META É PROCESSADA PELA CALIFÓRNIA E OUTROS ESTADOS NORTE-AMERICANOS

| Informação |

META É PROCESSADA PELA CALIFÓRNIA E OUTROS ESTADOS NORTE-AMERICANOS

Proprietária do Facebook e Instagram é acusada de fazer marketing prejudicial aos jovens, mas afirma estar comprometida em manter adolescentes protegidos online. Suas plataformas estariam contribuindo, entre outras coisas, para crises de ansiedade e depressão em adolescentes e jovens adultos.

 “A Meta usou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair, envolver e, em última instância, enredar jovens e adolescentes”, disseram os advogados dos estados na ação judicial. “Seu motivo é o lucro, e ao buscar maximizar seus ganhos financeiros, a Meta repetidamente enganou o público sobre os perigos substanciais de suas plataformas de mídia social”.

Já a Meta afirmou que está comprometida em manter os adolescentes seguros online e introduziu mais de 30 ferramentas para apoiar os jovens e suas famílias.

A ideia de que as empresas de mídia social têm a responsabilidade pelo dano potencial que seus produtos causam aos jovens ganhou destaque no final de 2021, quando a ex-funcionária da Meta, Frances Haugen, emergiu como denunciante com documentos sobre operações internas da companhia.

Entre as alegações de Haugen estava a afirmação de que a empresa estava conscientemente se aproveitando de jovens vulneráveis para impulsionar os lucros. Haugen revelou um estudo interno no Instagram que encontrou evidências de que muitas adolescentes que usam o aplicativo de compartilhamento de fotos sofriam de depressão e ansiedade relacionadas a questões de imagem corporal.

 

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre o assunto?