É HOJE A LA TOMATINA

| Informação |

É HOJE A LA TOMATINA

O tomate vira munição em toda última quarta de agosto que se transforma em um imenso molho de tomate espalhado pelas ruas de Buñol, na província de Valência.

Os tomates usados são cultivados propriamente para isto, e é uma espécie de tomates não tão boa para o consumo. Ou seja, não é tão desperdício assim. Pode divertir-se sem culpa.

Tudo começa às 9 horas da manhã, na Plaza del Pueblo, e vão chegando pessoas e mais pessoas para o início da festa. Se ergue então um grande mastro cheio de sabão, como um pau-de-sebo, e no alto dele, um grande presunto. Os mais animadinhos tentam subir para alcançar seu prêmio. Enquanto isto, das varandas das casas, as pessoas vão jogando baldes de água nos participantes.

Às 11 horas da manhã soa o primeiro disparo para anunciar o início da bagunça e é aí que chega o primeiro caminhão carregado de tomates e os despeja pela rua. Pouco depois todos já estão vermelhos de molho de tomate e vão chegando outros carregamentos de “munição”. Até que soa o segundo tiro e é o fim da Tomatina. Não exatamente o fim, já que agora os “combatentes” serão lavados de mangueira ali mesmo na rua.

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre o assunto?