POR QUE OS CONSUMIDORES ABANDONAM UMA MARCA?

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POR QUE OS CONSUMIDORES ABANDONAM UMA MARCA?

Pesquisa da Orbit Data Science capturou e filtrou mais de 3.500 tweets relacionados aos termos “não compro mais”, “parei de comprar”, “não compre” e “não comprem” entre janeiro e setembro de 2023.

Três fatores foram identificados como os principais motivos para que consumidores deixem de comprar uma marca: experiências negativas (40%); produto não supre as necessidades (28%); não se sente representado pela marca (22%); e fatores financeiros (10%).

Os serviços de suporte e pós-venda aparecem como um dos pontos centrais de atrito na jornada. Mais de 14% dos usuários que comentam suas experiências falam sobre problemas para resolver e agendar serviços já contratados.

A logística de entrega também gera frustração: 10% das opiniões dizem nunca ter recebido o produto comprado, 8% reclamam sobre atrasos na entrega.

A qualidade é outro ponto central das avaliações. Cerca de 38% dos que comentam sobre produto reclamam da qualidade, 14% deixam de comprar aqueles que estragam rapidamente, 7% alegam que o produto já chegou com defeito.

A preocupação com a saúde também interfere na decisão. 5% pararam de comprar produtos e desaprovam a qualidade de itens que podem prejudicar a saúde.

A política também entra nesse jogo. 25% dos usuários afirmaram deixar de comprar marcas que estão associadas a um partido ou ideal político. Já quando o assunto é diversidade as opiniões são divididas.

Cerca de 10% não compram de marcas que apoiam minorias. Por outro lado, 7% disseram ter deixado de consumir marcas que tiveram situações de discriminação noticiadas. Além disso, pouco mais de 8% movimentam boicotes contra marcas relacionadas a trabalho em condições análogas à escravidão.

Nesse quesito, as taxas e impostos são as principais responsáveis por desagradar os consumidores. Outros 26% dizem não comprar produtos que consideram caos e 21% deixaram de fazer comprar porque precisam poupar dinheiro.

 

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  • Suzana Me[...]

    Acho super válido pois o feedback construtivo ou destrutivo serve para a marca crescer ou acabar. Por isso a pesquisa de satisfação é tão importante.

    quarta-feira, 11 de outubro de 2023
  • Edmo Bernardes

    Vc tem toda razão.

    sexta-feira, 3 de novembro de 2023

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