CAMINHÕES ELÉTRICOS PARA TRANSPORTE

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CAMINHÕES ELÉTRICOS PARA TRANSPORTE

JBS lança No Carbon, caminhões equipados com baús frigoríficos com autonomia para rodar até 150 km., e entra para setor de locação de transporte elétrico inicialmente para as marcas Friboi, Seara e Swift.

Segundo levantamento recente da Confederação Nacional do Transporte (CNC) mostra que 99,89% dos veículos são abastecidos com diesel.

O gás natural veicular (GNV) e a eletricidade, somados, chegam a apenas 0,11% - uma participação muito reduzida, sendo 0,07% de GNV e 0,04% de veículos elétricos.

A China, por exemplo, contabiliza mais de 28 mil caminhões elétricos registrados desde 2015. Em 2020, o país asiático deu um salto de 9,9% em relação a 2019 com novos registros. Já a Europa, que segundo a CNT usufrui de políticas públicas consolidadas de incentivo à produção e compra de caminhões pesados elétricos, apresentou um aumento de 25% desses veículos no mesmo período (2019-2020), totalizando 450 novas unidades registradas. Os Estados Unidos, por sua vez, aumentaram mais de 200 unidades em 2020, acumulando 720 caminhões elétricos registrados nos últimos seis anos.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no período de 2021 a 2022, foram licenciados apenas 376 caminhões e ônibus elétricos no Brasil.

“Esse número é pequeno para o potencial que o Brasil possui e, além disso, evidencia o longo trajeto a ser percorrido, a fim de atingir patamares desejáveis no que tange à descarbonização do segmento rodoviário, especialmente no contexto urbano”, comenta a CNT.

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