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O IMPACTO DO FIM DO ESCRITÓRIO DO X NO BRASIL
Segundo a empresa, o motivo foi uma decisão judicial do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou que a plataforma X bloqueasse um número de contas que publicaram postagens antidemocráticas e de ódio contra autoridades. Caso não o fizesse em duas horas, o X seria multado em R$ 50 mil por dia. E se o X não cumprisse a multa, a responsável legal do X no Brasil seria multada e presa por desobediência à determinação judicial.
Antes mesmo dessa decisão, a plataforma vivenciava uma queda no número de usuários e investimentos publicitários. Dados da Statista revelam que o número de usuários da plataforma registra queda desde 2022.
Musk assumiu a rede social justamente em novembro de 2022. Naquele ano, a rede tinha 368,4 milhões de usuários ativos mensalmente no mundo. Já em 2024, a plataforma registrou 335,7 milhões. O número caiu 5% em relação a 2023.
A decisão da X Corp. pode impactar a relação das marcas com os usuários. Os usuários correm o risco de se afastar de marcas, além de perderem a moderação de conteúdo e o suporte oferecido pela empresa”, pontua.
Dados obtidos pela Reuters indicam que a receita mensal de anúncios do X caiu acima de 55% a cada mês desde a chegada de Musk ao negócio. Um movimento de anunciantes contribuiu para isso. Em novembro de 2023, Musk endossou uma publicação conspiratória de cunho antissemita, o que provocou a debandada de grandes anunciantes da plataforma, incluindo Apple, Disney e IBM.
Musk pediu perdão pelo teor da sua mensagem, mas disse que não queria que as marcas anunciassem no X. “Se alguém vai me chantagear com publicidade ou dinheiro, vá se ferrar”, disse no New York Times DealBook Summit. Segundo o The New York Times, a saída de anunciantes teria causado uma perda de US$ 75 milhões ao X.
Tendo em vista que a rede se mantém em operação no Brasil, não há perspectivas de mudanças para o usuário. Redes análogas, como o Threads, podem aproveitar-se do momento para ganhar uma parcela do público e do mercado.
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