 
| Informação |
COMO A QANTAS PLANEJA VENCER O JET LAG NO NOVO VOO MAIS LONGO DO MUNDO
A companhia aérea chama o projeto de Project Sunrise, em referência aos voos da Segunda Guerra Mundial em que os passageiros assistiam ao nascer do sol duas vezes durante a mesma viagem.
Previsto para ser lançado em 2027, o trajeto recordista entre Nova York e Sydney busca tornar a longa viagem mais confortável por meio de iluminação inteligente, refeições baseadas em evidências científicas e práticas de bem-estar a bordo.
Vinte horas no ar. Nova York a Sydney, sem escalas. Esse é o plano da Qantas para 2027: um voo tão longo que fará o atual recordista da Singapore Airlines parecer um trajeto curto. E a empresa não pretende apenas ampliar o espaço para as pernas e encerrar por aí.
É nesse ponto que o projeto se destaca. A Qantas contratou o designer industrial australiano David Caon e passou mais de 150 horas em uma instalação da Airbus em Hamburgo desenvolvendo 12 esquemas diferentes de iluminação. Não se trata apenas de luz “forte” ou “fraca”, mas de cenas inspiradas em paisagens australianas.
Uma delas se chama “Awake” (“Acordado”). A luz azulada foi projetada para ajustar o corpo ao fuso horário de destino. Outra é “Sunset” (“Pôr do Sol”), que transita por tons de entardecer até chegar a um céu prateado e nublado, simulando o luar. Há ainda a “Sunrise” (“Nascer do Sol”), que se desloca da parte frontal da cabine até a traseira, como um amanhecer real.
A iluminação das aeronaves geralmente passa despercebida pelos passageiros, mas o ciclo externo de luz e escuridão tem mais impacto sobre o nosso ritmo circadiano — e, consequentemente, sobre o jet lag — do que qualquer outro fator.
Em resumo, o corpo se desorienta ao atravessar vários fusos horários, e a luz é o principal sinal que indica em que momento do dia ele deve estar.
 
Qual a sua opinião sobre o assunto?