| Informação |
AUTOR DA FOTO QUE INSPIROU O LOGO DO AIR JORDAN, DA NIKE, PEDE RECONHECIMENTO
Responda rápido: esta foto do Michael Jordan lembra o logo de qual linha de tênis? Sim, o Air Jordan, da Nike. Co Rentmeester ganha exposição no Museu Foam, em Amsterdã, e documentário.
Mas o dono desse clique, Co Rentmeester, não se sente reconhecido e por isso travou uma batalha judicial contra a Nike – e ele perdeu. Essa sessão de fotos com Jordan aconteceu em 1984, para uma reportagem da revista LIFE, nos EUA — antes do atleta ingressar na NBA. Algum tempo depois, no entanto, Rentmeester viu essa mesma pose em um outdoor publicitário da empresa americana – agora feita por outro fotógrafo. E é aí que começa sua indignação.
Na época, o fotógrafo entrou em contato com a Nike reivindicando a autoria. A marca lhe pagou então 15 mil dólares e achou que o assunto estava resolvido. Mas Rentmeester acredita que tenha recebido muito pouco dinheiro – a linha Air Jordan rendeu 6 bilhões de dólares para a Nike em 2023.
Se você não entende nada de basquete, pode imaginar que essa foto é apenas mais um registro de um salto de Michael Jordan. Mas não, o que Rentmeester argumenta é que ele pediu para que Jordan fizesse um salto de ballet para essa imagem, com braços e pernas esticados, e não um salto de jogador de basquete – voos com propósitos diferentes. Daí a ideia da autoria e da construção dessa imagem.
Aos 89 anos, Rentmeester afirma que ele não tirou a foto, que ele fez a foto. E que a Nike não fez a foto, mas que copiou a foto dele. Assunto esse que especialistas em fotografia se debruçam com frequência: uma foto é um registro ou uma montagem? Ou as duas coisas? Essa história, e os negativos que mostram o salto a salto desse ensaio fotográfico, é contada no documentário “Jumpman” (2024), ainda sem previsão de lançamento no Brasil.
Rentmeester assinou inúmeras capas da LIFE, revista americana que mostrava ao mundo um recorte do que acontecia na época, e sua foto do salto de Jordan foi considerada uma das dez imagens mais influentes do século 20 pela revista TIME.
Qual a sua opinião sobre o assunto?