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HEINEKEN, AMBEV E DIAGEO SÃO OS ANUNCIANTES MAIS PUNIDOS PELO CONAR
O impacto que a publicidade de bebida alcóolica pode ter sobre crianças e adolescentes, independentemente de mecanismos de controle de acesso, advertências e horários de veiculação, foi uma das preocupações durante o ano passado.
Em 2023, dos 239 processos julgados. Heineken – 4 penalidades, Ambev – 3 penalidades e Diageo – 3 penalidades
Em 2022, a liderança do ranking foi dividida entre Americanas, Heineken e Zamp (controladora de Burger King e Popeyes), cada uma delas com quatro penalidades. Nos quatro anos anteriores, o anunciante mais punido foi a Ambev, com seis condenações em 2021, sete em 2020, dez em 2019 e três em 2028. Em 2021, a indústria de bebidas ocupou o topo acompanhada da TIM, também com seis condenações. Em 2018, o primeiro lugar foi compartilhado com Divcom Pharma, LG e Nestlé, que também tiveram três punições cada. Em 2016, Ambev e Nivea empataram com quatro condenações cada. Nos demais rankings anteriores, os mais punidos foram Hypermarcas (2017, com quatro condenações), Unilever (2015, com cinco condenações), Claro (2014, com seis condenações), P&G (2013, com dez punições) e TIM (2012 e 2011, com 13 condenações em cada exercício).
Outros anunciantes – 2 penalidades
Tiveram duas condenações cada em processos julgados pelo Conar em 2023: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Brown-Forman, Campari, Cimed, Emma Sleep, Estratégia Concursos, FTX Digital, Grupo Boticário, Grupo Casas Bahia, Monetizze, Nestlé, Reckitt Benckiser, Rosa Selvagem e Sussurra Boutique Sensual.
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