
| Informação |
SINAL DE ALERTA, BURGER KING SE APROXIMA DO MCDONALD’S
Em operação no Brasil desde 1979, o McDonald’s lidera o ranking com 76,4 milhões de Consumer Reach Points (CRPs). O Burger King, da Zamp, que desembarcou no País em 2004, se mantém na vice-liderança com 68,5 milhões de CRPs.
No período analisado, de agosto a dezembro de 2024 versus os mesmos meses de 2023, o Burger King conquistou mais de cinco milhões de novos consumidores, enquanto o McDonalds’, cerca de 1,5 milhão.
Questões geracionais ajudam a explicar a aproximação entre as marcas líderes: o Burger King já é líder entre as gerações mais jovens – Alpha e Z –, enquanto o McDonald’s segue à frente entre os mais velhos – gerações Y, X e baby bommers.
O mercado brasileiro de fast-food está no radar de investimentos de grandes redes internacionais. Maior cadeia do mundo, com 45 mil lojas, superando McDonald’s (mais de 43 mil unidades) e Starbucks (mais de 40 mil), a chinesa Mixue, de sorvetes e bebidas geladas, anunciou neste mês planos de investimentos de R$ 3,2 bilhões para ingressar no Brasil, projetando gerar 25 mil empregos até 2030.
Antes disso, em abril, a norte-americana Krispy Kreme, de donuts, inaugurou sua primeira loja no País, na cidade de São Paulo, numa joint venture com a AmPm, rede de conveniência dos Postos Ipiranga. E, em janeiro, a rede norte-americana Firehouse Subs, de sanduíches, apresentou o plano de abrir mais de 500 restaurantes no Brasil nos próximos dez anos, começando já em 2025.
Qual a sua opinião sobre o assunto?