PROJETO PROPÕE TRANSFORMAR CRUZAMENTO DO CENTRO DE SP EM “TIMES SQUARE”

| Informação |

PROJETO PROPÕE TRANSFORMAR CRUZAMENTO DO CENTRO DE SP EM “TIMES SQUARE”

Empresários da região central de São Paulo articulam junto às gestões do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apoio para a instalação de grandes painéis eletrônicos no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João. A proposta é transformar o local em uma atração turística inspirada na Times Square, símbolo cultural de Nova York.

Integrantes do primeiro escalão das administrações municipal e estadual demonstram simpatia pela ideia, vista como alternativa para ampliar a arrecadação destinada a ações de requalificação do centro da capital, marcado pelo avanço de cenas de consumo de drogas em áreas públicas.

Os painéis fariam parte de um projeto mais amplo de revitalização do trecho inicial da avenida São João, que prevê a reabertura de edifícios históricos e salas de cinema atualmente desativadas. A proposta inclui a criação de um corredor turístico com casas de espetáculos, centro de convenções e hotéis, informalmente chamado de “Broadway paulistana”.

Ainda em fase de definição, o projeto poderá ser oficialmente anunciado ainda em 2026. Uma das etapas prevê a concessão ou venda à iniciativa privada de três edifícios localizados no quarteirão atrás do Theatro Municipal, incluindo o antigo Cine Marrocos, o Hotel Esplanada e um galpão entre os dois, que poderiam ser convertidos em um complexo de hospedagem e eventos.

Esses imóveis integram um acordo de troca entre prefeitura e governo estadual para redistribuição de órgãos públicos. As concessões já constavam na proposta de transferência do centro administrativo do Estado para a região do Parque Princesa Isabel.

Já no terreno onde ficava o edifício Wilton Paes de Almeida, que desmoronou em 2018, a proposta prevê a construção de um novo prédio com habitação social e equipamentos culturais ou comerciais na fachada.

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre o assunto?