WHISKY ESCOCÊS MAIS ANTIGO DO MUNDO VAI A LEILÃO

| Informação |

WHISKY ESCOCÊS MAIS ANTIGO DO MUNDO VAI A LEILÃO

No ano passado, uma reserva escondida de whisky foi descoberta na sala subterrânea de um castelo escocês do século 13 e, depois de testes, ganhou o título de whisky escocês mais antigo que se tem notícia: ele foi destilado em 1833. E em breve será possível adquirir um pouco deste tesouro líquido.

Isso porque dúzias de garrafas da bebida serão leiloadas na Whisky Auctioneer, entre 24 de novembro e 4 de dezembro e espera-se que cada uma delas seja vendida por cerca de 10 mil libras esterlinas (cerca de R$ 60.800).

Isso não parece ser uma quantia exorbitante quando se considera que garrafas raras de Macallan dos anos 1950, por exemplo, têm alcançado dez vezes esse valor ultimamente. Mas vamos ser claros: isso não é uma garrafa de marca. Na verdade, ninguém sabe ao certo onde foi destilado, ou mesmo se é um single malt — só sabemos que foi produzido no início da década de 1830 e engarrafado em 1841, de acordo com a tecnologia de datação por carbono do Centro de Pesquisa Ambiental das Universidades Escocesas. Então, embora tenha quase 200 anos de existência, se este whisky tivesse uma indicação de idade — que reflete o tempo entre a destilação e o engarrafamento —, essa indicaria modestos “8” anos no rótulo.

 

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre o assunto?