| Informação |
82% DOS BRASILEIROS MUDAM HÁBITOS DE CONSUMO
A média global é de 80% se desdobra entre três principais motivos: conflitos geopolíticos, como o confronto que se estende entre Rússia e Ucrânia, pressões inflacionárias e interrupções nas cadeias de suprimentos.
79% dos entrevistados disseram ter notado uma alta nos preços dos combustíveis, enquanto 78% citaram o aumento do preço dos alimentos frescos e embalados. Outros 78% destacaram a alta em produtos básicos da cesta alimentícia, como trigo e arroz.O levantamento aponta que 54% dos brasileiros já passaram a cortar do carrinho os itens não essenciais, enquanto 45% estão investindo em marcas mais baratas para reduzir custos.
Um estudo divulgado pela Kantar em julho aponta que a instabilidade econômica regional está reduzindo a fidelidade dos consumidores às grandes marcas. O levantamento da EY-Parthenon confirma o movimento: 63% dos respondentes afirmam que as marcas próprias estão satisfazendo suas necessidades tão bem quanto os produtos de marcas mais conhecidas. Outros 66% afirmam estar encontrando marcas regionais com mais frequência na altura dos olhos nas prateleiras das lojas.
Qual a sua opinião sobre o assunto?