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GOOGLE AUXILIA JORNALISMO NO BRASIL
Com o objetivo de fortalecer os veículos que atualmente lutam para manter suas atividades e contribuir para diminuir cada vez mais os desertos de notícia no Brasil, o Google realiza programas de incentivo ao jornalismo local, como o GNI Local Lab. Lançado no Brasil em maio deste ano, o programa terá início em primeiro de agosto. Durante 10 meses vai oferecer capacitação técnica, de negócios, engajamento digital e apoio dos especialistas e consultores.
Segundo dados de 2021 do Atlas da Notícia, 53% dos municípios brasileiros são considerados “Desertos de Notícias”, ou seja, municípios que não possuem nenhum veículo cadastrado no Atlas da Notícia. Esses municípios compreendem 29 milhões de pessoas. Outros 26% dos municípios são considerados “Quase Desertos”, municípios que possuem somente um ou dois veículos de notícia cadastrados no Atlas da Notícia. Esses representam 32 milhões pessoas. Ou seja, 29% da população nacional vivem em desertos ou quase desertos jornalísticos.
Podem participar veículos impressos, digitais, rádios e emissoras de televisão em operação há pelo menos um ano e que empreguem de dois a 100 jornalistas. O projeto tem a parceria da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).
Para o executivo, a tecnologia pode auxiliar o jornalismo local no direcionamento do usuário para conteúdos de qualidade baseado na geolocalização do usuário. No Google, a barra de Notícias deixa o leitor selecionar conteúdo das cidades sobre as quais quer saber mais e as destaca no topo da página. Por sua vez, o Google Destaques, produto que exibe conteúdo slecionados por jornalistas, passou a incluir este ano uma seção dedicada a veículos locais.
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