| Informação |
O DOMÍNIO PÚBLICO DO MICKEY E DA MINNIE
Após 95 anos de sua estreia, Mickey e Minnie Mouse adentram o domínio público nos Estados Unidos, permitindo a criação livre de narrativas e produtos baseados na versão de 1928 sem autorização prévia da Disney. Curtas do personagens estão em domínio público no Brasil desde 1999.
As versões dos personagens que entraram em domínio público são as de 1928, advindas dos curtas Steamboat Willie e Plane Crazy. Foi na exibição desses filmes que o público conheceu o rato que é ícone da Disney.
Comprovando sua atratividade, logo que o personagem entrou em domínio público, o teaser para um filme de terror em que Mickey é um assassino foi ao ar. No longa denominado Mickey’s Mouse Trap (Ratoeira do Mickey, em tradução livre), o rato invade uma festa de aniversário e propõe um jogo macabro. O filme pertence ao gênero slasher, em que um assassino persegue e mata grupos de pessoas.
Diante da pressão da Disney e de outras companhias cujas propriedades queriam ter protegidas, o Congresso dos Estados Unidos ampliou o prazo da proteção. A extensão ganhou o nome Sonny Bono Copyright Term Extension Act, porém ficou conhecida como Mickey Mouse Protection Act.
Muita coisa ainda vai rolar na justiça.
Qual a sua opinião sobre o assunto?