| Informação |
R$ 69 BILHÕES DE INVESTIMENTO EM PUBLICIDADE EM 2021
Depois de uma queda de 10% em 2020, a retomada significou um crescimento de 29% no ano passado, segundo dados do Insider Advertising 2022 do Kantar.
De acordo com o levantamento, os setores que mais investiram foram “serviços ao consumidor” (R$ 4,017 bilhões) e “comércio” (R$ 3,775 bilhões), que juntos representaram pouco mais de 11% do total investido no ano.
Entre as categorias de produtos e serviços, que integram os setores, as cinco que receberam maior investimento publicitário no ano passado foram “grandes varejistas” (7% do total), “serviços ao consumidor” (6%), “telefonia e conectividade residencial” (5%), “institucional mercado financeiro” (4%) e “super e hipermercados atacadistas” (3%).
As praças que receberam os maiores investimentos foram São Paulo (R$ 10,743 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 4,086 bilhões) e Belo Horizonte (R$ 1,653 bilhão).
Levantamento do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) apontou que, em 2021, o total investido em publicidade na internet saltou para 33,5% do bolo total, contra 26,75% da pesquisa anterior. O resultado fica atrás apenas da TV aberta, que lidera com 45,4% de participação, ante 51,9% obtidos em 2020.
De acordo com o levantamento, 47% dos consumidores afirmaram usar a publicidade como fonte de informação para as compras, 34% seguem as marcas nas redes sociais, 45% usam a internet para planejar as compras, 33% buscam na internet os produtos que veem na TV e 21% são influenciados por comentários publicados online.
No primeiro trimestre deste ano, os investimentos voltaram a crescer: alta de 22%, para R$ 17,6 bilhões, em comparação com o intervalo entre janeiro e março do ano passado, quando uma nova onda de Covid deixou vários estabelecimentos fechados. No período, os setores que mais avançaram em investimentos foram farmacêutico (alta de 31% sobre o primeiro trimestre de 2021), bebidas (27%) e mídia (20%).
Qual a sua opinião sobre o assunto?