DIAGNOSTICADA COM CÂNCER DE MAMA

| Informação |

MENINA DE 7 ANOS É DIAGNOSTICADA COM CÂNCER DE MAMA

Casos de câncer mama são raros em crianças, sendo que a maior parte dos tumores infanto-juvenis afetam os glóbulos brancos, o sistema nervoso central e o sistema linfático.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Inca.

O diagnóstico do câncer de mama em Maura, de Quillota, no Chile, surpreendeu a mãe da menina, Patrícia Muñoz. O relato do caso foi feito ao programa chileno “24 Horas”.

De acordo com o relato ao programa chileno, a pequena Maura foi submetida a uma cirurgia de retirada da mama com o objetivo de evitar o espalhamento da doença para outras partes do organismo. Após a operação, a família aguarda o resultado dos exames que avaliaram a possibilidade de metástase.

Especialistas consultados pela CNN afirmam que o câncer de mama é extremamente raro em crianças e adolescentes.

 

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre o assunto?