O FIM DA ERA ANALÓGICA DA TV NO BRASIL

| Informação |

O FIM DA ERA ANALÓGICA DA TV NO BRASIL

O sinal de transmissão de TV analógica foi descontinuado em todo o Brasil há pouco menos de um mês, em 30 de junho. A primeira emissão de TV começou comercialmente no dia 18 de setembro de 1950 pela TV Tupi

A exceção, com a anuência do Ministério das Comunicações, são 74 cidades do Rio Grande do Sul para as quais o desligamento ocorrerá em 30 de dezembro deste ano.

Em 1950, a TV brasileira entrou no ar com transmissão em preto e branco no padrão M, que passaria ao PAL-M em 1972, com as cores.

Contudo, em 2006, o País adotaria o sistema japonês ISDB para a TV Digital terrestre ou Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

A TV digital brasileira entrou no ar em dezembro de 2007, em São Paulo (SP).

Assim, devido a essa transição, os aparelhos que não tiverem a conversão para o digital ou oset box, que é o equipamento que converte o sinal, não receberão mais a programação de TV aberta.

No entanto, o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, explica que as regiões que não conseguirem acessar as transmissões digitais o farão por meio da banda Ku.

Com o fim da transição, que prevê a TV digital 100% até dezembro deste ano, as emissoras começam a se preocupar com a nova fase, que é a migração para a TV 3.0 (ou DTV+).

 

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre o assunto?