VEM AÍ A PEGADA DE CARBONO OU CLIMÁTICA NO RÓTULO DA EMBALAGEM DOS ALIMENTOS

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VEM AÍ A PEGADA DE CARBONO OU CLIMÁTICA NO RÓTULO DA EMBALAGEM DOS ALIMENTOS

Os rótulos de carbono e os rótulos climáticos, que já podem ser vistos estampados em produtos no varejo dos EUA e de países da Europa, comunicam ao consumidor dados sobre emissões de carbono, emissões de gases com efeito de estufa e métricas relacionadas com o clima.

Transparência e impacto ambiental são uma demanda crescente, especialmente da geração Z.

De grosso modo, os alimentos representam cerca de oito toneladas – por volta de 17% – de emissões por domicílio nos EUA e UE. Vale registrar que, entre as duas rotulagens, o rótulo climático é mais holístico e inclui mais métricas do que um rótulo de carbono, que tende a focar apenas nas emissões de carbono. Carnes, ovos, queijos, frutas, legumes, feijões e nozes, em maior ou menor grau, todos têm sua pegada de carbono.

A Tenzing, uma fabricante britânica de bebidas energéticas, foi a primeira marca de refrigerantes a introduzir, em 2021, a rotulagem de carbono nos seus produtos. Em 2020, o Just Salad, rede de restaurantes fast casual fundada em 2006, foi considerado o primeiro restaurante a utilizar a rotulagem de carbono no seu menu.

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