| Informação |
POR QUE OS BORDÕES NÃO SÃO MAIS USADOS NA PUBLICIDADE COMO ANTES
O bordão geralmente aparecia em comerciais nos canais de TV aberta, em spots de rádio e em anúncios impressos, ou seja, seu espaço era a mídia tradicional. Agora, na era das redes sociais, as marcas, agências e profissionais de social media monitoram os assuntos mais discutidos no Twitter para bolar posts de oportunidade que gerem os famosos “likes” e compartilhamentos, ou virar um meme replicado via internet.
Por um lado, Ricardo Miller, diretor de criação da Oliver acha que o bordão tem sido cada vez menos utilizado por conta, em grande parte, das mudanças no nosso comportamento e na forma como consumimos mídia. Com o aumento da disponibilidade de informações e o acesso à internet, passamos a ter mais opções e nos tornamos mais críticos e refinados em relação à publicidade. As mensagens de marketing precisam ser mais sutis e menos invasivas para captar nossa atenção. Além disso, as redes sociais e as plataformas digitais oferecem novas formas de interação com as marcas, que podem ser mais eficazes do que um simples bordão”, diz
Por outro lado, no qual eu concordo plenamente, Washington Olivetto, um dos mais famosos publicitários brasileiros e craque no assunto bordões, não resume a questão à fragmentação digital e põe o dedo numa ferida da publicidade atual ao comentar o sumiço das frases antológicas nos comerciais: “existiam grandes bordões quando existiam grandes conceitos, criados e trabalhados por grandes talentos. Sem grandes talentos, não existem grandes conceitos, muito menos grandes bordões. O resto é algoritmo”.
Qual a sua opinião sobre o assunto?