CONSUMO FORA DO LAR SUPERA NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

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CONSUMO FORA DO LAR SUPERA NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

O consumo dos brasileiros registrou expansão no trimestre terminado em junho, superando, pela primeira vez, os níveis pré-pandemia. O crescimento foi de 12% na comparação com o primeiro trimestre de 2020. O consumo dentro do lar avançou 18 %, enquanto o fora do lar, 1%, segundo edição ranking Brand Footprint das marcas mais consumidas fora de casa, elaborado pela Kantar.

As marcas que trabalharam tanto a atração de novos compradores, como a repetição de escolha da marca, ganharam mais posições no ranking (veja a lista completa abaixo). O pódio não teve alterações, com Coca-Cola na liderança, seguida por Bauducco e Lacta.

Das Top 50 marcas, 17 conseguiram ganhar relevância tanto em frequência quanto em penetração, enquanto mais de um quarto tiveram desempenho negativo. O CRP total das 50 marcas avançou 6,7% e essas 17 marcas que cresceram tanto em penetração como frequência foram as principais responsáveis (o avanço desse grupo foi de 7,4%).

Marcas de maior destaque no consumo fora do lar

Marcas de impulso, como chocolate e snacks, que têm tíquete médio mais acessível e envolvem momentos de socialização dos jovens, se destacaram e registraram os maiores avanços no ranking. São exemplos Piraquê, Bis, Nestlé, Halls, Freegels e Snickers, assim como Red Bull, produto também ligado a ocasiões de consumo em grupos de jovens.

Piraquê, da M. Dias Branco, teve crescimento de 49,7% no CRP, e conquistou penetração em todas as classes sociais, em mais momentos e necessidade de consumo, com destaque para os investimentos em comunicação, como o patrocínio ao BBB, na Globo. Bis, da Lacta, pulou 13 posições a partir da combinação entre comunicação, conveniência e compartilhamento, com novas versões do produto. A geração Z impulsiona a compra, não só com novos compradores, mas quase dobrando o volume médio.

Marcas de maior crescimento no ranking

Snickers, por sua vez, saltou 22 posições após registrar crescimento de 90,4% no CRP. A Red Bull também teve repasse de preço abaixo do segmento de bebidas não alcoólicas (+1,8% contra 9%). A marca ampliou seu CRP em 127,6% e conquistou 32 posições no ranking.

A Crystal, de água minerais, é outro destaque do ranking. Ganhou participação sobre marcas regionais, no vácuo deixado pela saída de Bonafont, da Danone, do mercado nacional, no ano passado. A marca registrou avanço de 31,2% no CRP e de 25% na frequência. O crescimento veio, principalmente, no canal ambulante, em especial no mercado do Nordeste.

 

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