
| Informação |
CONTAMINAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS AMEAÇA SAÚDE PÚBLICA E RESULTADOS DO SETOR
O metanol é um álcool tóxico, distinto do etanol utilizado em bebidas alcoólicas, pois quando ingerido, pode causar cegueira, danos graves e até a morte, mesmo em doses relativamente pequenas.
Desde agosto de 2025, foram registrados no Brasil dezenas de casos suspeitos de intoxicação por metanol pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. O estado de São Paulo concentra a maioria dos casos: em balanço recente, foram cerca de 39 ocorrências, com dez confirmadas e 29 em investigação.
Dados de estudo da Euromonitor Internacional encomendado pela Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) indicam que o mercado ilegal de bebidas alcoólicas gerou um prejuízo fiscal de R$ 28 bilhões ao País no último ano.
Ainda que o risco da adulteração esteja associado aos destilados, especialistas vêm recomendando a suspensão do consumo de bebidas alcoólicas de maneira geral, o que pode frear a categoria de bebidas alcoólicas como um todo.
O problema não é inédito. Em 1992, houve um surto em São Paulo (na região da cidade de Diadema e no Grande ABC) com bebidas adulteradas com metanol, resultando em quatro mortes e aproximadamente 160 pessoas intoxicadas.
Qual a sua opinião sobre o assunto?