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COMO O LUXO SE MANTÉM RELEVANTE AO LONGO DAS DÉCADAS
Em novembro, entrou em uma nova fase com o plano estratégico Burberry Forward, a fim de se reconectar com o propósito inicial da marca e potencializar os pontos fortes sob o comando do CEO Josh Schulman, que esteve presente em painel comandado pelo presidente e chief brand officer da Nordstrom, Pete Nordstrom.
A Burberry afirmou que, apesar do awareness, era preciso resgatar a herança britânica e voltar ao core: vestuário e cachecois, em que a Burberry já tem autoridade enquanto marca. “Começamos a perceber uma mudança na percepção da marca. Identificamos onde desapontamos o cliente e agora voltamos a surpreendê-los e encantá-los”.
Isso significa, consequentemente, resgatar também o principal público alvo da marca, o que não inclui estratégias de precificação e abertura de lojas de outlet, contradizendo um dos receios do mercado.
Eles disseram que não poderiam repetir o passado, ninguém quer de volta as roupas de 2007, por exemplo. Mas é preciso recriar o sentimento gerado pela marca. Não estamos em 1999, é possível ver nas redes sociais como a marca está ressoando. E o terreno atual do varejo é propício, também, para a conquista de novas gerações de consumidores.
O segredo para o início do sucesso da Tommy Hilfiger foi a conexão com a cultura pop – entre a moda, arte, música, entretenimento e esportes – aliando-se e criando uma comunidade em torno de celebridades e músicos para dar personalidade à marca.
A marca vestiu nomes como Britney Spears, Beyoncé, Lenny Kravitz, David Bowie, Iman e os Rolling Stones. Agora, aposta em figuras públicas também em Hollywood, com personalidades como Gigi Hadid, Zendaya e Shawn Mendes, por meio da cocriação, visto que muitas aspiram por ter suas marcas proprietárias.
Neste sentido, Tommy Hilfiger corroborou: “O passado é importante. Temos códigos de DNA da marca que não queremos abandonar nunca, mas queremos nos modernizar. A jornada está sempre mudando e evoluindo”. Segundo ele, é preciso descobrir o que vem a seguir antes dos consumidores. Assim, a marca se prepara para o crescimento.
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