
| Informação |
COMO O SISTEMA GPS FUNCIONA
Presente em celulares, carros, relógios inteligentes, aviões e navios, o GPS é hoje uma tecnologia indispensável. Uma rede de 31 satélites que orbitam a Terra em trajetórias precisas.
O sistema foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.
Apenas em 1983, após o abatimento de um avião comercial sul-coreano que havia se desviado da rota e invadido espaço aéreo soviético, os Estados Unidos decidiram liberar o acesso ao sistema para uso civil, como forma de evitar tragédias similares.
Recentemente, fontes relataram ao jornal Folha de São Paulo que sanções mais duras contra o Brasil poderiam surgir, com a escalada da tensão entre Donald Trump, Lula e Alexandre de Moraes. Entre as possibilidades levantadas, um eventual bloqueio do uso de satélites e GPS.
À BBC Brasil, especialistas em telecomunicações afirmam, no entanto, que o sinal do GPS é transmitido de forma simultânea para todo o planeta, tornando tecnicamente inviável restringi-lo apenas a um país específico sem afetar regiões vizinhas ou comprometer o próprio funcionamento global do sistema.
Todavia, tecnicamente, os Estados Unidos poderiam degradar o sinal do GPS para uso civil — como já fizeram no passado.
Além disso, existem hoje alternativas ao GPS, como o sistema europeu Galileo, o chinês BeiDou e o russo GLONASS.
Qual a sua opinião sobre o assunto?